Renan Calheiros pede a Neymar: 'Não jogue a Copa América enquanto pessoas morrem'

Em entrevista à rádio Eldorado nesta terça-feira, ele chamou a competição de seleções sul-americanas de "campeonato da morte" e "macabro" e se dirigiu diretamente ao camisa 10 do Brasil, dizendo que ele não poderia concordar com isso

© Agência Senado

Esporte Copa América 01/06/21 POR Estadao Conteudo

O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), fez um apelo ao jogador Neymar, ao técnico Tite e à CBF para que a Copa América não seja realizada no Brasil em meio à pandemia de covid-19. Em entrevista à rádio Eldorado nesta terça-feira, ele chamou a competição de seleções sul-americanas de "campeonato da morte" e "macabro" e se dirigiu diretamente ao camisa 10 do Brasil, dizendo que ele não poderia concordar com isso.

PUB

"Neymar, não vá jogar a Copa América no Brasil enquanto seus parentes, seus amigos, aquelas pessoas que você conheceu continuam a morrer desesperadas sem vacina", disse o senador, que também defendeu a convocação do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo, para depoimento à comissão. "A CBF está participando de uma maneira inacreditável nisso e tentando promover a Copa América no Brasil. É a grande patrocinadora".

Originalmente, a Copa América seria realizada na Colômbia e na Argentina, mas o primeiro país declinou da organização no último dia 20 por causa de conflitos sociais e o outro rejeitou ser sede no final de semana, por causa da situação delicada diante do enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Sem ter uma sede e faltando poucos dias para sua realização, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) tratou de conseguir um plano B, para evitar um prejuízo financeiro enorme, e em contato com a CBF acabou acertando a realização no Brasil, depois de a entidade conversar diretamente com o governo federal.

"É inacreditável! Enquanto dois países da América do Sul se recusaram a promover o evento, em situações melhores que a nossa, o Brasil se coloca como alternativa, com número passando de 460 mil mortes, milhões de pessoas que tiveram a covid-19 e desesperadas porque a vacina não chega. Seria o caso de fazer um apelo ao Neymar, ao Tite, à CBF. Por favor, não permitam que isso aconteça. Não podem comemorar um gol enquanto os brasileiros continuam a morrer", afirmou.

Renan lamentou a situação no País e espera que a vacinação avance, algo que ainda não aconteceu. "O campeonato que temos de disputar e ganhar é o campeonato da vacinação, no qual estamos muito mal colocados. O presidente da República recusou as vacinas, não confiava na eficácia e achava que com o tratamento precoce e livre trânsito do vírus contaminando a população em velocidade maior iríamos chegar à imunidade de rebanho. A seleção brasileira não pode concordar com isso. As UTIs e os cemitérios estão cheios. Em quais condições vamos gritar um gol do Brasil? Vamos guardar essa energia para quando concluirmos a vacinação da população", disse.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 15 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

justica Santos Há 20 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 23 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama MADONNA-RIO Há 18 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama BERNARD-HILL Há 17 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 17 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

brasil Rio Grande do Sul Há 20 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 16 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'

brasil CHUVA-RS Há 17 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'

fama MADONNA-RIO Há 17 Horas

Tradutora da Globo viraliza ao evitar expressões sexuais de Madonna em show