Primeiro-ministro diz que política da UE é "ritual suicida"

Robert Fico salientou que, enquanto a Europa discute, "sem qualquer sentido", quotas de migrantes, chegam diariamente ao espaço europeu vários milhares de refugiados

© DR

Mundo Eslováquia 26/01/16 POR Notícias Ao Minuto

O primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, afirmou hoje que a política migratória da União Europeia (UE) é um "ritual suicida" e apelou aos Estados membros para tomarem medidas para se parar, com urgência, o fluxo de migrantes para a Europa.

PUB

"Sinto que nós, na UE, estamos agora a cometer um ritual suicida e estamos só a observar", disse o chefe do executivo da Eslováquia, 51 anos, conhecido pela sua retórica anti-emigração, cujo partido está em posicionado para vencer as eleições gerais de março.

Para Robert Fico, para já, a Europa deve tomar medidas para pôr cobro ao fluxo de migrantes ilegais.

"Se demorar até aos finais deste ano ou até 2017 para que a Europa elabore um plano fronteiriço e reforçar as guardas costeiras, a UE ter-se-á suicidado", sublinhou Robert Fico, acrescentando que a Eslováquia têm disponíveis 300 oficiais da polícia para enviar para as fronteiras externas do espaço Schengen.

Robert Fico salientou que, enquanto a Europa discute, "sem qualquer sentido", quotas de migrantes, chegam diariamente ao espaço europeu vários milhares de refugiados.

A Eslováquia, país com cerca de 5,4 milhões de habitantes, apresentou, tal como a vizinha Hungria, uma queixa contra o sistema de quotas proposto pela União Europeia para distribuir os migrantes pelo continente europeu.

Para o chefe do executivo eslovaco, o sistema tornou-se um "completo fracasso" e quem, com base nesse sistema, será "impossível" a Eslováquia ser integrada nesse processo.

"Se, baseados em quotas temporárias ou permanente, alguém nos obrigar a aceitar 50.000 pessoas com hábitos e religiões completamente diferentes dos nossos, e são sobretudo jovens, não consigo imaginar como os iria integrar no país. Não podemos", sustentou Robert Fico.

"Acabariam por ficar num espaço com as suas próprias vidas e regras e é por isso que digo que a ideia está errada e é impraticável", concluiu.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 19 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 21 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

brasil CHUVA-RS Há 16 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

fama Sean Diddy Combs Há 21 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 21 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 19 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 21 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 21 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 20 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

tech Apple Há 22 Horas

O iPhone 16 poderá ter melhor bateria do que o antecessor