Eric Adams vence primárias democratas para Prefeitura de Nova York, indica projeção

Ele se tornou policial em 1984 e ascendeu rapidamente ao posto de capitão, segundo informações da Associated Press. Ficou nas polícia por 22 anos e, em 2006, disputou o Senado estadual, para o qual foi eleito

© Getty

Mundo NOVA YORK-ELEIÇÕES 07/07/21 POR Folhapress

GUARULHOS, SP (FOLHAPRESS) - O ex-policial Eric Adams, 60, venceu as primárias democratas para a Prefeitura de Nova York, segundo mostram os últimos resultados divulgados na noite desta terça-feira (6). Caso eleito no pleito marcado para novembro, ele será o segundo prefeito negro da cidade –o único foi David Dinkins, morto em 2020, que ocupou o posto de 1990 a 1993.

PUB

Atual presidente do distrito de Brooklyn, Adams tem conduzido sua campanha em torno de pautas como a segurança pública e o combate ao racismo nas forças policiais.

"Embora ainda haja uma quantidade muito pequena de votos a serem contados, os resultados são claros: uma coalizão histórica liderada por nova-iorquinos da classe trabalhadora nos levou à vitória nas primárias", disse o político em comunicado logo após os resultados. "Agora devemos focar em vencer em novembro para que possamos cumprir a promessa de uma cidade para aqueles que estão comprometidos com um futuro seguro, justo e acessível", acrescentou.

A apoiadores, Adams, conhecido como um democrata moderado, comentou também sobre as reformas que pretende empreender na segurança pública. "Se as vidas negras realmente importam, não podemos ser apenas contra o abuso policial", disse. "Temos que ser contra a violência que está destruindo nossas comunidades."

Ele se tornou policial em 1984 e ascendeu rapidamente ao posto de capitão, segundo informações da Associated Press. Ficou nas polícia por 22 anos e, em 2006, disputou o Senado estadual, para o qual foi eleito.

Na disputa democrata, logo depois de Adams está Kathryn Garcia, uma funcionária pública do departamento de saneamento, e Maya Wiley, professora e ex-conselheira de Bill de Blasio, atual prefeito nova-iorquino. Até março, o favorito era Andrew Yang, empresário de origem asiática da área de tecnologia, que, no entanto, desidratou ao longo da campanha.

A participação nas primárias foi de apenas 26%.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Aciente Rondônia Há 13 Horas

Cantora Ana Paula Vieira e vereador Marcelo Stocco morrem em acidente

fama Rio Grande do Sul Há 7 Horas

Juliana Didone pede desculpas por vídeo sobre chuvas no Rio Grande do Sul

brasil Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Mãe que perdeu uma das gêmeas nas enchentes: "Esse vazio será eterno"

fama NADJA-HADDAD Há 14 Horas

Nadja Haddad perde um dos gêmeos e desabafa:‘Parte de mim morreu'

fama Paulo Cesar Pereio Há 15 Horas

Morre ator Paulo César Pereio, ícone do cinema e teatro

mundo Vulcão Há 11 Horas

Trovoada e erupção vulcânica ocorrem simultaneamente na Guatemala; veja

brasil Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Defesa Civil alerta para novas 'inundações severas' no RS

mundo Viral Há 13 Horas

Convidada adiciona criança a lista de casamento e deixa noiva furiosa

fama Kim Kardashian Há 11 Horas

Kim Kardashian mostra luxuosa festa de aniversário do filho

mundo Austrália Há 13 Horas

Piloto pousa avião sem trem de pouso em Newcastle, na Austrália; veja