MJ prorroga presença da Força Nacional na Terra Indígena Enawenê-Nawê

As ações “nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio” seguirá até 31 de agosto

© Força Nacional Arquivo/Agência Brasil

Justiça Força Nacional 06/07/21 POR Agência Brasil

Portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública prorroga, pela quarta vez, o emprego e apoio da Força Nacional de Segurança em apoio à Fundação Nacional do Índio (Funai) na Terra Indígena Enawenê-Nawê, em Mato Grosso. Com isso, as ações “nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio” seguirá até 31 de agosto.

PUB

A portaria nº 300 permite que a Força Nacional dê sequência ao trabalho de instalação do Plano de Barreiras Sanitárias, com o objetivo de impedir a entrada de não indígenas nas comunidades indígenas, sobretudo em territórios de povos isolados e de recente contato.

Apresentado ao Supremo Tribunal Federal em julho do ano passado, o Plano de Barreiras Sanitárias para os Povos Indígenas Isolado e de Recente Contato integra uma proposta mais ampla, o chamado Plano de Enfrentamento e Monitoramento da Covid-19 para Povos Indígenas Brasileiros, elaborado com apoio técnico de consultores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e contribuições de lideranças indígenas e Ministério Público Federal, entre outros órgãos públicos e entidades da sociedade civil.

Junto com as Bases de Proteção Etnoambiental e os Pontos de Apoio Intermitente, as barreiras sanitárias visam à proteção territorial das áreas da União de usufruto indígena. Basicamente, as barreiras são postos de controle de acesso onde agentes da Funai e profissionais de segurança pública atuam em parceria com os próprios indígenas.

O emprego de efetivos da Força Nacional na Terra Indígena Enawenê-Nawê foi autorizado em novembro de 2020, por meio da Portaria nº 641, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que inicialmente estabelecia que os agentes permaneceriam na região por 41 dias, ou seja, até 31 de dezembro.

Segundo a portaria publicada hoje, o prazo do apoio prestado pela Força Nacional de Segurança Pública poderá ser prorrogado, caso seja necessário.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Seis pessoas são presas por suspeita de estupro em abrigos no RS

economia DPVAT Há 11 Horas

Novo DPVAT: saiba o valor e como vai funcionar o novo imposto

brasil Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Nasa divulga imagens impressionantes das enchentes em Porto Alegre

mundo Polícia Há 20 Horas

'Menina lobo' que cresceu em bosque na Suíça é encontrada na Espanha

brasil Brasil Há 11 Horas

Quase 10 mil animais foram resgatados durante as enchentes no RS

fama MARIANA-DERDERIÁN Há 11 Horas

Estrela da TV chilena perde filho de 6 anos em incêndio trágico

mundo Youtuber Há 12 Horas

Youtuber mata colega a facadas durante live na Coreia do Sul

esporte Análise Há 10 Horas

Rivalidade sem fim: Quantos gols separam Cristiano Ronaldo e Messi?

mundo Animais Há 11 Horas

Concurso seleciona as fotografias de animais mais divertidas do ano; veja

brasil Tatu Há 12 Horas

Maior Tatu do mundo é fotografado na Serra da Canastra, em Minas Gerais