Palmeiras é derrotado pelo Cuiabá e soma quarto jogo sem vitórias no Brasileirão

Neste domingo, no Allianz Parque, a equipe de Abel Ferreira sufocou, mas esbarrou na forte defesa do Cuiabá e somou a quarta partida sem vitórias

© Cesar Greco

Esporte Campeonato Brasileiro 22/08/21 POR Estadao Conteudo

O Palmeiras está perdendo o rumo no Campeonato Brasileiro. Muito bem na Copa Libertadores, a equipe não consegue mostrar sua força na competição por pontos corridos e pode ver o líder Atlético-MG abrir oito pontos de vantagem. Neste domingo, no Allianz Parque, a equipe de Abel Ferreira sufocou, mas esbarrou na forte defesa do Cuiabá e somou a quarta partida sem vitórias na competição ao ser surpreendido, com derrota por 2 a 0, gols de Clayson e Uillian Correia.

PUB

O Palmeiras perdeu a liderança do Campeonato Brasileiro para o Atlético-MG faz três rodadas e pode ver o clube mineiro abrir oito pontos caso vença o Fluminense, na segunda-feira. A última vitória palmeirense no Brasileirão foi dia 24 de julho, quando fez 1 a 0 no Fluminense, gol contra de Manoel. Depois, empatou sem gols com o São Paulo e perdeu para Fortaleza, por 3 a 2, em casa, e para o Atlético-MG, por 2 a 0, no Mineirão.

Neste domingo, foi surpreendido com um gol no primeiro minuto e, mesmo criando bastante chances para ao menos empatar, parou em grande atuação do goleiro Walter e na defesa cuiabana. No fim, ainda viu Uillian Correia definir num contragolpe. Buscará a recuperação no sábado, em visita ao Athletico-PR.

Sem jogo no meio de semana, o técnico Abel Ferreira optou por mandar seus titulares a campo. Queria melhorar o entrosamento de Dudu com Wesley e Rony, que começaram a jogar juntos apenas na volta das quartas de final contra o São Paulo, na Copa Libertadores. A boa apresentação no clássico fez o português optar pela efetivação da escalação, com Rafael Veiga voltando à armação das jogadas. Antes, ele era um dos homens de frente, com Rony aberto e um centroavante.

Diante de um rival que prometia proposta defensiva, era chance para aprimoramento da equipe antes das semifinais da Libertadores contra o Atlético-MG. Abel Ferreira só não imaginava ser surpreendido rapidamente. No primeiro ataque do Cuiabá, com um minuto, placar aberto no Allianz Parque. Lucas Ramon avançou pela direita e cruzou para trás. Clayson dominou e bateu forte no canto de Weverton.

Se a missão seria complicada diante de um oponente há seis jogos sem derrotas como visitante, aumentou ainda mais com a desvantagem. O Cuiabá se postou do meio para trás e complicou a vida do Palmeiras. O time rodava as jogadas, apertava, mas não conseguia finalizar. Quando encontrou uma brecha, empatou com Zé Rafael. Mas o VAR impugnou o lance por impedimento de Dudu.

Atrás do placar na pausa para o intervalo, Abel Ferreira não quis esperar e, insatisfeito com o que presenciou, trocou logo quatro peças, mexeu nas laterais e no esquema. Voltou ao tradicional 4-4-2 com Deyverson como centroavante.

Rapidamente o Palmeiras cresceu no confronto e foi empilhando chances de empate. Deyverson entrou com vontade e parou em excelente defesa de Walter. A cabeçada foi à queima roupa. Era um bombardeio verde. Todo à frente, quase foi surpreendido numa escapada de Gava. Weverson salvou.

Modificado, com Scarpa e Veiga novamente lado a lado, e cheio de atacantes, o Palmeiras assumiu o risco de sofrer atrás em busca de uma virada, único resultado que interessava. Se lançou com tudo e viu Weverton trabalhar acima do comum pela redução de marcadores em campo.

O sufoco, porém, não surtiu efeito até a pausa para a reidratação, na qual os palmeirenses conversaram bastante para tentar encontrar uma fórmula para furar o paredão defensivo cuiabano. Voltou novamente atacando. No caminho, contudo, havia o goleiro Walter, que defendeu duas cabeçadas seguidas, de Deyverson e Dudu, ambos na pequena área.

O Palmeiras tentou até o fim e não conseguiu balançar as redes. Para piorar a situação, ainda viu Uillian Correia, num contra-ataque, ampliar aos 48 minutos. Nos últimos 12 pontos disputados, o Palmeiras somou somente um no Brasileirão.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 0 X 2 CUIABÁ

PALMEIRAS - Weverton; Marcos Rocha (Piquerez), Luan, Gustavo Gómez e Renan (Gabriel Menino); Danilo, Zé Rafael (Willian) e Rafael Veiga; Dudu, Wesley (Gustavo Scarpa) e Rony (Deyverson). Técnico: Abel Ferreira.

CUIABÁ - Walter; Lucas Ramon (Anderson Conceição), Marllon, Paulão e Uendel; Auremir, Rafael Gava (Uillian Correia) e Pepê (Yuri); Cabrera (Camilo), Jenison (Osman) e Clayson. Técnico: Jorginho.

GOLS - Clayson, a um minuto do primeiro tempo; Uillian Correia, aos 48 do segundo.

CARTÕES AMARELOS - Pepê (Cuiabá) e Deyverson (Palmeiras).

ÁRBITRO - Anderson Daronco (RS).

RENDA E PÚBLICO - Jogo disputado com portões fechados.

LOCAL - Allianz Parque.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 3 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Reino Unido Há 22 Horas

Menino de 13 anos morre após ataque com espada em Londres

mundo Ucrânia Há 23 Horas

Ataque russo em Odessa deixa quatro mortos e 27 feridos

lifestyle Suor Há 20 mins

Odores nas axilas: O que podem indicar e quando procurar ajuda médica

lifestyle Cabelo Há 23 Horas

Especialista revela a melhor técnica para desembaraçar o cabelo

fama Lily-Rose Depp Há 23 Horas

Atriz, filha de Johnny Depp, posta fotos ousadas de viagem a Tóquio

brasil Saúde Há 17 Horas

Brasil ultrapassa os 4 milhões de casos de dengue

fama Inglaterra Há 19 Horas

Rei Charles retorna às atividades reais após tratamento contra o câncer

tech Rede Social Há 1 Hora

TikTok também poderá ser banido na Europa

mundo Colômbia Há 23 Horas

Nove soldados morrem em queda de helicóptero militar na Colômbia