Falta de doses leva cidade de SP a interromper vacinação contra a Covid-19 nesta terça

Com isso, a repescagem para pessoas de 50 a 59 anos que seria nesta terça-feira (22), foi suspensa

© Getty Images

Brasil Vacina 21/06/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Após registrar falta de doses em mais de 300 pontos de vacinação nesta segunda-feira, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu suspender a campanha de vacinação contra a Covid-19 na cidade de São Paulo. Com isso, a repescagem para pessoas de 50 a 59 anos que seria nesta terça-feira (22), foi suspensa.

PUB

Segundo o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, ela será retomada nesta quarta-feira (23), já para pessoas de 49 anos ou mais. Originalmente, a previsão era imunizar nesta terça aqueles com 50 anos ou mais que não conseguiram se vacinar na semana passada, no segundo dia de repescagem dessa faixa etária, e, na quarta-feira, mais de 340 mil pessoas da faixa etária de 48 anos e 49 anos.

"O PMI [Programa Municipal de Imunizações], da Secretaria Municipal da Saúde, informa que devido à alta adesão à vacinação antiCovid-19 na capital, com cerca de 90% do público entre 50 e 59 anos vacinado com a primeira dose, os estoques foram utilizados e nesta terça-feira (22), as 468 Unidades Básicas de Saúde serão reabastecidas", afirmou a secretaria do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

"A pasta espera receber, nesta terça-feira (22), 188 mil doses de vacinas do governo do estado para que possa abastecer os estoques das UBSs e dar prosseguimento ao calendário estipulado", completou a a nota da Secretaria Municipal da Saúde.

O desabastecimento dos postos foi crescendo ao longo do dia. Mais de 300 postos de vacinação contra a Covid-19 estavam sem o imunizante por volta das 17h30 desta segunda na cidade de São Paulo. A prefeitura, gestão Ricardo Nunes (MDB), disse, em nota, que o problema era pontual por causa da alta demanda e que estava fazendo o remanejamento de doses.

Nesta segunda-feira e terça (22), a cidade de São Paulo faz uma repescagem para vacinar pessoas de 50 a 59 anos, que não conseguiram se vacinar na semana passada.

Neste horário, o site "De Olho na Fila", serviço criado pela Secretaria Municipal da Saúde para mostrar a situação das filas nos postos de saúde, apontou que 305 locais de vacinação estavam com status de "não funcionando". O número representa 63% dos 485 locais disponíveis para consulta na ferramenta, ou quase dois em cada três pontos. A maior parte dos pontos funcionam em UBSs, que operam até as 19h.

Todos os postos procurados pela reportagem afirmaram que a vacinação havia sido interrompida pela falta de doses. Vale lembrar que os megapostos de drive-thru e para pedestres, além de vacinação em farmácias, não funcionaram nesta segunda e terça, segundo a prefeitura.

A maior parte dos postos sem imunizantes estava na zona sul. Na região, 133 pontos de vacinação estavam com o alerta. Na UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim das Palmas, na Vila Andrade, por exemplo, a atendente disse que as vacinas acabaram por volta das 10h. Mesmo horário que na UBS Sacomã, segundo uma funcionária, por telefone. Na UBS Laranjeiras, em Pedreira, a informação era de que as vacinas acabaram no período da manhã.

Na zona leste, 84 postos estavam com o alerta também às 17h30. A AMA/UBS Integrada Vila Antonieta afirmou que o imunizante acabou de manhã, que receberam mais doses na sequência, mas o insuficiente e logo acabou novamente.

Ainda na zona leste, uma funcionária UBS Brás disse que vacinaram algumas pessoas na parte da manhã, as doses acabaram e o posto foi reabastecido, mas, segundo ela, com poucos imunizantes. No início da tarde já havia acabado de novo.

Entre as pessoas que tentaram no Brás, está a camareira Iolanda Ferreira, 41 anos, que afirma ter comorbidade. "Vim tomar a vacina e para variar não tem. Já é a sexta vez que tento e nunca consigo. Sempre falam que as doses estão em falta", disse. "Falaram que acabou 13h e pediram para tentar vir amanhã, que talvez consiga", afirmou Iolanda.

Na mesma UBS, a autônoma Maria Célia Nunes, 49, que recentemente terminou um tratamento contra um câncer, também não conseguiu o imunizante. "Vi na televisão que já poderia tomar e vim aqui. É a primeira vez que tento ser vacinada contra Covid e falaram que as doses acabaram. Além disso, disseram que minha dose é só sexta-feira", afirmou, sobre o calendário para a faixa entre 40 3 49 anos, cujo escalonamento por idade começa nesta quarta-feira (23).

Na zona norte havia 84 UBSs com o alerta no serviço da prefeitura. A UBS Vila Caiúba, no Perus, por exemplo, uma atendente disse por telefone que a unidade que ficou desabastecida de manhã e ela não sabia se voltaria a vacinar nesta segunda.

A região central chegou a apontar um desabastecimento na UBS Sé, mas logo normalizou a situação. Por outro lado, a UBS Bom Retiro apontou a falta do imunizante por volta das 14h50. Às 17h30, eram três a unidades sem o imunizante.

Na UBS Bom Retiro, a tenda usada para que as pessoas fizerem o cadastro foi desmontada às 16h30. Muitas pessoas continuavam a ir até o local para tentar se vacinar, muitas relatando ter saído mais cedo do trabalho. Foi o caso da professora Marli Araújo, de 50 anos. Ela não conseguiu sair mais cedo do trabalho na semana passada e só foi nesta segunda-feira. "É um absurdo", afirmou.

Por volta das 16h45, um carro com logo da Secretaria Municipal de Saúde parou em frente à UBS. Uma mulher desceu com uma caixa de isopor e se dirigiu até o ponto de vacinação. Segundo a reportagem apurou, ela trouxe 100 doses que foram remanejadas às pressas de outra unidade de saúde da região. Com isso, uma atendente começou a chamar as pessoas que já se aglomeravam do lado de fora à espera da vacina.

No interior do estado, Campinas (93 km de SP) também anunciou nesta segunda a suspensão temporária do agendamento da vacina contra Covid-19. Ele será reaberto quando novas doses de imunizantes forem recebidas, informou a Secretaria Municipal de Saúde.

O anúncio foi feito horas após ser aberto o agendamento para pessoas com mais de 43 anos. Em uma hora, 11.779 agendamentos foram realizados para esse grupo, de acordo com a administração local. "No total do dia, incluindo os demais grupos prioritários, foram feitos 20.249 agendamentos", disse nota da secretaria.​ A vacinação está mantida para pessoas que já estavam com dia e hora marcados para se vacinar.

A Secretaria Municipal da Saúde da capital paulista disse que iniciou esta segunda com cerca de 50 mil doses de vacinas contra a Covid-19 em estoque. "Às 13h, o estoque médio era de 22 mil doses, por isso, parte das unidades registrou falta temporária do imunizante".

Com relação ao status "não funcionando", da página "De Olho na Fila", a SMS esclarece que não são unidades fechadas, mas, sim, providenciando o remanejamento/abastecimento de doses para garantir a vacinação nos territórios.

"Na capital, até o dia 21 de junho, foram aplicadas 6.306.698 doses de vacina contra a Covid-19. Foram 4.614.337 primeiras doses e 1.692.361 da segunda. 'Na quarta-feira (23) o município retomará a vacinação para as pessoas com 49 anos e também seguirá aplicando as segundas doses das vacinas disponíveis."

Em contato com a reportagem, o governo de São Paulo, gestão João Dória (PSDB), disse que não poderia se posicionar sobre o tema, já que sua função é de distribuir as vacinas para as cidades do estado, mas a responsabilidade de distribuição era interna.

Questionado sobre o envido de mais doses, o governo não falou sobre uma possibilidade de enviar mais doses, já que também depende do Ministério da Saúde.

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que o cálculo de distribuição de vacinas é baseado na população-alvo da campanha da Covid-19 e as doses são enviadas de forma proporcional e igualitária para todos os estados e Distrito Federal.

"Estados e municípios têm autonomia para seguir a própria estratégia de vacinação, conforme as demandas regionais. A responsabilidade pela distribuição de doses aos municípios é da gestão estadual", completa o Ministério da Saúde.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rei Charles III Há 21 Horas

Saúde de Charles III piora e detalhes do funeral são refeitos, diz site

lifestyle Câncer Há 19 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Harry Há 22 Horas

Príncipe Harry deixou residência real ‘ aos prantos’ após ser despejado

fama Argentina Há 22 Horas

Miss Universo Buenos Aires elege modelo de 60 anos; conheça

fama Salma Hayek Há 21 Horas

Salma Hayek celebra 15 anos de casamento com fotos inéditas da cerimônia

fama Luto Há 13 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 16 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 13 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

lifestyle Peso Há 22 Horas

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

fama Emergência Médica Há 20 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave