Em meio à reabertura, EUA atingem marca de 600 mil mortes por Covid-19

O presidente Joe Biden lamentou a "triste marca" atingida nesta terça e pediu aos americanos que se vacinem e não baixem a guarda

© Getty Images

Mundo EUA-CORONAVÍRUS 16/06/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - No dia em que Nova York e Califórnia retiraram restrições contra o coronavírus, os Estados Unidos atingiram a marca de 600 mil mortes por Covid-19, segundo a Universidade Johns Hopkins.

PUB

País com mais óbitos causados pela doença no mundo, os EUA veem, em segundo lugar nesse ranking, o Brasil, com 488 mil mortes, e, na sequência, a Índia, com 377 mil. Os americanos também lideram no número de casos de Covid, com 33,4 milhões, em uma população de 332 milhões de habitantes.

Apesar do marco atingido nesta terça, a cifra de mortes vem caindo. O índice de 400 mil óbitos foi batido em janeiro, quando a média de mortes diárias superava 3.000, e os americanos viviam o pior momento da crise. Um mês depois, em fevereiro, os EUA chegaram a 500 mil mortes, mas agora foram necessários quatro meses para atingir 600 mil vítimas. Atualmente, são registradas em torno de 400 mortes diárias.

A queda é atribuída à vacinação em massa. Os EUA começaram a imunizar a população em dezembro de 2020, em uma campanha que viu a distribuição de doses ser acelerada nos meses seguintes. Lá, as vacinas já estão disponíveis a todas as pessoas com mais de 12 anos de idade.Assim, o país já tem 144,9 milhões de pessoas plenamente vacinadas (43,7% dos americanos), e 174,6 milhões (52,6%) já receberam ao menos uma dose. Ainda que uma parcela considerável da população não tenha se vacinado, o ritmo de aplicações vem caindo. Em abril, os EUA chegaram a vacinar 4 milhões de pessoas em um só dia, mas, em junho, esse número tem ficado pouco acima de 1 milhão.

As taxas de vacinação estão elevadas em alguns estados das costas Leste e Oeste, como Nova York e Califórnia, mas seguem baixas no Sul e no Meio-Oeste, especialmente em áreas mais pobres e rurais do país. Assim, há o temor de que a falta de interesse de parte dos americanos em se imunizar gere novas altas de casos e mortes. Levantamento do jornal The Washington Post, no fim de maio, apontou que a taxa de casos de Covid entre não vacinados no estado de Washington estava no mesmo nível de janeiro.

Outra preocupação é a circulação de novas variantes, como a delta, identificada inicialmente na Índia. "Sua transmissibilidade é maior, e ela pode estar associada a casos mais graves", alertou Anthony Fauci, chefe do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, na semana passada, em entrevista coletiva.

O presidente Joe Biden lamentou a "triste marca" atingida nesta terça e pediu aos americanos que se vacinem e não baixem a guarda. Na segunda-feira, em Bruxelas, onde participou de uma cúpula da Otan, a aliança militar ocidental, ele lembrou que "ainda estamos perdendo muitas vidas".

Com a queda nos casos e mortes, a partir de março, diversos estados americanos começaram a reabrir atividades e a autorizar a realização de eventos que geram aglomeração. Em maio, a Casa Branca também determinou que os vacinados podem dispensar o uso de máscaras em diversas situações.

Nesta terça (15), Nova York retirou todas as restrições que ainda estavam em vigor. Lá, 70% dos adultos já tomaram ao menos a primeira dose da vacina. O governador do estado, o democrata Andrew Cuomo, fez um evento no World Trade Center para celebrar a liberação e anunciou que queimas de fogos em várias partes do estado serão feitas na noite desta terça para comemorar a medida.

Na Califórnia, também foram retiradas restrições à capacidade de atendimento do comércio, o uso de máscaras passou a ser obrigatório em poucas situações e eventos com mais de 5.000 pessoas serão liberados, desde que os participantes apresentem testes negativos ou prova de que foram vacinados.

A Covid-19 chegou aos EUA no começo de 2020, quando o país era liderado por Donald Trump. O republicano minimizou a doença em diversas oportunidades, questionou recomendações científicas e deixou que a imposição de medidas de combate ao coronavírus ficasse a cargo dos estados.

Inicialmente, a pandemia atingiu com força a cidade de Nova York em março e abril de 2020 e depois se espalhou por várias partes do país. Desde o começo da crise, os estados com mais mortes foram Califórnia (62,5 mil), Nova York (53,2 mil) e Texas (50,8 mil), que estão entre os mais populosos do país.

A situação se estabilizou no meio do ano passado, com a chegada do verão no hemisfério norte, mas piorou no segundo semestre de 2020, com a vinda do frio. Em busca da reeleição, Trump fez eventos de campanha que geraram aglomerações, enquanto Biden, que venceu o pleito de novembro, defendia o distanciamento social e outras medidas indicadas por cientistas.

Apesar da postura negacionista, Trump direcionou recursos para o avanço do desenvolvimento de vacinas, o que ajudou os EUA a terem um grande estoque de imunizantes. Ao assumir a Casa Branca, Biden, por sua vez, acelerou a campanha de vacinação, determinou regras para o uso de máscaras e prestou homenagens às vítimas da pandemia em várias ocasiões.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 16 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 17 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 18 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 19 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 18 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 18 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 13 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 16 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 12 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 16 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula