Homens e mulheres podem agora orar juntos no Muro das Lamentações

A decisão foi aprovada, apesar da oposição dos membros dos partidos ultra ortodoxos Shas e Judaísmo Unido da Torá, além dos ministros do conservador Likud, Ze'ev Elkin, e do Lar Judaico, Uri Ariel, informou a imprensa local

© Reuters

Mundo Profissão 31/01/16 POR Notícias Ao Minuto

O governo israelense aprovou neste domingo (31) uma histórica iniciativa para que homens e mulheres possam rezar juntos no Muro das Lamentações, uma medida que grupos progressistas judeus defendiam havia duas décadas. A decisão foi aprovada, apesar da oposição dos membros dos partidos ultra ortodoxos Shas e Judaísmo Unido da Torá, além dos ministros do conservador Likud, Ze'ev Elkin, e do Lar Judaico, Uri Ariel, informou a imprensa local.

PUB

A iniciativa estabelece a abertura de uma nova esplanada de rezas na frente do Muro das Lamentações, o lugar mais sagrado do judaísmo, de modo que homens e mulheres possam rezar juntos como costuma acontecer nas sinagogas de conservadoras e reformistas do judaísmo. Até agora, o Muro era controlado pela corrente ultra ortodoxa, de modo que as rezas eram feitas separadamente em duas esplanadas divididas por uma pequena cerca.

O jornal "Yedioth Ahronoth", o de maior tiragem no país, qualificou a decisão de "histórica" pelo valor que representa o reconhecimento do direito de grupos progressistas a rezar nesse lugar sagrado de acordo com seus ritos.

Segundo a agência “F”, o executivo israelense destinará mais de US$ 10 milhões ao plano de criação de um novo lugar de culto no trecho sul do Muro, que há 2 mil anos servia de contenção à esplanada do bíblico templo de Jerusalém. Hoje, nesse lugar há um parque arqueológico, que ficará sob a nova esplanada, de acordo com o projeto.

Outro dos aspectos cruciais da resolução é que, ao contrário da situação atual, a ortodoxia não terá a custódia da nova esplanada, rompendo com o monopólio que esta corrente tinha do lugar. O novo local de rezas, a poucos metros dos outros dois ortodoxos, será administrado por uma comissão mista com representantes das correntes conservadora e progressista, delegados do governo, das Mulheres do Muro e da Agência Judaica, o órgão que administra as relações com os judeus da diáspora

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 20 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 22 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

brasil CHUVA-RS Há 18 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

fama Sean Diddy Combs Há 22 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 22 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 21 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 23 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 23 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 21 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

tech Apple Há 23 Horas

O iPhone 16 poderá ter melhor bateria do que o antecessor