Seu Jorge e Mel Lisboa estrelam podcast de ficção científica 'Paciente 63'

A história começa em 2022, quando um viajante do tempo chega do futuro para alertar sobre o fim do mundo

© shutterstock

Cultura PODCAST-LANÇA 22/07/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um futuro distópico, mas não tão distante da realidade, é apresentado nas vozes do cantor Seu Jorge, 51, e da atriz Mel Lisboa, 39, no novo podcast de ficção científica original Spotify, "Paciente 63". A história começa em 2022, quando um viajante do tempo chega do futuro para alertar sobre o fim do mundo.

PUB

O paciente 63, Pedro Roiter, tem uma voz já conhecida por muitos brasileiros, de músicas como "Burguesinha" (2007) e "Amiga Da Minha Mulher" (2011). Seu Jorge conta que é sua primeira experiência trabalhando apenas com a voz e que aprendeu muito durante o processo.

"Nesse negócio eu tinha a Mel, o texto e o microfone", brinca.

"Sei da memória do público brasileiro em relação às radionovelas, que eram feitas de forma diferente, ao vivo", pontua o cantor, ressaltando que hoje é possível adicionar elementos na pós-produção e refazer o que não estava bom. "Eu mesmo refiz um monte de coisa, impliquei muito com a minha voz."

Para Mel Lisboa, além de saber usar a voz, ao fazer um podcast é importante dar margem para que os ouvintes imaginem roupas, cenários e até mesmo o rosto dos personagens. "Esse conteúdo de áudio, na ficção, se assemelha à literatura, porque incentiva a capacidade imaginativa do ouvinte."

A atriz afirma que ouvir é parte fundamental da história e que sua personagem em "Paciente 63", a doutora Elisa, é a porta de entrada para a história, já que ela é "a ouvinte" de Pedro Roiter. Ao longo dos episódios é construído um embate entre a "muralha de certezas" da profissional e a loucura que o paciente relata como futuro.

A trama apresenta os próximos anos como uma sequência de pandemias. O paciente 63 não se considera integrante da Geração Z ou Millennial, mas sim parte de uma "geração entre pandemias". Ao longo dos episódios, a troca entre o paciente e a terapeuta fica cada vez mais intensa e desperta uma dúvida do que pode ou não ser real.

Na avaliação de Mel Lisboa, abordar pandemias pode causar identificação e até mesmo insegurança sobre o futuro da humanidade. Seu Jorge ressalta que, na história, Pedro Roiter busca uma única pessoa que desencadeou o fim do mundo.

Para ela, boas obras de ficção científica precisam de verossimilhança. "Não é verdade, mas poderia ser, e é isso que nos causa angústia", afirma. Seu Jorge complementa dizendo que o podcast "traz questões que ainda não vivemos, mas estamos muito próximos de viver, e isso nos aflige muito".

A atriz afirma que os episódios "dialogam diretamente com a nossa realidade", bem como "com nossas certezas e inseguranças". Para o cantor, o que mais desperta angústia na humanidade é não saber do futuro, em especial após a pandemia de Covid-19. "Estamos vivendo uma distopia", completa Lisboa.

Quanto ao futuro, Seu Jorge diz ver a ciência como peça fundamental. "Isso é reflexo de hoje, da luta que a ciência está tendo para ter credibilidade, para não ser negada", explica.

A áudio série "Paciente 63" estreia nesta quinta-feira (22). O projeto original Spotify tem roteiro e criação de Julio Rojas e vozes adicionais de Veridiana Toledo, Heitor Goldflus, Nelson Baskerville, Marcelo Galdino, Clara Carvalho, Rafael Maia e Lavinia Lorenzon.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Santos Há 10 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

politica CHUVA-RS Há 5 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 14 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama MADONNA-RIO Há 13 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama Bruce Willis Há 14 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

fama MADONNA-RIO Há 8 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama BERNARD-HILL Há 7 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

brasil Rio Grande do Sul Há 10 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

fama Rio de Janeiro Há 14 Horas

Madonna encerra show histórico em Copacabana com homenagem a Michael Jackson

brasil CHUVA-RS Há 7 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'