Criminosos dão trégua em Manaus e atacam cidades no interior do Amazonas

Em Caapiranga, a 134 km de Manaus, vândalos atearam fogo à delegacia interativa da Polícia Civil

© Pixabay

Justiça Violência 09/06/21 POR Estadao Conteudo

Enquanto a capital, Manaus, teve a primeira noite tranquila após dois dias seguidos de ataques, cidades do interior do Amazonas voltaram a ser alvos de incêndios criminosos na madrugada desta terça-feira, 8. Em Caapiranga, a 134 km de Manaus, vândalos atearam fogo à delegacia interativa da Polícia Civil. Além do prédio, três viaturas - uma delas da Polícia Militar - e um carro particular foram incendiados. Os quatro veículos estavam estacionados no pátio do prédio, que foi parcialmente atingido.

PUB

Conforme a Polícia Militar, os criminosos aproveitaram a cheia dos rios amazônicos e chegaram de lancha à cidade, de 13 mil habitantes. Após atear fogo aos veículos, eles fugiram pelo rio. As chamas atingiram a porta da delegacia, obrigando os policiais a fazer a retirada dos presos das celas. Durante a ação, um detento foi atingido pelo fogo e teve queimaduras de segundo grau em uma pena. Outro preso aproveitou a correria e fugiu - ele não tinha sido localizado até o início da tarde. O incêndio foi controlado, mas os veículos ficaram destruídos.

Outro ataque atingiu a escola de um assentamento rural, na BR-319, em Careiro Castanho, a 124 km de Manaus. Moradores acordaram com o prédio em chamas. O fogo consumiu móveis, apostilas, computadores e livros de uma biblioteca. O secretário de Segurança Pública, Louismar Bonates, disse que esses ataques estão relacionados com a onda de violência que atingiu o Estado após a morte de um traficante ligado ao Comando Vermelho, no último sábado, em confronto com a polícia.

Trégua

Na tarde de segunda-feira, 7, o ministro da Justiça, Anderson Torres, anunciou o envio da Força Nacional de Segurança ao Amazonas, devido à crise na segurança pública do Estado causada pela ação organizada de grupos criminosos. Além da capital, os ataques aconteceram em seis cidades do interior: Careiro Castanho, Iranduba, Manacapuru, Parintins, Rio Preto da Eva e Caapiranga. Conforme o secretário, os primeiros 144 militares da força chegariam a Manaus na noite desta terça-feira, 8.

Depois de dois dias convivendo com veículos incendiados nas ruas e ataques a prédios públicos, agências bancárias e empresas, Manaus teve uma trégua nesta terça-feira. Após uma noite sem ataques, 100% dos ônibus do transporte público voltaram a circular e os postos de saúde retomaram a aplicação da vacina contra a covid-19, que tinha sido suspensa.

As aulas nas redes municipal e estadual, no entanto, não tiveram a retomada presencial e continuavam apenas na forma remota. O atendimento ao público em repartições municipais também estava suspenso por medida de segurança, segundo a prefeitura. Em toda a capital, havia barreiras da Polícia Militar com abordagem e revista de veículos. Até o início da tarde desta terça, 35 pessoas tinham sido presas - 19 na capital e 16 no interior -, suspeitas de participação nos ataques. Entre os presos, estão três líderes do Comando Vermelho, segundo a Secretaria da Segurança Pública.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 11 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 13 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 13 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 14 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 14 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 11 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 14 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 9 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 12 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 8 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico