Flávio diz que Bolsonaro quer um partido com segurança jurídica

Em convenção do Patriota, Flávio falou sobre a demora de Bolsonaro em escolher um partido

© Alan Santos/PR

Política Eleições 14/06/21 POR Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Durante convenção nacional do Patriota nesta segunda-feira (14), o senador Flávio Bolsonaro (RJ), disse que, antes de decidir sobre eventual filiação ao partido, o presidente Jair Bolsonaro aguarda a sigla resolver questões internas. A legenda, porém, continua rachada.

PUB

"O presidente quer vir com esse cenário, com esse contexto de tranquilidade, e segurança jurídica, obviamente", declarou Flávio, que se filiou ao Patriota no fim de maio. O ato abriu caminho para que o pai dele possa concorrer à reeleição à Presidência da República em 2022 pela legenda.

Partido que se aproximou da família Bolsonaro, o Patriota realizou uma nova convenção nacional nesta segunda para chancelar mudanças no estatuto da sigla, que foram pedidas pelo presidente.

A convenção anterior, realizada no fim de maio, gerou uma cisão no partido. Uma ala liderada pelo vice-presidente da sigla, Ovasco Resende, questionou o encontro e acusou o presidente da legenda, Adilson Barroso, de promover um golpe por atropelar demais dirigentes e aprovar as alterações estatutárias.Para tentar pacificar o Patriota, Adilson convocou a convenção desta segunda. Mas ainda há divergências dentro da sigla.

"Vamos ver o caminho jurídico a ser seguido, já que a convenção está totalmente irregular", afirmou o secretário-geral do Patriota, Jorcelino Braga.

Portanto, a unificação da legenda, requisitada pela família Bolsonaro, não foi conquistada. O impasse persiste às vésperas de um encontro previsto entre o presidente Bolsonaro e aliados dele nesta semana para tratarem de eventual filiação ao Patriota.

"Não estão entendendo qual é o tamanho do jogo que a gente quer jogar. Já convidei da outra vez e vou convidar de novo. Eu quero que a gente jogue a série A", discursou Flávio na convenção desta segunda.

O objetivo, segundo o senador, é evitar atritos internos e focar na formação de palanques estaduais, além das bancadas na Câmara e no Senado para a eleição de 2022, com "pessoas alinhadas com os nossos pensamentos".

"A preocupação minha e do próprio presidente Bolsonaro, que está aguardando os desdobramentos do Patriota internamente, é que nós não queremos ter preocupações partidárias. O presidente já tem um país para tomar conta e a gente tem que ocupar a cabeça com as questões eleitorais", declarou Flávio.

Como mostrou a Folha de S.Paulo, em negociação para eventual filiação ao Patriota, Bolsonaro pediu para filtrar as candidaturas do partido ao Congresso e as filiações à sigla. Sem citar nomes, o presidente tem dito nas conversas com o Patriota que quer evitar traições após a eleição, como ocorreu no PSL.

Durante a convenção, Adilson deixou claro que atualmente a legenda está concentrada em dois grupos políticos (o do presidente da sigla e o do vice-presidente). Portanto, as mudanças no estatuto que foram pedidas pelo presidente Bolsonaro são para pulverizar esse poder em vários grupos, inclusive o da família Bolsonaro.

Na votação, o novo estatuto foi aprovado quase que por unanimidade dos que participaram da convenção. Braga votou contra e promete buscar saídas jurídicas para novamente tentar anular o resultado.

Ao se aproximar de Bolsonaro, Adilson passou a defender a desfiliação de críticos ao governo, por exemplo, integrantes do MBL (Movimento Brasil Livre).

No encerramento do discurso, Flávio declarou: "Convido a todos a participarem e caminharem conosco. E quem não quiser também... fique à vontade".

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Aviões Há 21 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 20 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

fama Jojo Todynho Há 2 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 4 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

fama Príncipe William Há 20 Horas

Príncipe William fala dos filhos e do estado de saúde de Kate Middleton

brasil Rio Grande do Sul Há 4 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

lifestyle Rosto Há 20 Horas

Sinais no rosto que podem indicar doenças: fique atento!

brasil CHUVA-RS Há 18 Horas

Temporais no RS deixam 10 mortos e 21 desaparecidos

tech Inovação Há 12 Horas

Pentágono compartilha vídeo de novo tanque autônomo

tech ESSILORLUXOTTICA-NEGÓCIOS Há 1 Hora

Maior fabricante de óculos escuros do mundo quer ser a número um em smart glasses