Os benefícios surpreendentes de ver filmes para a saúde

Aprende-se muito mais do que se julga

Os benefícios de ver filmes

Assistir filmes podem ter vários benefícios para você e sua saúde. Veja!

©

Shutterstock

Terapia de cinema

A terapia de cinema existe e é uma forma de superar problemas mentais. De certa maneira, pode ajudar as pessoas a lidar com pensamentos negativos.

©

Shutterstock

Mecanismos de superação

Como todos sabemos, a saúde mental depende muito de termos mecanismos de superação para lidarmos com as dificuldades. A terapia de cinema pode na verdade ser usada para alterar pensamentos negativos, maus hábitos e ajudar as pessoas a lidar com a vida.

©

Shutterstock

Os filmes podem refletir as nossas lutas

A ideia é escolher um filme que reflita os nossos problemas e estado mental, para que aquilo que visualizamos nos posso informar sobre como podemos ultrapassar os nossos obstáculos.

©

Shutterstock

Dependência

Por exemplo se tem um ente querido que se debate com algum tipo de dependência, poderá querer ver o filme 1994, When a Man Loves a Woman, com Andy Garcia e Meg Ryan.

©

BrunoPress

Ajudar-nos a perceber as nossas vidas

Não se aplica apenas a pessoas em situações difíceis. Os filmes podem ajudar qualquer pessoa a perceber melhor a sua vida e a si própria. Por exemplo, um aspirante a músico profissional poderá aprender algo vendo o filme Whiplash, de 2014

©

BrunoPress

Rir é super saudável

Por exemplo, as comédias fazem-nos rir, e 15 minutos de riso são tão benéficos como 15 minutos de exercício, de acordo com o cardiologista Dr. Michael Miller da Universidade de Maryland.

©

Shutterstock

Rir e stress

Rir melhora o bem-estar ao reduzir as hormônios do stress.

©

Shutterstock

Comédias e pressão sanguínea

De acordo com um estudo da Universidade do Maryland, as comédias fazem dilatar os vasos sanguíneos em 22%, baixando a pressão sanguínea e reduzindo o stress.

©

Shutterstock

Filmes depressivos e química cerebral

Curiosamente, os filmes tristes também têm um efeito positivo na nossa química cerebral, aumentando as endorfinas, que são químicos associados à tolerância à dor.

©

Shutterstock

Filmes de terror e sistema imunitário

Aqui está uma informação intrigante: ver filmes de terror pode aumentar o número de glóbulos brancos, que são responsáveis pela sua resposta imunológica.

©

Shutterstock

Escapismo

Ver filmes, tal como ler um livro, é uma forma de 'se levar para outro lugar'. O escapismo é qualquer coisa que nos distrai da realidade. É a forma como aliviamos o stress.

©

Shutterstock

Uma experiência partilhada

O cinema é um fenômeno social. É uma forma prazerosa de duas ou mais pessoas partilharem uma história ou uma experiência ao mesmo tempo. Se bem que as pessoas podem também o fazer com livros, é muito mais comum lerem sozinhas.

©

Shutterstock

Ver filmes aproxima as pessoas

Desta forma, ver um filme aproxima as pessoas. Realmente, o que há de melhor do que nos aconchegarmos com os nossos entes queridos e ver um bom filme?

 

©

Shutterstock

São inspiradores

Os filmes podem inspirar-nos a sermos melhores pessoas. Nos nossos relacionamentos, no nosso percurso pessoal para nos tornarmos o herói da nossa história, ou de modo a trabalharmos para alcançarmos os nossos sonhos.

©

Shutterstock

Their messages can be long lasting

Todos nós temos a nossa citação cinematográfica favorita que nos ajuda a superar os tempos difíceis, o que significa que a mensagem do filme tem um impacto sobre nós.

 

©

Shutterstock

São informativos

Os filmes podem manter-nos informados sobre o mundo que nos rodeia. Embora normalmente descrevam situações e personagens ficcionais, essas personagens são frequentemente baseadas em elementos reais.

©

Shutterstock

Os filmes podem ser plenos de sabedoria

Por exemplo embora Jack Dawson e Rose DeWitt Bukater nunca tenham existido no Titanic, os temas desse filme de 1997 que exploram o amor e as fronteiras criadas por status sociais são relevante em muitos contexto da vida real.

© BrunoPress

As crianças também aprendem a falar visualizando filmes

Pode não ser tão bom, em termos de vocabulário, como ler um livro, mas não é totalmente inútil. As crianças pequenas aprendem frequentemente uma língua ao verem desenhos animados.

©

Shutterstock

As crianças também aprendem preciosas lições de vida com os filmes

E não é tudo aquilo que as crianças (e adultos) Aprendem ao ver filmes: Também aprendem preciosas lições de vida. Por exemplo os filmes da Disney estão repletos de mensagens profundas.

©

BrunoPress

Praticamente toda a gente aprende com documentários

Também podemos aprender com temas e questões da vida real visualizando documentários. De certa forma, os filmes mantém-nos informados. Quantas pessoas aprenderam sobre Hitler maioritariamente através de comentários?

©

Getty Images

Uma nova perspetiva

Os filmes, de ficção ou não, podem dar-nos uma perspetiva que de outra forma nunca teríamos. Os filmes fazem-nos pensar, imaginar e questionar a estrutura da sociedade.

©

Shutterstock

Filmes de fantasia e a criatividade

Os filmes de fantasia podem estimular a criatividade em crianças. Os estudos mostram que quando as crianças vêem filmes como por exemplo os da série do Harry Potter, tem mais facilmente ideias criativas.

©

BrunoPress

As aplicações da criatividade são infinitas

Como todos sabemos, ser criativo não é apenas últimas nas nossas carreiras, mas também ajuda na resolução de problemas, que é provavelmente a competência mais importante que podemos aprender nas nossas vidas.

©

Shutterstock

Os filmes podem ser interpretados subjetivamente

Os filmes são tanto uma forma de arte como a música ou a pintura. Podem querer dizer algo diferente para cada indivíduo.

 

©

Shutterstock

Incorporam muitas formas de arte diferentes

Os filmes requerem as competências técnicas de engenheiros de som, designers de guarda-roupa, argumentistas, produtores, atores, e muito mais. Essencialmente, estamos a absorver quase todas as formas de arte quando vemos um filme.

©

Shutterstock

Questionar os benefícios dos filmes é questionar a validade da arte

Se alguma coisa que aprendemos com a pende Mia, é que as lições não precisam de ser vividas para serem aprendidas. Podemos aprender com filmes, música, livros, e mais. Questionar a validade do cinema é essencialmente questionar a validade arte.

©

Shutterstock

Os filmes expressam aquilo que as palavras, a música e a pintura não conseguem

A arte existe para ensinar aquilo que a vida e as palavras não conseguem. Ir ao cinema não está ao alcance de toda a gente, mas quase toda a gente pode aconchegar-se no seu sofá de vez em quando e apreciar uma boa fita. As boas notícias é que pode ser bom pra nós se o abordarmos de forma correta.

Fontes: (Breo Box) (Change Your Mind Change Your Life)

©

Shutterstock

Lifestyle Cinema 21/07/21 POR Notícias ao Minuto Brasil


Seria fácil presumir que ver filmes é algo passivo e uma perda de tempo. Isto poderá ser verdade para alguns filmes. No entanto é raro.

PUB

Os filmes simplesmente não tem o mesmo nível de passividade como tem a visualização de vídeos no YouTube por exemplo. Os filmes podem ser difícil de entender, podem evocar emoções e fazer pensar… Muitos filmes requerem a nossa plena atenção durante horas a fio. De fato, podem ser uma forma de escapismo.

Clique na galeria para saber mais...

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 9 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 10 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 11 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 11 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 12 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 9 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 12 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

economia REINHART-KOSELLECK Há 10 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama SAMARA-FELIPPO Há 7 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 6 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico