No sufoco, vôlei feminino supera República Dominicana por 3 sets a 2 em Tóquio

Nesta terça-feira, o time comandado pelo técnico José Roberto Guimarães derrotou a República Dominicana por 3 sets a 2 - com parciais de 22/25, 25/17, 25/13, 23/25 e 15/12

© Getty

Esporte Vôlei feminino 27/07/21 POR Estadao Conteudo

A seleção brasileira feminina de vôlei teve grandes dificuldades para conseguir a sua segunda vitória nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Nesta terça-feira, o time comandado pelo técnico José Roberto Guimarães derrotou a República Dominicana por 3 sets a 2 - com parciais de 22/25, 25/17, 25/13, 23/25 e 15/12.

PUB

Um dos pontos fortes da seleção brasileira foi a variação ofensiva, com ataques no meio pelas centrais. O Brasil enfrentou dificuldades diante do bloqueio forte das dominicanas e só conseguiu a vantagem quando diversificou os ataques, usando todas as atletas para definir os pontos. Individualmente, Fernanda Garay fez grande partida e anotou 26 pontos. Gabi e Carol Gattaz também tiveram boas atuações no ataque. A próxima partida será diante da Sérvia, nesta quinta-feira.

No primeiro set, o bloqueio dominicano parou as atacantes brasileiras. Explorando a estatura de suas atletas, a rival fez um muro, quase sempre com bloqueios duplos. O Brasil só levou vantagem quando explorou sua maior qualidade técnica. Mas não conseguiu se distanciar no placar que registrou empates no início (7 a 7) e na metade do set (16 a 16).

Foram os bloqueios que definiram o set. O 22º ponto foi conquistado assim, diante do ataque paralelo de Tandara. Para fechar o primeiro set, Martinez atacou o bloqueio brasileiro, e a bola foi para fora. República Dominicana fechou o primeiro set em 25 a 22.

No segundo set, o Brasil começou a sacar melhor. Isso criou problemas para a recepção rival. Foi assim que Garay conseguiu uma boa sequência e o Brasil abriu 10 a 4. Com a vantagem, o Brasil se mostrou mais confiante e intenso.

Com as dificuldades de Tandara para encaixar os ataques por causa do forte bloqueio, o Brasil passou a variar sua produção ofensiva e explorar as centrais. Em uma bola de primeiro tempo, Carol abriu 15 a 10. Em seguida, Gabi fez 18 a 11. Essa variação abriu caminho para Tandara enfrentar bloqueios simples nas pontas, o que aumentou seu rendimento no jogo. Aos poucos, a atacante foi recuperando seu poder de decisão e abriu o placar em 20 a 12. A vantagem obtida durante a passagem de Fernanda Garay pelo saque se manteve ao longo do set. Impondo seu ritmo e errando pouco, o Brasil fechou o set de forma consistente em 25 a 17 e empatou o jogo em 1 a 1.

No terceiro set, o equilíbrio voltou a ser a tônica do jogo. Depois de abrir 9 a 6, a maior diferença no início do set, as dominicanas se recuperaram e reduziram a distância para dois pontos. Foram as centrais que ampliaram a vantagem do Brasil para 23 a 13 - dez pontos de diferença. Também foi decisiva a variação de ataques e o saque forçados, obrigando as dominicanas ao erro. Deu tudo certo para o Brasil. Com tranquilidade, o Brasil fechou a partida e reafirmou a supremacia técnica das brasileiras.

O quarto set começou com uma disputa de 41 segundos. As dominicanas, no entanto, recuperaram a força ofensiva, com saque forçado, e voltaram ao padrão do primeiro set. Elas bloqueavam e brigavam por todas as bolas. Com isso, conseguiram abrir 9 a 5. Uma das estratégias foi explorar os bloqueios brasileiros, sem o confronto direto. Com isso, Martínez conseguiu pontos em alguns contra-ataques. Na reta final, as dominicanas abriram 18 a 15, mas o Brasil conseguiu buscar a igualdade em 23 pontos. No bloqueio em Gabi, as dominicanas fecharam o set em 25 a 23 e empataram o jogo.

No quinto set, as dominicanas conseguiram marcar bem os ataques de força, principalmente de Tandara, e abriram 6 a 4. Voltando a sacar bem, o Brasil empatou o set por 7 a 7. A vantagem de dois pontos (13 a 11) foi conquistada novamente com a variação dos ataques, principalmente pelo meio. Gabi conseguiu o 14º ponto atacando do fundo. A mesma Gabi fechou o jogo, ressaltando sua grande atuação.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

tech ESA Há 21 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 20 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

brasil Paraíba Há 20 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 21 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 23 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 16 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 21 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 23 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes

brasil Rio de Janeiro Há 22 Horas

Mãe e filha passam os dias em McDonald's no Leblon, no Rio de Janeiro

fama Casais famosos Há 16 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)