De coração partido: quando não se resiste à partida da alma gêmea

Há casais que morrem apenas com horas ou dias de diferença por não resistirem ao sofrimento e, agora, a ciência explica o porquê

© Shutterstock

Lifestyle Casal 24/06/21 POR Notícias ao Minuto

Ador e o sofrimento da perda de alguém, em especial da alma-gêmea ou de um filho, é de tal forma intensa que pode mesmo ser devastadora, penosa, fatal.

PUB

  Há casais de longa data que morrem com poucos dias de diferença, há casais que morrem de mão dada e há familiares que não resistem à perda. Foi o que aconteceu no verão do ano passado, quando o avião da Malaysia Airlines caiu.

À data, um holandês de 93 anos não resistiu ao sofrimento e “dor indescritível” provocados pela morte da única filha, genro e dois netos. Faleceu de coração partido.

A ciência já estudou o efeito da morte nas pessoas. Chama-se ‘efeito da viuvez’ e faz com que o risco de morte aumente entre 30 a 90% apenas três meses após o falecimento do parceiro.

Mas antes de chegar ao efeito viuvez, lê-se no site da New York Magazine, os dois investigadores norte-americanos analisaram 373.189 casais dos Estados Unidos e examinaram o momento e a causa de morte deles.

E os resultados não podiam ser mais surpreendentes: no caso dos homens, a perda da esposa representa um aumento de 18% de morte “por todas as causas”; já nas mulheres, perder o marido indica um risco de morte de 16% nos primeiros meses de viuvez.

Mas perante a morte da alma-gêmea, é o coração que mais sofre: o risco de morrer de ‘coração partido’ (leia-se, de ataque cardíaco) é maior do que qualquer outra situação. A síndrome do coração-partido é “algo que provoca dor torácica e insuficiência cardíaca súbita” e a ciência acredita que seja resultado por uma fase de luto e perda de hormônios (como os que são responsáveis pela felicidade e prazer), diz a médica Barbara Messinger-Rapport.

E sobre a morte de uma pessoa perante a perda do parceiro, a ciência diz ainda que os fenômenos do ‘efeito viuvez’ e da síndrome do coração partido não são tão notórios em pessoas que perderam a cara-metade à custa de doenças como demência, Alzheimer e Parkinson, uma vez que estão mais conscientes e presentes perante a degradação do estado de saúde.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 6 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

economia Profissões Há 15 Horas

Top 10 profissões que pagam mais de R$ 15 mil por mês; veja

fama LUCIANA-GIMENEZ Há 14 Horas

Luciana Gimenez é internada em hospital em São Paulo

fama Nicole Kidman Há 15 Horas

Nicole Kidman e Keith Urban em rara aparição com as filhas em evento

mundo Utah Há 15 Horas

Gata é enviada por correio acidentalmente e fica 7 dias sem água e comida

fama VIVIANE-ARAÚJO Há 13 Horas

Ex de Viviane Araújo diz que ela traiu Belo com ele enquanto era casada

justica Violência Há 16 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

mundo Reino Unido Há 11 Horas

Menino de 13 anos morre após ataque com espada em Londres

mundo Ucrânia Há 12 Horas

Ataque russo em Odessa deixa quatro mortos e 27 feridos

mundo Aliia Nasyrova Há 15 Horas

Rapunzel: Ucraniana entra para o Guinness com cabelo de 2,57 metros