Cinco entre 8 atividades do varejo têm queda nas vendas em junho ante maio

No agregado, o comércio varejista teve queda de 1,7% ante maio

© DR

Economia Crise 11/08/21 POR Estadao Conteudo

Cinco das oito atividades que integram o varejo restrito registraram quedas nas vendas em junho ante maio. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados nesta quarta-feira, 11, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No agregado, o comércio varejista teve queda de 1,7% ante maio.

PUB

Entre as atividades, as maiores quedas foram verificadas nos segmentos de Tecidos, vestuário e calçados (-3,6%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-3,5%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,6%) e Combustíveis e lubrificantes (-1,2%). O segmento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registrou queda de 0,5% nas vendas de junho ante maio.

Na contramão, as atividades que tiveram crescimento no volume de vendas na passagem de maio para junho foram Livros, jornais, revistas e papelaria (5,0%), Móveis e eletrodomésticos (1,6%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,4%).

Considerando, além das oito atividades investigadas no varejo restrito, os dois segmentos que integram o varejo ampliado, as vendas de Veículos, motos, partes e peças registrou queda de 0,2% sobre maio e as de Material de construção avançaram 1,9%.

Confronto interanual

Seis das oito atividades que integram o varejo restrito registraram avanços em junho de 2021 ante junho de 2020, segundo o IBGE. No agregado, o comércio varejista teve alta de 6,3% sobre junho de 2020.

Entre as atividades, os destaques de alta foram Tecidos, vestuário e calçados (61,8%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (22,6%), Livros, jornais, revistas e papelaria (17,1%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (13,1%) e Combustíveis e lubrificantes (11,4%). Também houve alta nas vendas do segmento de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,3%).

Na contramão, dois setores tiveram recuo no indicador interanual: Móveis e eletrodomésticos (-5,3%) e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-3,0%).

Segundo Cristiano Santos, gerente da PMC, as quedas nas vendas dos supermercados nos últimos meses, na comparação com iguais meses de 2020, se deve à base de comparação. Diferentemente de vários outros segmentos do varejo, os supermercados e demais varejistas de alimentos registraram altas de vendas mesmo nos piores meses da crise causada pela covid-19.

Considerando, além das oito atividades investigadas no varejo restrito, os dois segmentos que integram o varejo ampliado, as vendas de Veículos e motos, partes e peças saltaram 33,1% ante junho de 2020, enquanto as de Material de construção avançaram 5,3% na mesma base de comparação. No agregado, as vendas do varejo ampliado cresceram 11,5% ante junho de 2020.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Santos Há 6 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

politica CHUVA-RS Há 2 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 10 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama MADONNA-RIO Há 10 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama Bruce Willis Há 10 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

tech Espaço Há 21 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

brasil Rio Grande do Sul Há 7 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

fama PAULO-GUSTAVO Há 6 Horas

Thales Bretas relembra morte de Paulo Gustavo: 'Horas boas, horas bem amargas'

fama Rio de Janeiro Há 10 Horas

Madonna encerra show histórico em Copacabana com homenagem a Michael Jackson

fama MADONNA-RIO Há 5 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil