Judô brasileiro registra em Tóquio o pior desempenho desde 2004 em Olimpíadas

Se por um lado Daniel Cargnin (até 66 kg) e Mayra Aguiar (até 78 kg) ajudaram o esporte a manter a escrita de subidas ao pódio desde Los Angeles-1984, por outro é o pior desempenho desde Atenas-2004

© Getty Images

Esporte Judô 31/07/21 POR Folhapress

CARLOS PETROCILOTÓQUIO, JAPÃO (FOLHAPRESS) - Esporte que mais medalhas olímpicas garantiu ao Brasil em Olimpíadas, o judô brasileiro se despede de Tóquio com duas de bronze e uma ponta de decepção pelo desempenho por equipes no último dia de competições.

PUB

Se por um lado Daniel Cargnin (até 66 kg) e Mayra Aguiar (até 78 kg) ajudaram o esporte a manter a escrita de subidas ao pódio desde Los Angeles-1984, por outro é o pior desempenho desde Atenas-2004.Naquela edição, aliás, Leandro Guilheiro e Flávio Canto foram os únicos a ganhar o bronze.

Neste sábado (31), havia a expectativa de o Brasil brigar por medalha no judô por equipe e igualar o desempenho de 2008 e 2012. Porém, o time perdeu para a Holanda nas quartas de final e, na repescagem, não resistiu ao time de Israel.

Ao analisar o desempenho dos brasileiros no Japão, o gestor de alto rendimento da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Ney Wilson, afirmou que a pandemia atrapalhou o processo de preparação, principalmente com o cancelamento de torneios e dificuldade de treinar em outros países. Tudo isso em meio à necessidade de lapidar novos judocas.

"Estamos passando por uma renovação, e a gente teve muita dificuldade na nossa preparação. O atleta jovem precisa rodar mais, treinar mais, e a pandemia dificultou bastante. Conseguimos algumas alternativas, mas não foi suficiente", diz Wilson.

"Tenho certeza que esses atletas superaram muitas dificuldades para chegar aqui, cada um entregou tudo o que pôde. Faltou, de fato, uma preparação melhor por falta de um intercâmbio."A modalidade contabiliza 24 medalhas no total: são quatro de ouro, três de prata e 17 de bronze.

Apesar da preparação problemática no último ciclo, Ney Wilson enalteceu a campanha de Cargnin, que deixou o Nippon Budokan com o bronze após vencer o israelense Baruch Shmailov. "A gente trouxe um rosto novo [Cargnin], uma cara nova à imprensa, porque sabemos do potencial dele", afirmou o gestor da CBJ.Relembre abaixo todos os medalhistas olímpicos brasileiros do judô:Munique-1972Chiaki Ishii (bronze na categoria -93 kg)Los Angeles-1984Douglas Vieira (prata na categoria -95 kg)Walter Carmona (bronze na categoria -86 kg)Luiz Onmura (bronze na categoria -71 kg)Seul-1988Aurélio Miguel (ouro na categoria -95 kg)Barcelona-1992Rogério Sampaio (ouro na categoria -85 kg)Atlanta-1996Aurélio Miguel (bronze na categoria -95 kg)Henrique Guimarães (bronze na categoria -65 kg)Sydney-2000Tiago Camilo (prata na categoria -73 kg)Carlos Honorato (prata na categoria -90 kg)Atenas-2004Leandro Guilheiro (bronze na categoria -73 kg)Flávio Canto (bronze na categoria -81kg)Pequim-2008Ketleyn Quadros (bronze na categoria -57 kg)Leandro Guilheiro (bronze na categoria -73kg)Tiago Camilo (bronze na categoria -81kg)Londres-2012Sarah Menezes (ouro na categoria -48 kg)Mayra Aguiar (bronze na categoria -78 kg)Felipe Kitadai (bronze na categoria -60 kg)Rafael Silva (bronze na categoria +100 kg)Rio-2016Rafaela Silva (ouro na categoria -57 kg)Mayra Aguiar (bronze na categoria -78 kg)Rafael Silva (bronze na categoria +100 kg)Tóquio-2020Daniel Cargnin (bronze na categoria -66 kg)Mayra Aguiar (bronze na categoria -78 kg)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 17 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 18 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 19 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 20 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 20 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 20 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 15 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 17 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 14 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 18 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula