Diretor da OMS diz que risco de contaminação por covid na Olimpíada é inevitável

Tedros Adhanom destacou que "não há risco zero na vida" e afirmou que o Japão "pode dar coragem a todo o mundo" com a realização dos Jogo

© Reuters

Mundo OMS 21/07/21 POR Estadao Conteudo

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou nesta quarta-feira que o risco de contaminação por covid-19 na Olimpíada de Tóquio é inevitável. Por isso, ele acredita que os Jogos não devem ser avaliados pelo número de casos que serão registrados até o dia 8 de agosto, data de encerramento do grande evento esportivo.

PUB

"A marca do sucesso do evento não é registrar nenhum caso de covid-19. É garantir que todos os casos sejam identificados, isolados, investigados e cuidados o mais rápido possível para que a transmissão seja interrompida", declarou o dirigente da OMS, em reunião com o Comitê Olímpico Internacional (COI), na capital japonesa.

Tedros Adhanom destacou que "não há risco zero na vida" e afirmou que o Japão "pode dar coragem a todo o mundo" com a realização dos Jogos. "Que os raios de esperança desta terra iluminem um novo amanhecer por um mundo mais saudável, seguro e justo. É sincera a minha esperança que os Jogos de Tóquio sejam bem-sucedidos."

O número de casos de covid-19 relacionados à Olimpíada chegou a 79 no Japão nesta quarta-feira, com novos atletas apresentando testes positivos para o novo coronavírus. Especialistas temem que o evento possa espalhar o vírus por mais países, aumentando, claro, o número de casos também em solo japonês.

Apesar das sua mensagem de esperança junto ao COI, o diretor-geral da OMS aproveitou a ocasião para reprovar a forma como a pandemia vem sendo tratada na maior parte dos países. "A pandemia é um teste e o mundo está sendo reprovado", declarou. Ele disse também que é uma "enorme injustiça" que 75% das vacinas do mundo contra a covid-19 estejam concentradas em apenas dez países.

O dirigente alertou que a pandemia ainda não acabou. E disse que muitos estão vivendo num "paraíso dos tolos" porque acreditam no fim da pandemia apenas porque a transmissão está controlada em seus países. "A pandemia vai acabar quando o mundo decidir que quer encerrá-la. Está nas nossas mãos", afirmou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Real Madrid Há 22 Horas

Cinco brasileiros estão entre os times com as camisas mais valiosas do mundo

mundo Tenerife Há 19 Horas

Espanha: filho é preso por esconder corpo da mãe durante 6 meses em casa

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 4 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

fama Rio Grande do Sul Há 3 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

fama BELO-CANTOR Há 1 Hora

'Ainda não estou bem, mas tenho que superar', diz Belo sobre fim do casamento com Gracyanne

fama MADONNA-CANTORA Há 22 Horas

Luciano Huck se encontra com Madonna, mas não grava entrevista para Domingão

fama Relacionamentos Há 19 Horas

Casais que se apaixonaram nos sets de filmagens: Quem segue junto?

mundo RÚSSIA-DEFESA Há 22 Horas

Kit para bomba 'burra' da Rússia muda cenário na Guerra da Ucrânia

brasil RS Há 18 Horas

Guaíba tem alerta de inundação extrema e portão 14 rompe em Porto Alegre

brasil SAÚDE-TRANSPLANTE Há 22 Horas

USP se prepara para fazer transplantes de órgãos de porcos para humanos