Rashford, Sancho e Saka, da Inglaterra, sofrem ataques racistas após vice da Euro

Nas redes sociais, após a partida, Saka foi chamado de macaco e recebeu xingamentos racistas e também xenofóbicos (que mandavam ele voltar para a Nigéria, nação de seus pais)

© Getty IMages

Esporte FUTEBOL-RACISMO 12/07/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Marcus Rashford, Jadon Sancho e Bukayo Saka. Os três jogadores da Inglaterra que perderam seus pênaltis na final da Eurocopa, neste domingo (11) sofreram ataques racistas logo após a partida.

PUB

Nas redes sociais, após a partida, Saka foi chamado de macaco e recebeu xingamentos racistas e também xenofóbicos (que mandavam ele voltar para a Nigéria, nação de seus pais).

Ofensas semelhantes foram direcionadas a Sancho e Rashford, ambos atletas negros. Os dois entraram nos últimos instantes da prorrogação, atuaram pouco e também erraram suas cobranças.

Para Saka, 19, promovido ao time principal do Arsenal há dois anos, foi sua primeira disputa de penalidades na carreira. Ficou sob sua responsabilidade a quinta e decisiva cobrança, que selou a vitória da Itália depois da defesa do goleiro Donnarumma.

A partida em Wembley, que começou com todos os jogadores ajoelhados contra o preconceito, terminou com uma enxurrada de ofensas racistas após o apito final.

A Polícia de Londres disse que os abusos são "totalmente inaceitáveis", que "não vai tolerar" esse tipo de comportamento e que os casos serão investigados.

Técnico da Inglaterra, Gareth Southgate afirmou após o jogo que os abusos são imperdoáveis. "Não é isso que nós defendemos", disse o treinador.

"É minha decisão sobre quem bate os pênaltis", completou, dizendo estar orgulhoso dos jogadores.

A final da Eurocopa foi a primeira de um torneio importante que a Inglaterra disputou desde a decisão da Copa do Mundo de 1966, também em Wembley, quando foram campeões.

Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, afirmou que os jogadores devem "ser louvados como heróis, não abusados racialmente nas redes sociais".

A Football Association (FA), a entidade máxima do futebol inglês, afirmou que "qualquer um por trás deste comportamento nojento não é bem-vindo" e que irá dar suporte aos atletas, pedindo a "punição mais dura possível" para os responsáveis.

O príncipe William que estava no estádio para a partida, afirmou que "é totalmente inaceitável que os jogadores tenham que suportar esse abominável comportamento". Ele é também presidente da FA.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 5 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 12 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 13 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 13 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 5 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 13 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

brasil Brasil Há 2 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

fama Rio de Janeiro Há 12 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento