Aposta de Putin, novo avião de transporte pega fogo, cai e mata 3

O avião de transporte russo Iliushin Il-112V caiu nesta terça (17) em Kubinka

© Getty Images

Mundo Rússia 17/08/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O único protótipo apto a voar do novo avião de transporte russo Iliushin Il-112V caiu nesta terça (17) em Kubinka, a cerca de 70 km de Moscou.

PUB

A aeronave é a aposta do governo de Vladimir Putin para substituir a frota de cargueiros leves herdados da União Soviética, e estava em fase de testes desde seu primeiro voo, em 2019.

Não se sabe a causa exata do acidente, mas um vídeo que circulou pela internet deixa claro que o problema começou no motor direto do turboélice. Ele pega fogo e ao tentar virar o avião para a direita, os pilotos perdem sustentação e ele cai invertido rumo ao solo.

Os três pilotos de teste, inclusive o lendário Nikolai Kuimov, morreram. Eles se aproximavam do aeroporto de Kubinka, e o avião espatifou-se numa área de floresta densa, gerando uma bola de fogo e fumaça.

O Il-112V é a versão militar de um controverso projeto de avião leve de carga, para transportar 5 toneladas. Em 1994, três anos após o ocaso soviético, a fabricante Iliushin ofereceu ao governo o modelo, que na versão civil pode levar 44 passageiros.

Com baixos investimentos e suspeitas de irregularidades no cumprimento do contrato o avião se arrastou sem nem um protótipo ser construído.

Já sob Putin, em 2010 o governo enfim cancelou o projeto. Três anos depois, ele foi reativado sob novas bases e enfim andou. Três aviões foram construídos e um, o que caiu nesta terça, estava em testes de voo há dois anos.

No mês passado, o vice-premiê Iuri Borisov havia dito em uma entrevista que o programa enfrentava dificuldades técnicas, em especial devido ao peso acima do esperado da fuselagem do avião.

A expectativa era de ver as questões solucionadas até o fim do ano e acelerar a produção, dado o envelhecimento acelerado da frota de cerca de cem Antonov An-26 em operação na Rússia.

O venerando avião é usado em quase 30 países, e foi a base da aviação de transporte regional soviética e russa.

Ele foi desenhado, contudo, pelo escritório Antonov, que na separação da União Soviética ficou na Ucrânia, país com quem a Rússia mantém uma tensa relação.

Assim, a Iliushin, que integra com as fabricantes como a Mikoian-Gurevitch e Sukhoi a holding Corporação Unida de Aeronaves, foi incentivada a se dedicar a projetos que seriam naturais da Antonov.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 4 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama SAMARA-FELIPPO Há 22 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

justica Paraíba Há 2 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Anthony Vella Há 3 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

brasil MORTE-SP Há 21 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia DESENROLA-BRASIL Há 5 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

fama Peculiares Há 20 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

fama Justin Bieber Há 23 Horas

Justin Bieber preocupa fãs ao compartilhar fotografias chorando

mundo EUA Há 4 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

fama Gusttavo Lima Há 3 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida