Secretário americano diz que situação no Afeganistão é segura, apesar de incidentes

A ofensiva taleban começou logo após o Biden anunciar uma data certa (11 de setembro) para a retirada das tropas americanas, ainda em abril

© Sayed Khodaiberdi Sadat/Anadolu Agency via Getty Images

Mundo Tensão 19/08/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Apesar do registro, nesta quarta (18), de novas confusões com feridos no aeroporto de Cabul, em uma corrida para sair do Afeganistão após a tomada do poder local pelo Taleban, o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, e o chefe do Estado-Maior, general Mark Milley, dizem que a situação no país é segura.

PUB

Na primeira entrevista coletiva dos dois desde que o grupo fundamentalista islâmico voltou ao poder no Afeganistão, eles ressaltaram que a prioridade dos EUA é manter a segurança para a retirada de pessoas -das que tiverem permissão para sair.

Lloyd, que destacou sua ligação pessoal com o conflito, pois chefiou divisões no país da Ásia central durante dois anos, afirmou que não houve interações hostis com os talebans e que a comunicação com os comandantes do grupo seguem abertas, "como deve ser".

Segundo Milley, são os combatentes que têm providenciado a passagem segura para pessoas que tenham permissão de deixar o país -em resumo, americanos e detentores de vistos de imigrante.

O secretário de Defesa deixou claro, porém, que os militares americanos não têm capacidade de auxiliar quem deseja chegar ao aeroporto de Cabul, já que o foco tem sido garantir a segurança do espaço aéreo.

Já o chefe do Estado-Maior reconheceu que existe o risco imposto por civis desarmados, como os que cercaram o cargueiro militar C-17 em uma tentativa desesperada de embarcar para fugir do país -o caos que tomou o aeroporto da capital na segunda (16) deixou ao menos sete mortos.

Milley falou ainda sobre diferentes relatórios de inteligência que indicavam a possibilidade de três cenários: a tomada taleban seguida de um rápido colapso do governo afegão; uma guerra civil; e uma negociação para transição de poder.

"O tempo para um rápido colapso foi estimado em semanas, meses e mesmo anos após nossa partida", disse o general. "Não havia nada que eu ou qualquer outra pessoa tenha visto que indicava um colapso do Exército e do governo em 11 dias."

A declaração vem na esteira da publicação de uma reportagem do jornal americano The New York Times sobre relatórios de inteligência elaborados nos últimos meses que indicavam o colapso do governo afegão, enquanto o presidente Joe Biden dizia ser improvável que isso acontecesse com tanta rapidez.

A ofensiva taleban começou logo após o Biden anunciar uma data certa (11 de setembro) para a retirada das tropas americanas, ainda em abril. O presidente americano, pouco tempo depois, adiantou a saída para 31 de agosto, enquanto a apreensão entre os afegãos aumentava, em especial aqueles que trabalharam para os americanos.

A partir do primeiro dia de agosto, o grupo extremista intensificou seu avanço, conquistando importantes cidades e capitais de províncias, até selar sua vitória com a tomada de Cabul no domingo (15).

As cenas de caos e desespero que se seguiram atingiram a imagem do governo de Biden, que, por sua vez, lavou as mãos e disse que a missão no país sempre foi lutar contra o terrorismo, não trabalhar para a construção de uma nação.

Nesta quarta, Milley não contradisse o chefe e jogou qualquer avaliação para o futuro. "Haverá muito tempo para fazer AARs [revisões pós-ação, na sigla em inglês] e agora não é o momento", disse. "Agora temos que focar essa missão porque há soldados, cidadãos americanos e afegãos que nos apoiaram em risco. Isso é pessoal e vamos tirá-los [do país]."

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 18 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 22 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 19 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Antártida Há 19 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama CAMILA-MOURA Há 23 Horas

Camila Moura bate recorde no Instagram e agradece aos fãs

lifestyle Challenger deep Há 21 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

tech Ataque Há 1 Hora

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

tech Justiça Há 14 Horas

X nega ter flexibilizado bloqueios e diz que perfis aproveitaram 'falha técnico-operacional'

fama Casais famosos Há 13 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Titanic Há 4 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado