Personagens da ficção inspirados em pessoas reais

Saiba quem são os indivíduos por trás de figuras populares de filmes, séries e livros

Personagens da ficção inspirados em pessoas reais

Você sabia que alguns dos personagens mais amados da cultura pop foram baseados em pessoas reais? Seja por causa dos traços físicos ou por suas personalidades únicas, esses indivíduos serviram como fonte de inspiração para figuras populares de filmes, séries e livros.

Mas quem são essas pessoas que estão por trás desses heróis e vilões? Será que elas tiveram vidas surpreendentes? Veja na galeria!

© BrunoPress/Getty Images

Olivia Pope de 'Scandal'

A protagonista da série 'Scandal', Olivia Pope, é inspirada na assessora de crise da vida real Judy Smith, que trabalhou como vice-secretária de imprensa de George W. Bush e lidou com grandes escândalos presidenciais, até mesmo representando Monica Lewinsky durante o caso Clinton-Lewinsky.

©

Getty Images

James Bond

Dizem que o famoso 007 foi inspirado no agente secreto britânico da vida real Forest Yeo-Thomas, conhecido por suas fugas que desafiavam a morte e seu modo de lidar com as mulheres. As cenas mais angustiantes de Daniel Craig em 'Cassino Royale' (2006) são baseadas na captura de Yeo-Thomas pela Gestapo, a polícia nazista alemã.

©

Getty Images

Úrsula de 'A Pequena Sereia'

Os animadores da Disney primeiro pensaram na atriz Joan Collins para inspirar a vilã, mas eles acabaram optando pela icônica d r a g queen Divine. 

©

BrunoPress/Getty Images

Lucious Lyon de 'Empire'

O criador da série revelou em 2015 que Lucious Lyon, o protagonista vivido por Terrence Howard, teve alguma inspiração no magnata da música Jay-Z.

©

Getty Images

Norman Bates de 'Psicose'

O icônico vilão do clássico de terror psicológico de 1960 foi inspirado no assassino e ladrão de túmulos Edward Gein, que também tinha uma devoção louca por sua mãe.

©

Getty Images

Ariel de 'A Pequena Sereia'

Outra surpresa da Disney é que o rosto da princesa sereia foi na verdade inspirado no rosto da atriz Alyssa Milano quando era mais jovem. A atriz só descobriu isso depois que o filme foi lançado.

©

Getty Images

Indiana Jones

Hiram Bingham III foi um explorador e professor de Yale que inspirou o personagem Indiana Jones. Ele ficou mais famoso por ter cruzado as ruínas de Machu Picchu, e o filme 'Os Caçadores da Arca Perdida' (1981) fez referência ao homem quando a primeira cena foi retratada no sítio arqueológico peruano.

©

Getty Images/Public Domain

Piggy dos 'Muppets'

A maior diva dos Muppets na verdade começou com o nome 'Senhorita Piggy Lee', que foi uma homenagem a Peggy Lee. Mas a cantora não gostou da porquinha glamourosa (talvez por motivos óbvios) e os criadores da personagem abandonaram o 'Lee' do nome.

©

Getty Images

Milhouse de 'Os Simpsons'

O Milhouse Van Houten foi desenhado após o personagem Paul Pfeiffer (papel de Josh Saviano) na série 'Anos Incríveis'. Eles não só eram parecidos como tinham o mesmo propósito: ser o melhor amigo do protagonista nos bons e maus momentos.

©

BrunoPress/Getty Images

Piper de 'Orange Is the New Black'

A protagonista da série, Piper Chapman, é baseada em Piper Kerman, que passou 13 meses na prisão após se envolver em uma quadrilha de tráfico de drogas com sua ex-namorada Cleary Wolters (que também é a inspiração para Alex Vause).

©

Getty Images

Zorro

O herói do escritor Johnston McCulley provavelmente se inspirou em Joaquín Murrieta, um mineiro mexicano que veio para a Califórnia nos anos 1800. Sua esposa foi atacada e a polícia não o ajudou a encontrar o criminoso. Então, ele resolveu fazer justiça com as próprias mãos.

©

BrunoPress/Public Domain

Severus Snape de 'Harry Potter'

O famoso personagem retratado por Alan Rickman foi originalmente inspirado em outro homem super sério, de aparência fantasmagórica e de longos cabelos negros: John Nettleship, o professor de química de J. K. Rowling.

©

BrunoPress

Alice de 'Alice no País das Maravilhas'

Lewis Carroll era amigo da família da jovem Alice Liddel, e dizem que o famoso conto começou como uma história para ela. Existem várias referências para Liddel em seus romances, como o fato de ser ambientado no aniversário dela, e um poema soletrando seu nome completo em 'Através do espelho'.

©

BrunoPress/Getty Images

Betty Boop

A personagem de desenho animado dos anos 1930 foi baseada na cantora e atriz Helen Kane, que tinha um estilo 'baby' semelhante e popularizou o que se tornaria o bordão de Betty Boop, 'Boop-oop-a-doop'. Helen Kane supostamente processou os criadores da protagonista por violação de direitos autorais, mas perdeu processo quando foi revelado que sua atuação era copiada de Baby Esther, uma cantora afro-americana do Harlem.

©

Getty Images

Capitão Gancho de 'Peter Pan'

O personagem Capitão Gancho foi desenhado com base no ator americano Hans Conried, que a princípio era apenas o dublador, mas sua atuação foi tão vibrante que inspirou os animadores a usarem sua imagem também.

©

BrunoPress/Public Domain 

Don Draper de 'Mad Men'

O produtor de 'Mad Men', Matthew Weiner, admitiu que o protagonista, interpretado por Jon Hamm, foi baseado em parte na figura da vida real Draper Daniels, que trabalhou em uma empresa de publicidade na década de 1950 e era um grande bebedor e fumante.

©

BrunoPress

Branca de Neve

O antigo conto terá sido baseado em Margarete von Waldeck, uma nobre do século XVI , que vivia na Baviera perto de uma mina que usava crianças desfiguradas a quem chamavam de “anões” como insulto. Foi supostamente envenenada pela família de um príncipe por não a aprovarem como uma esposa digna dele.

©

BrunoPress

Sherlock Holmes

Para criar o detetive popular, o autor Sir Arthur Conan Doyle se inspirou em Dr. Joseph Bell, seu professor de Medicina da Universidade de Edimburgo. Bell era supostamente habilidoso em analisar o histórico dos pacientes e ocasionalmente ajudava a polícia como cientista forense.

©

Getty Images

Popeye

Elzie Segar criou o famoso personagem de desenho animado do marinheiro baseado em Frank Fiegel, um homem de sua cidade natal que era conhecido por seu cachimbo de sabugo de milho e tapa-olho, assim como sua tendência para entrar em brigas.

©

Getty Images

Mary Poppins

Para criar Mary Poppins, a autora P. L. Travers se inspirou na própria 'Tia Sass', que não era tão docemente sentimental quanto à famosa personagem da Disney.

©

Getty Images 

Moe Syzlack de 'Os Simpsons'

O Moe, que trabalha num bar, é baseado em Louis 'Red' Deutsch, um bartender de verdade de Jersey City que era vítima de pegadinhas por telefone. Daí, as famosas ligações que Bart faz para perturbar o juízo do personagem.

©

BrunoPress

Christopher Robin e Ursinho Pooh

As histórias de A.A. Milne nos famosos Bosques dos Cem Acres começaram com seu filho, que também se chamava Christopher Robin. Seu filho amava um urso da vida real no zoológico de Londres, cujo nome era Winnipeg, e assim Winnie (no original, 'Winnie the Pooh') e o resto da gangue nasceram.

©

BrunoPress

Hazel de 'Culpa é das Estrelas'

A personagem de Shailene Woodley no livro e no filme de 2014 foi, na verdade, inspirada na falecida YouTuber Esther Earl, que fez um vlog sobre viver com câncer e era amiga do autor John Green.

©

BrunoPress

Auric Goldfinger da franquia 007

Principal vilão da saga de James Bond, Goldfinger teria sido inspirado no magnata americano da mineração Charles W. Engelhard, Jr., que era supostamente amigo próximo de Ian Fleming, o autor da série de livros, e também amava ouro.

©

Getty Images

Dill de ''O Sol É para Todos'

O garoto do clássico literário foi baseado no autor de policiais Truman Capote, que morava ao lado do escritor Harper Lee, que assina a história 'O Sol É para Todos' .

©

Getty Images

Charlie Chan

O personagem Charlie Chan foi baseado em um verdadeiro policial chinês-havaiano, Chang Apana, que foi descoberto pelo escritor Earl Derr Biggers quando leu histórias das suas façanhas em jornais de Honolulu. Daí, o autor escreveu a série de livros do detetive.

©

Getty Images/Public Domain

Mary de 'Mary Had a Little Lamb'

Você sabia que Mary realmente tinha um cordeirinho? Mary Sawyer era seu nome, e ela teria trazido o animal para a aula em uma cesta. A canção infantil foi escrita por uma criança de sua classe e revisada por outro poeta anos depois.

Fontes: (Brightside) (All That's Interesting) (Reader's Digest) (Buzzfeed

©

Getty Images

Cultura Curioso 26/08/21 POR Notícias Ao Minuto


Você sabia que alguns dos personagens mais amados da cultura pop foram baseados em pessoas reais? Seja por causa dos traços físicos ou por suas personalidades únicas, esses indivíduos serviram como fonte de inspiração para figuras populares de filmes, séries e livros.

PUB

Mas quem são essas pessoas que estão por trás desses heróis e vilões? Será que elas tiveram vidas surpreendentes? Veja na galeria!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 9 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 7 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

fama Gusttavo Lima Há 7 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 9 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 8 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

justica Paraíba Há 7 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

esporte São Paulo FC Há 9 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

lifestyle Saúde Há 8 Horas

Três carboidratos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue

justica Régis Bittencourt Há 8 Horas

Casal de empresários é achado morto dentro de carro em posto de gasolina

mundo Redes Sociais Há 22 Horas

Influenciadora viraliza ao reclamar de mau cheiro dos europeus: 'A galera não toma banho'