Palmeiras defende mudanças no calendário em razão da Copa América

Jair Bolsonaro assegurou que o Brasil, terceira opção dos organizadores, vai sediar o evento

© Palmeiras testa nova 'logística' em La Paz para tentar classificação

Esporte 'Isonomia' 01/06/21 POR Estadao Conteudo

Preocupado com a provável perda de alguns de seus principais atletas durante a disputa da Copa América, que recebeu o aval do presidente Jair Bolsonaro para ser realizada no Brasil, o Palmeiras é mais um clube que defende possíveis mudanças no calendário do futebol brasileiro a fim de não ser prejudicado pelos desfalques.

PUB

O clube paulista deve perder o goleiro Weverton para a seleção brasileira, o zagueiro Gustavo Gómez, capitão do Paraguai, e o lateral-esquerdo Matias Viña, que integra a pré-lista do Uruguai para a Copa América.

Os três, aliás, foram convocados para as suas respectivas seleções para os dois próximos jogos das Eliminatórias e não vão enfrentar o CRB, pela Copa do Brasil, quinta, e a Chapecoense, domingo, pela segunda rodada do Brasileirão. Gabriel Menino está com a seleção olímpica e é outro desfalque. É possível que o jovem seja chamado pelo técnico André Jardine para a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Diante desse cenário, em resposta ao Estadão, o Palmeiras disse ser favorável a possíveis mudanças no calendário a fim de que não haja desequilíbrio entre os clubes brasileiros e lembrou do dinheiro investido para ter um elenco de qualidade. Somadas as partidas das Eliminatórias e da Copa América, os convocados vão ficar fora de 11 rodadas do Brasileirão.

"Somos favoráveis às alterações no calendário esportivo que tenham por objetivo assegurar a isonomia entre os clubes. Investimentos na qualificação do elenco não podem se transformar em fator de desvantagem competitiva", afirmou o clube, que foi questionado sobre a realização da Copa América no Brasil, mas, assim como Corinthians, São Paulo e Santos, não quis se manifestar sobre o assunto.

Na segunda, após o anúncio da Conmebol sobre a realização da Copa América no Brasil, dirigentes do Flamengo foram à CBF questionar o desequilibro técnico provocado pelos desfalques de jogadores importantes de seu elenco e propor soluções para amenizar esse problema. O clube carioca entende que o Brasileirão deva ser paralisado pois não haveria isonomia na disputa do Brasileirão durante a Copa América e sugeriu que o calendário seja prolongado até janeiro de 2022.

A Copa América seria sediada na Colômbia e na Argentina, mas protestos populares e o agravamento da pandemia fizeram com que esses dois países desistissem da ideia de abrigar a competição. Avalizado pelo governo federal, o torneio deve ser disputado no Brasil mesmo diante da repercussão negativa entre torcedores e até jogadores de outras seleções.

Nesta terça, Jair Bolsonaro assegurou que o Brasil, terceira opção dos organizadores, vai sediar o evento. "Se depender de mim e de todos os ministros, inclusive o da Saúde (Marcelo Queiroga), está acertado, haverá. O protocolo é o mesmo da Libertadores, o mesmo da Sul-Americana, a mesma coisa", declarou o presidente a apoiadores na entrada do Palácio da Alvorada.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 11 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 13 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

mundo EUA Há 10 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Brian McCardie Há 11 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 12 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 11 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 13 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

economia INSS Há 11 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

esporte Arábia Saudita Há 12 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens