Pedro e Thiago Maia garantem vitória do Flamengo sobre Cuiabá

Os visitantes ganharam quatro posições e subiram para o sexto lugar, com 12 pontos e dois jogos a menos. São três pontos atrás do Fortaleza, último time do G4

© Getty Images

Esporte Flamengo 02/07/21 POR Agência Brasil

No primeiro duelo entre Cuiabá e Flamengo na história, nesta quinta-feira (1º), o Rubro-Negro superou o Dourado por 2 a 0 na Arena Pantanal, na capital mato-grossense, no encerramento da oitava rodada.

PUB

Os visitantes ganharam quatro posições e subiram para o sexto lugar, com 12 pontos e dois jogos a menos. São três pontos atrás do Fortaleza, último time do G4. Os anfitriões, que também foram a campo seis vezes até agora, seguem com quatro pontos e sofreram a segunda derrota. Os cuiabanos ocupam o 18º lugar, na zona de rebaixamento.

O primeiro gol dos atuais bicampeões nacionais saiu dos pés de Pedro. O atacante é centro de uma disputa entre o Flamengo e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que deseja contar com ele na Olimpíada de Tóquio (Japão). O clube não pretende liberá-lo, por não se tratar do período oficial destinado para jogos entre seleções, a chamada data Fifa. O Rubro-Negro acionou o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (SJTD), que, na quarta-feira (30), concedeu liminar liberando a escalação do atleta, que não poderia atuar enquanto não fosse desconvocado da equipe olímpica.

O segundo gol foi marcado pelo volante Thiago Maia. A partida na Arena Pantanal foi apenas a segunda dele após sete meses se recuperando de uma lesão gravíssima no joelho esquerdo. O jogador herdou a camisa 8 rubro-negra após a saída de Gerson e é cotado para assumir o lugar deixado pelo volante, negociado com o Olympique de Marseille (França).

A pressão flamenguista inicial não demorou a surtir efeito. Aos nove minutos, o meia João Gomes fez o giro na área e rolou para Pedro concluir para as redes. Aos 26, o segundo gol teria saído dos pés de Bruno Henrique se o goleiro Walter não tivesse feito uma grande defesa na finalização do atacante, quase na pequena área. O Rubro-Negro diminuiu o ritmo, mas manteve a partida sob controle diante de um rival que mostrava dificuldades para criar e ir além do meio-campo.

O cenário mudou no segundo tempo. Cuiabá voltou melhor do intervalo e passou a ocupar o campo do Flamengo por mais tempo. Os anfitriões tiveram grande chance para empatar aos dois minutos, mas Danilo Gomes, frente a frente com o goleiro Gabriel Batista, após passe milimétrico do também atacante Clayson, bateu ao lado. Aos seis, o Flamengo respondeu com chute do atacante Vitinho da entrada da área, que Walter defendeu. Pedro ficou com o rebote, mas parou no goleiro cuiabano.

Aos 19, o Dourado balançou as redes com o volante Camilo, de fora da área, na sobra de uma bola afastada pelo zagueiro William Arão. A arbitragem, porém, marcou impedimento do zagueiro Marllon na origem do lance. Os donos da casa seguiram empurrando os cariocas para o campo de defesa, mas com dificuldades para finalizar. Apesar da fraca atuação na etapa final, o Flamengo conteve a pressão e liquidou a fatura no fim. Aos 46, o atacante Rodrigo Muniz avançou pela direita e deixou o volante Thiago Maia livre na área para fazer o segundo gol rubro-negro.

O próximo compromisso de ambas as equipes é neste domingo (4). O Flamengo tem o clássico diante do Fluminense na Neo Química Arena, em São Paulo, às 16h (horário de Brasília). Mais tarde, às 18h15, o Cuiabá recebe o Atlético-MG na Arena Pantanal. Os duelos valem pela nona rodada do Brasileiro.

Mais cedo nesta quinta, também pela oitava rodada, o Atlético-MG desencantou no Campeonato Brasileiro. O Galo derrotou o Atlético-GO por 4 a 1 no Mineirão, em Belo Horizonte, encerrando uma sequência de duas derrotas consecutivas. Os mineiros saltaram para quinto lugar, com 13 pontos, a dois do Fortaleza. Os goianos sofreram a segunda derrota seguida e caíram para nono, com dez pontos e um jogo a menos.

O Atlético-MG teve a volta do meia Nacho Fernández e do atacante Marrony, recuperados de infecção pelo novo coronavírus (covid-19), e do atacante Jefferson Savarino (que defendeu a Venezuela na Copa América) para encarar o clube goiano. A equipe, porém, segue desfalcada por conta da competição continental de seleções e por lesões. A baixa mais recente foi o atacante Keno, que sentiu a região anterior da coxa esquerda.

O retorno do trio fez bem ao Galo, que foi amplamente dominante no primeiro tempo. O destaque, porém, foi Matías Zaracho. O meia balançou as redes duas vezes, aos 26 (em chute cruzado, dentro da área) e aos 36 minutos (em batida de fora da área, após pivô de Marrony). Aos 41 minutos, Savarino serviu Nacho, que marcou o terceiro dos mineiros. Antes do intervalo, o volante Marlon Freitas aproveitou o corte ruim do zagueiro Rever e descontou para os goianos.

Os anfitriões seguiram melhores no segundo tempo, com o atacante Hulk forçando o goleiro Fernando Miguel a trabalhar três vezes e quase marcando um golaço por cobertura. O Atlético-GO teve duas boas chances para descontar no jogo aéreo, em cabeçadas dos atacantes Lucão e Pablo Dyego, ambas (bem) defendidas pelo goleiro Everson. No fim, aos 43, Hulk lançou Nacho, que chutou de primeira e definiu o marcador.

Assim como o xará mineiro, o Atlético-GO joga fora de casa na próxima rodada. No domingo, às 20h30, o Dragão visita o Grêmio na Arena tricolor, em Porto Alegre.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

tech ESA Há 5 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama Luto Há 7 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

fama Redes Sociais agora mesmo

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Titanic Há 8 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 4 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Casais famosos Há 17 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 7 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina