UFMG pede autorização para teste em humanos na criação de vacina contra Covid-19

A informação foi divulgada em nota do órgão subordinado ao Ministério da Saúde

© Getty

Lifestyle Estudos 01/08/21 POR Folhapress

GUSTAVO FIORATTISÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) pediu autorização à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para realizar testes em humanos da vacina SpiN-TEC, contra a Covid-19. A informação foi divulgada em nota do órgão subordinado ao Ministério da Saúde.

PUB

Os testes fazem parte das fases 1 e 2 do estudo clínico, e o pedido foi enviado nesta sexta-feira (30). Trata-se, segundo a agência, de uma vacina desenvolvida em parceria com a Fundação Ezequiel Dias (Funed). "A análise considerará a proposta do estudo, o número de participantes e os dados de segurança obtidos até o momento nos estudos pré-clínicos que são realizados em laboratório e animais", informou o órgão federal, em nota.Em uma reunião no dia 14 de junho, a agência já havia discutido com os pesquisadores da vacina detalhes sobre regulamentação para a submissão do pedido. Os testes preveem participação de milhares de pessoas, a um custo estimado de R$ 300 milhões.

Segundo texto publicado pela UFMG no último dia 22, a pesquisa contém um dossiê com dados e informações sobre o desempenho em testes pré-clínicos realizados em camundongos, hamsters e primatas. O texto diz que a previsão é que os testes em humanos comecem a ser feitos no fim de setembro, se houver a autorização pela Anvisa.

A vacina "não gerou efeitos colaterais adversos detectáveis e demonstrou a capacidade de produção de anticorpos tanto para proteína S quanto para a N", necessárias para a reprodução do coronavírus, segundo a universidade. Seria uma "construção aprimorada em relação aos imunizantes que contemplam apenas a proteína S, na qual ocorre a maioria das mutações do novo coronavírus", prossegue.

"Ao associar a proteína S à N, esta mais estável e menos afetada pelas mutações responsáveis pelo surgimento de variantes do novo coronavírus conhecidas até momento, a SpiN-TEC tem potencial para combater um número maior de variantes do novo coronavírus", conclui.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 23 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 22 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 23 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 16 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 15 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 21 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 21 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 21 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 21 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

brasil CHUVA-RS Há 13 Horas

Temporais no RS deixam 10 mortos e 21 desaparecidos