Artistas restauram Escadão Marielle Franco, vandalizado com tinta vermelha

O local foi pichado na madrugada de sexta (30) com as frases "Viva Borba Gato", além dos números "666", que remetem a grupos neonazistas

© Reprodução/Twitter

Brasil Ataque 02/08/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um grupo de artistas e integrantes de movimentos sociais limparam e restauraram o escadão Marielle Franco, em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, na manhã deste sábado (31).

PUB

O local, com pintura em homenagem à vereadora carioca, assassinada em março de 2018, foi pichado na madrugada de sexta (30) com as frases "Viva Borba Gato", além dos números "666", que remetem a grupos neonazistas. No mesmo dia, um monumento a Carlos Marighella, líder da ALN (Ação Libertadora Nacional) na luta armada contra a ditadura militar, amanheceu coberto de tinta vermelha.

Os artistas removeram a tinta vermelha do painel em homenagem a Marielle e restauraram a pintura com o rosto da vereadora.

"Vamos arrumar e enfrentar os ataques ao legado de Marielle quantas vezes for necessário. Se querem destruição da imagem e das lutas dela, respondemos com construção", disse, nas redes sociais, Carolina Iara, co-vereadora da Bancada Feminista do Psol em São Paulo. Ela foi uma das que organizou a restauração do local.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, já havia informado que vai destinar recursos do MAR (Museu de Arte de Rua) para a restauração do painel instalado no escadão, com o rosto de Marielle. A obra é do artista Raulzito.

Os dois ataques desta sexta ocorreram dias após um grupo ter ateado fogo à estátua de Borba Gato, no bairro Santo Amaro, zona sul da capital paulista. Mas há grande diferença entre os alvos. A Marighella e Borba Gato se atribuem diversos crimes, entre os quais assassinatos, ao passo que Marielle Franco defendia causas de minorias e denunciava abusos policiais.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

tech ESA Há 23 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 22 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

brasil Paraíba Há 21 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 22 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Iraque Há 17 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 22 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Chile Há 23 Horas

Acidente com ônibus de turismo no Chile deixa duas brasileiras mortas e 33 feridos

fama Casais famosos Há 17 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama LUTO Há 22 Horas

Famosos lamentam morte de Anderson Leonardo, cantor do Molejo

politica Arthur Lira Há 23 Horas

Governo Lula nomeia indicado de Arthur Lira para substituir primo demitido no Incra