Torne a sua casa menos tóxica com estas dicas de limpeza

Sem saber, no lar podem habitar e circular milhões de bactérias e partículas nocivas à saúde. Assim, é necessário tomar alguns comportamentos de forma a tornar a sua casa menos tóxica e mais saudável

© Shutterstock

Lifestyle Limpar a casa 13/08/21 POR Notícias ao Minuto Brasil

Não imagina a quantidade de bactérias que andam no ar do seu lar, começa por escrever o Ekonomista. Mas não desespere pois sabia que há comportamentos que pode adotar para tornar a sua casa menos tóxica? A verdade é que não é possível termos um espaço totalmente à prova de bactérias. Ainda assim, existem alguns passos que podemos dar no sentido de tornar a nossa casa menos tóxica. Tome nota.

PUB

Arejar a casa

Se há uma coisa simples e eficaz para tornar o ar interior mais saudável é mesmo a questão de ganhar o hábito de arejar diariamente a casa

Assim, abra as janelas sempre que possível, mas sobretudo quando estiver utilizando produtos de limpeza, quando cozinhar ou estiver a tomar banho. Além disso, deve também evitar o uso abusivo de velas ou incenso em salas pequenas e sem circulação de ar, revela a plataforma.

Escolher as tintas certas

Para o Ekonomista, uma forma de tornar a sua casa menos tóxica é utilizar tinta etiquetada como 'ecofriendly' ou com componentes naturais, pois estes produtos têm baixos níveis de compostos orgânicos voláteis (VOC). Nesse sentido, tente verificar a composição das tintas e prefira as mais amigas do ambiente.

Utilizar produtos de limpeza ecológicos

Existem muitos produtos de limpeza ecológicos que não apenas não libertam químicos e são mais amigos do ambiente, como também são mais benéficos para a nossa saúde, sendo alguns, por exemplo, antialérgicos.

Assim, estará a contribuir para uma casa menos tóxica e, consequentemente, um ambiente melhor para a nossa saúde.

Reduzir o plástico

O Ekonomista deixa o alerta: O bisfenol A (chamado BPA) encontra-se em muitos produtos de plástico e pode ser ingerido ou absorvido através do contato com a pele, o que pode ser nocivo para a nossa saúde.

Por isso, prefira recipientes de vidro ou pelo menos aqueles que garantem que são livres deste componente e reduza o uso de plástico em casa.

Fazer a verdadeira caça ao pó

O pó de ambientes interiores é composto por produtos químicos diversos e acumula vários componentes nada saudáveis para os habitantes de uma casa. Os passos mais simples e eficazes para conseguir reduzir a exposição incluem:

Lavar as mãos com água e sabão de forma recorrente, mantendo o pó doméstico ao mínimo;Limpar o pó com um pano úmido e utilizar um aspirador com filtro de ar de alta eficiência (Hepa).

Tirar os sapatos

Este hábito asiático pode ser algo a adotar em sua casa como forma de torná-la num espaço mais saudável, revela o Ekonomista. Isto porque, mesmo quando os sapatos estão aparentemente limpos, continuam a possuir uma elevada quantidade de bactérias e impurezas.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 11 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 18 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 18 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 18 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 18 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama Rio de Janeiro Há 17 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

fama MADONNA-RIO Há 11 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda