JBS pagou resgate de US$ 11 milhões em bitcoin após ciberataque

O pagamento visou proteger as instalações e limitar o impacto potencial do ataque cibernético, disse Andre Nogueira

© Shutterstock

Economia Negócios 10/06/21 POR Estadao Conteudo

A JBS pagou um resgate de US$ 11 milhões em bitcoin aos hackers que interromperam temporariamente o funcionamento de algumas de suas fábricas na semana passada, de acordo com o CEO da companhia nos Estados Unidos, Andre Nogueira.

PUB

Segundo o executivo, o pagamento visou proteger as instalações e limitar o impacto potencial do ataque cibernético sobre restaurantes, mercearias e fazendeiros que dependem da JBS. "Foi muito doloroso pagar os criminosos, mas fizemos a coisa certa pelos nossos clientes", disse Nogueira nesta quarta-feira em entrevista ao Wall Street Journal.

O ataque à JBS fez parte de uma onda de ofensivas "ransomware", em que os criminosos bloqueiam o acesso da empresa ao sistema infectado e cobram um resgate multimilionário para a liberação.

Nogueira disse que a JBS soube do ataque na manhã do dia 30 de maio, quando membros da equipe de tecnologia perceberam irregularidades no funcionamento de alguns servidores. Logo eles encontraram uma mensagem exigindo um resgate para recuperar o acesso ao sistema da empresa.

A JBS chamou fornecedores de tecnologia que já haviam trabalhado com a empresa, bem como especialistas em segurança cibernética e consultores que começaram a negociar com os invasores.

Na semana passada, o FBI atribuiu o ataque ao REvil, uma gangue criminosa de "ransomware". Nogueira disse que a JBS e empresas externas estão conduzindo análises forenses de seus sistemas de tecnologia da informação e que ainda não está claro como os invasores acessaram os sistemas.

Nogueira disse que a empresa está confiante de que nenhum cliente, fornecedor ou dado de funcionário foi comprometido no ataque, com base em sua análise forense.

"Não pensamos que poderíamos correr esse tipo de risco de que algo pudesse dar errado em nosso processo de recuperação", disse Nogueira sobre a decisão de pagar os invasores. "Foi um seguro para proteger nossos clientes." Fonte: Dow Jones Newswires

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 4 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Reino Unido Há 23 Horas

Menino de 13 anos morre após ataque com espada em Londres

lifestyle Suor Há 1 Hora

Odores nas axilas: O que podem indicar e quando procurar ajuda médica

brasil Saúde Há 18 Horas

Brasil ultrapassa os 4 milhões de casos de dengue

fama Inglaterra Há 20 Horas

Rei Charles retorna às atividades reais após tratamento contra o câncer

tech Rede Social Há 2 Horas

TikTok também poderá ser banido na Europa

mundo Kristi Noem Há 3 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

tech Futebol Há 49 mins

Haaland, do Manchester City, vai chegar a 'Clash of Clans'

justica Raul Pelegrin Há 4 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

esporte Gabigol Há 22 Horas

Fla anuncia que Gabigol pode voltar a jogar após suspensão de pena por fraude no antidoping