Como estimular os hormônios da felicidade

Aprenda a estimular a dopamina, oxitocina, serotonina e endorfinas

Como estimular os hormônios

Clique nas imagens e veja!

©

Shutterstock

Como funcionam os hormônios da felicidade

Os hormônios são produtos químicos produzidos por várias glândulas que enviam mensagens para todo o corpo. O seu aumento e decréscimo dão sinais ao seu corpo para acordar ou dormir, dizem-lhe se se sente satisfeito, feliz ou triste e muito mais. Esses químicos também são essenciais para o crescimento, metabolismo e reprodução.

©

Shutterstock

Porque conseguimos manipulá-los

Na verdade, os hormônios da felicidade são segregadas em resposta a fatores como ambiente, relacionamentos, dieta, exercício, etc. Isso significa que podemos ajudar a influenciar os nossos químicos que alteram o humor através de atividades quotidianas.

©

Shutterstock

Dopamina: o hormônio da recompensa

A prazerosa dopamina é uma grande parte do que nos faz sentir motivados e concentrados. É a chave para o sistema de recompensa do cérebro e faz-nos sentir felizes, ao mesmo tempo que nos mantém alerta. Aqui estão algumas coisas que pode fazer para estimular a dopamina…

©

Shutterstock

Completar uma tarefa

Todos sabemos como é bom riscar um item da nossa lista de tarefas, e isso é a dopamina a funcionar. Pode melhorar imediatamente o seu dia, começando com uma pequena lista de tarefas simples.

©

Shutterstock

Atividades de autocuidado

Quando reservamos tempo para nós, os nossos químicos cerebrais recompensam-nos. O autocuidado toma diferentes formas para cada pessoa, por isso pode ser uma boa refeição, um livro, etc.

©

Shutterstock

Comer

A dopamina é libertada naturalmente, não durante a atividade, mas na sua antecipação. Isto vale para comida, sexo, etc.

©

Shutterstock

Trabalhar em direção a um objetivo

Comemorar pequenas vitórias ao longo do caminho para atingir uma meta é uma ótima maneira de desencadear um pouco de dopamina e torná-la uma parte sustentável da sua vida.

©

Shutterstock

Ouvir música

Todos concordamos que ficamos instantaneamente mais felizes quando ouvimos uma música de que gostamos, por isso não será difícil convencê-lo(a) a fazer isso com mais frequência.

©

Shutterstock

Aprender algo novo

O prazer que vem de aprender algo novo, seja uma nova receita ou uma resposta a uma pergunta que sempre teve, vem da dopamina.

©

Shutterstock

Oxitocina: o hormônio do amor

A oxitocina é um hormônio de bem-estar que, na verdade, é essencial para promover o vínculo, a confiança e o amor. É particularmente ativa durante o parto, onde estimula as contrações. A oxitocina regula a resposta ao stress, tem sido associada à generosidade e desempenha um papel importante nos seus relacionamentos. Veja como aumentar os seus níveis…

©

Shutterstock

Brincar com um bebê

Mesmo depois de o bebê nascer, pode ajudar a desencadear a produção de oxitocina, principalmente com o toque, mas até com o contacto visual.

©

Shutterstock

Brincar com um cão

Curiosamente, os cães são uma das poucas espécies que conseguem desencadear a produção de oxitocina em humanos! Acredita-se que isso se deva em parte à história evolutiva de serem o melhor amigo do homem.

©

Shutterstock

Andar de mãos dadas ou abraçar-se

Seja romanticamente ou platonicamente, estas formas de toque são maneiras rápidas e fáceis de nos sentirmos mais próximos de alguém e, dessa forma, sentirmos os benefícios da oxitocina.

©

Shutterstock

Fazer um elogio

Faça algo simpático para alguém, seja elogiando-o pelo trabalho ou fazendo-lhe um favor. Essas formas de criação de laços são ótimas maneiras de nos sentirmos mais feliz.

©

Shutterstock

Receber uma massagem

Se não tem entes queridos perto de si, pode ainda assim ter acesso à oxitocina recebendo uma massagem.

©

Shutterstock

Mostrar afeto

Porque todos nós poderíamos dar ouvidos a este conselho com um pouco mais de frequência: mostre às pessoas na sua vida que as ama!

©

Shutterstock

Serotonina: o estabilizador de humor

A serotonina é o mais calmo dos hormônios da felicidade e está relacionado com o bem-estar e a felicidade a longo prazo. É um estabilizador de humor essencial, mas também ajuda a regular a digestão, a função cerebral e o ritmo circadiano.

©

Shutterstock

Uma dieta saudável

Até 90% da serotonina do seu corpo é produzida no intestino, por isso o primeiro passo é mantê-lo saudável. Uma dieta de alimentos vegetais ricos em fibras e apenas uma ingestão moderada de carne e gordura ajudará a criar as bactérias necessárias para um intestino saudável. Tente evitar carboidratos refinados e fast food e produtos de origem animal.

©

Shutterstock

Meditação

A meditação é uma das ferramentas mais eficazes na estabilização do humor e uma das maneiras mais fáceis de estimular a serotonina.

©

Shutterstock

Andar na Natureza

É muito importante sairmos de casa, porque a produção de serotonina é tão essencial para as funções do nosso corpo. A exposição regular ao sol também é uma forma adicional de mantermos o humor estável.

©

Shutterstock

Exercício

Está provado que o exercício aumenta os níveis de triptofano e serotonina e também a diversidade do microbioma intestinal, ajudando na produção de serotonina em dois níveis.

©

Shutterstock

Passar tempo com amigos próximos

Não dispense a noite com os amigos! Sentir-se valorizado entre os pares e estável nos seus relacionamentos com eles é uma maneira de ajudar a manter o fluxo da serotonina.

©

Shutterstock

Endorfinas: o analgésico

As endorfinas têm que ver com com alívio. Stress, desconforto e dor são combatidos por esse hormônio da felicidade, que inibe a transmissão dos sinais de dor no sistema nervoso central. Fazem isso ligando-se aos receptores opióides, que são a morfina natural do corpo.

©

Shutterstock

Riso

Rir em voz alta faz maravilhas pelo organismo! Veja uma comédia ou vá ver um espetáculo de comédia para obter os benefícios.

©

Shutterstock

Corrida ou exercício de alta intensidade

A famosa "moca do corredor" deve-se às endorfinas! Muitos tipos de exercícios aeróbicos ajudam a obter esse tipo de euforia.

©

Shutterstock

Comer chocolate negro

Como se precisássemos de mais motivos para comer mais chocolate…

©

Shutterstock

Criar música ou arte

Talvez uma inclusão surpreendente nesta lista, o ato de criar arte tem na verdade sido associado ao alívio da dor em muitos contextos, como a terapia de arte, por exemplo.

©

Shutterstock

Duche frio

Esta é um pouco mais difícil de vender, mas assim que ganhar coragem, verá porque há pessoas que não querem outra coisa.

Fontes: (Atlas) (Healthline)

©

Shutterstock

Lifestyle Saúde e bem-estar 09/08/21 POR Notícias ao Minuto Brasil


No final das contas, a felicidade é o valor mais procurado do mundo, e temos quatro hormônios principais responsáveis por isso. Serotonina, dopamina, oxitocina e endorfinas são os famosos hormônios da felicidade responsáveis por sensações e sentimentos como prazer, união, motivação e até amor.

PUB

Os hormônios e os neurotransmissores são mensageiros químicos do corpo que estão envolvidos em muitos processos essenciais, como frequência cardíaca e digestão, mas também seu humor e sentimentos. Entender como essas substâncias químicas da felicidade funcionam no corpo e no cérebro permite-nos sermos agentes ativos na melhoria dos nossos níveis desses químicos de forma natural. E quem não gostaria de um pouco mais de saúde e felicidade?

Clique para saber que atividades podem estimular cada uma das quatro principais hormonas da felicidade e que tipos de felicidade podem oferecer.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 11 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 13 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 13 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 14 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 14 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 11 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 14 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 9 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 12 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 8 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico