Biden mantém prazo e acelera retirada de Cabul após ameaças do Talibã

Joe Biden decidiu manter o limite da presença de forças americanas no Afeganistão em 31 de agosto

© JIM WATSON/AFP via Getty Images

Mundo Afeganistão 25/08/21 POR Folhapress

ISÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Pressionado por aliados a estender o prazo da evacuação de ocidentais e aliados de Cabul, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, decidiu manter o limite da presença de forças americanas no Afeganistão em 31 de agosto.

PUB

A decisão foi vazada pela Casa Branca à agência de notícias Reuters enquanto o americano se preparava para discutir a situação numa reunião virtual do G7 nesta terça-feira (24), clube das economias mais desenvolvidas do mundo.

O grupo aquiesceu e tentou mudar o foco dizendo que está pronto para negociar com os talibãs, a depender de algumas condições.

Pesou na conta a renovação das ameaças do Talibã, que retomou o poder na esteira da decisão de Biden de cumprir o acordo de paz com o grupo e retirar suas tropas do Afeganistão após 20 anos.

Em uma entrevista coletiva, o porta-voz Zabihullah Mujahid disse que o grupo não toparia a extensão. Nem ele nem os EUA comentaram, mas agências de notícia relataram um encontro na segunda (23) entre o diretor da CIA, William Burns, com o principal líder talibã em Cabul, Abdul Ghani Baradar.

Mujahid reafirmou o tom ameaçador do grupo na véspera e acrescentou que os EUA deveriam parar de ajudar "afegãos com qualificações" a deixar o país. Mais, afirmou que o grupo iria impedir que civis chegassem ao aeroporto e que fechou o acesso à Airport Road, via que separa o local do centro de Cabul, 5 km ao sul.

O diálogo travado com os americanos, esperado após duas décadas de guerra, parece insolúvel. Mujahid ainda voltou a prometer que as pessoas aglomeradas perto do aeroporto de Cabul não sofreriam represálias na volta para casa. "Nós garantimos sua segurança."

Os talibãs tomaram a capital no domingo retrasado (15), após conquistarem praticamente todo o país em duas semanas. A saída havia sido ordenada pelo presidente Biden em abril, encerrando os 20 anos da mais longa guerra americana, iniciada para punir o Talibã, que governava o Afeganistão desde 1996 e dava guarida aos terroristas da Al Qaeda que perpetraram os ataques do 11 de Setembro.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, havia convocado a reunião porque queria mais tempo para a retirada. Tinha apoio da Alemanha. Mas já na manhã desta terça seu secretário de Defesa, Ben Wallace, havia jogado a toalha e dito que a mudança era improvável.

Após a reunião, Boris ainda tentou dourar a pílula. Disse que o G7 definiu um mapa para conversar com o Talibã, mas que uma das exigências será a liberdade para quem quiser deixar o país após 31 de agosto -como as pessoas mais pobres o fariam, sem apoio militar, ele não respondeu.

Enquanto isso tudo se desenhava, as forças ocidentais aceleraram a retirada em Cabul. Segundo o Pentágono, 21.600 pessoas foram evacuadas entre segunda-feira e a manhã de terça, 8.900 das quais em aviões de países aliados. Desde o começo da crise, foram 63 mil os retirados.

Na reunião do G7, Biden afirmou que a "depender da coordenação com o Talibã" acerca do acesso ao local, o prazo seria atingido, segundo a porta-voz Jen Psaki. Ela disse que o Pentágono manterá planos de contingência.

Com a ameaça talibã, contudo, parece cada vez mais improvável que todos os civis que trabalharam para os ocidentais ou adversários do grupo consigam deixar o Afeganistão.

O aeroporto de Cabul e seu entorno é palco de uma crise humanitária, com um transe de 15 mil pessoas à sua volta, esperando uma oportunidade de participar da caótica evacuação.

Ao menos 21 pessoas já morreram, baleadas, pisoteadas ou mesmo caindo do trem de pouso de um avião em decolagem. É um desastre de imagem que Biden não esperava e que terá dificuldade para contornar.

Ainda nesta terça, a alta comissária das Nações Unidas para direitos humanos, Michelle Bachelet, acusou nesta terça o Talibã de uma série de violações na área, como execuções sumárias e perseguições a adversários e mulheres.

A ex-presidente chilena, contudo, não apresentou provas ou evidências, e apenas citou "relatos críveis" em fala no Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, de acordo com agências de notícias.

A esta altura da crise no Afeganistão, apenas pouco mais de uma semana após a queda do governo e a volta ao poder do grupo fundamentalista islâmico, não haveria de ser muito diferente.

O país ainda tem um pequeno bolsão de resistência ao Talibã, no vale do Panjshir, e Cabul está submersa no caos do aeroporto.Como diversos órgãos de mídia relataram ao longo dos dias, há um clima de terror entre potenciais alvos dos talibãs na capital e outras partes do país, apesar das promessas conhecidas do grupo de anistia geral.

Um jornalista que segue escondido com a família nos arredores da cidade contou, por meio de mensagens eletrônicas, a mesma história dita por Bachelet na Suíça: os talibãs estão fazendo buscas casa a casa atrás de pessoas que colaboraram com os ocidentais, particularmente tradutores, e também de alguns membros do antigo governo.

Por óbvio, a chilena evidenciou o risco para as mulheres, principais vítimas do regime brutal do grupo nos anos 1990, devido à sua leitura estrita e desviante do Alcorão e a uma aplicação literal da sharia, a lei islâmica.

"Há graves preocupações em relação às mulheres, aos jornalistas e a nova geração de líderes da sociedade civil", afirmou ela. A assembleia ouviu também Nasir Ahmad Andisha, embaixador do governo deposto junto aos organismos internacionais em Genebra, que reiterou os temores.

Na frente dos adversários americanos na crise, a China nesta terça disse que a confusão em Cabul é responsabilidade dos militares americanos. E o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que nunca empregaria tropas no país, pois "aprendeu a lição" dos dez anos de ocupação fracassada dos soviéticos no Afeganistão (1979-89).

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rei Charles III Há 23 Horas

Saúde de Charles III piora e detalhes do funeral são refeitos, diz site

lifestyle Câncer Há 21 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Salma Hayek Há 23 Horas

Salma Hayek celebra 15 anos de casamento com fotos inéditas da cerimônia

fama Luto Há 15 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 18 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 15 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Emergência Médica Há 22 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave

economia Reforma Tributária Há 22 Horas

Texto da reforma tributária traz lista de profissões que terão imposto menor

mundo Vaticano Há 23 Horas

Hospital britânico desiste de tratar bebê e Itália intervém para ajudar

esporte La Liga Há 23 Horas

Ancelotti promove surpresa de última hora nos convocados do Real Madrid