Bolsonaro repete fake news de que Senado dos EUA investiga origem do coronavírus

O presidente usou os dados incorretos para, novamente, criticar os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid, no Senado

© Getty Image

Política Governo 23/06/21 POR Estadao Conteudo

O presidente Jair Bolsonaro repetiu nesta quarta-feira, 23, informação falsa de que o Senado americano investiga a origem do coronavírus e a possível eficácia de medicamentos utilizados no chamado tratamento precoce. A afirmação baseia-se em vídeo divulgado por apoiadores do governo nas redes sociais, no qual cinco senadores republicanos dos EUA fazem especulações acerca das políticas de controle do debate público adotadas por redes sociais. O presidente usou os dados incorretos para, novamente, criticar os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid, no Senado.

PUB

"O Senado americano está dando um exemplo, não só buscando a origem do vírus, bem como investigando o tratamento precoce. Bem diferente da CPI (da Covid)", repetiu o presidente a apoiadores na saída do Palácio da Alvorada. Como mostrou a checagem do Estadão Verifica e do Projeto Comprova, o pronunciamento de parlamentares republicanos foi tirado de contexto nas redes para dar força a uma teoria de que o novo coronavírus teria escapado de um laboratório. Embora acreditem nessa tese, os senadores não apresentaram nenhuma evidência que comprove.

O presidente também voltou a defender o uso de medicamentos sem a eficácia comprovada para o tratamento da covid-19, afirmando que a universidade norte-americana de Oxford encontrou "fortes indícios" da eficácia do medicamento. Nesta terça-feira, 22, no entanto, a Universidade de Oxford anunciou que tem feito testes iniciais do uso da ivermectina, medicamento antiparasitário, como tratamento possível para a covid-19. A pesquisa integra estudo apoiado pelo governo britânico para auxiliar na recuperação de pacientes em situação não hospitalar.

De acordo com a universidade, a substância resultou na redução da replicação do vírus em estudos laboratoriais. Um pequeno estudo piloto mostrou que administrá-la antecipadamente poderia reduzir a carga viral e a duração dos sintomas em alguns pacientes com quadros leves de covid-19.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Guarujá Há 14 Horas

Advogado mata mãe, cachorro e se suicida após estupro de sobrinho

mundo Piton Há 16 Horas

Mulher é achada morta dentro de píton de 5 metros em vila na Indonésia

justica Cacoal Há 16 Horas

Mulher decepa pênis do marido por ele falhar durante relação íntima

fama BBC Há 17 Horas

Apresentadora revela agressões do pai com cinto, colher e sopa fervendo

mundo Violência Há 7 Horas

Modelo trans é assassinada após Geórgia aprovar lei anti-LGBTQ+

fama Luan Santana Há 16 Horas

Luan Santana e Jade Magalhães revelam sexo do bebê em vídeo emocionante

lifestyle Truques de Cozinha Há 15 Horas

Como salvar uma receita com excesso de sal: dicas simples e eficazes

mundo China Há 16 Horas

Zoológico na China admite pintar cães para se passarem por pandas; veja

fama Brad Pitt Há 15 Horas

Brad Pitt e namorada elegantes em 'date' na noite de estreia de 'Wolfs'

fama AGATHA-MOREIRA Há 11 Horas

Atriz da Globo, Agatha Moreira erra endereço e vai parar em produtora da RedeTV!