A história do brinco de argola

Uma breve jornada na complexa história da joia

A história do brinco de argola

Há séculos, o brinco de argola tem uma longa e colorida jornada e até hoje ainda está em evolução. Argolas são um acessório bastante comum que muitas pessoas usam e nem pensam muito sobre. Mas nem sempre foi assim! Comunidades  n e g r a s  e latinas tiveram que lutar contra o estigma que chamava seu estilo de "gueto" e batalharam muito para recuperar o direito de usar brincos de argola sem julgamento.

Este simples acessório era um símbolo do poder  n e g r o  nas décadas de 1960 e 1970. Garantiu aos piratas um enterro apropriado nos séculos XVII e XVIII. Era um símbolo do status real no Antigo Egito. E tem muito mais história por trás de um simples brinco!

Clique na galeria a seguir para saber a história completa e você nunca mais verá a humilde argola da mesma forma!

©

Getty Images 

Suméria

Os primeiros brincos de argola descobertos pelos arqueólogos têm cerca de 4.500 anos. Eles foram encontrados em um cemitério sumério real datado de 2500 a.C. Na foto estão os brincos e o acessório de cabeça que uma ama da Rainha Pu Abi teria usado. A Suméria foi uma antiga civilização na Mesopotâmia, localizada no atual Iraque.

©

Getty Images 

Núbia

Brincos de argola também estão profundamente arraigados na cultura africana. Este relevo de pedra de 1348 a.C. mostra dois guerreiros núbios usando brincos.

©

Getty Images 

Pérsia

Antigos soldados persas também usavam um brinco de argola em cada orelha. Este relevo de pedra do século V a.C. mostra um portador de escudo do Rei Dario, o Grande, um dos primeiros reis da Pérsia.

©

Getty Images

Egito Antigo

Nos Impérios Antigos da Grécia, de Roma e do Egito, o brinco de argola dourada era um símbolo de status usado por homens e mulheres. No Egito Antigo, os gatos eram o animal mais sagrado e honrado e eles até usavam brincos de argola!

©

Getty Images 

Egito Antigo

A realeza egípcia usava aros grossos e pesados feitos de ouro para denotar seu status. As argolas eram mais frequentemente usadas por mulheres, mas homens importantes às vezes ostentavam um brinco desses também.

©

Getty Images 

Grécia Antiga

Argolas foram usadas em toda a Grécia Antiga, começando por volta do século V a.C. Os gregos muitas vezes usavam pedras preciosas em suas joias e podem ter sido os primeiros a fazer um brinco de argola incrustado em diamantes.

©

Getty Images 

Grécia Antiga

Os gregos raramente usavam argolas simples. Normalmente, eram feitas gravações com símbolos associados aos seus deuses pagãos.

©

Getty Images 

Roma Antiga

Brincos de argola na Roma Antiga eram muito semelhantes em estilo aos usados na Grécia Antiga. Na verdade, os gregos produziram a maioria dos brincos usados pelos romanos.

©

Getty Images 

Roma Antiga

As argolas se tornaram particularmente significativas durante o governo de Júlio César, que transformou o brinco de argola em símbolo de status.

©

Getty Images 

Índia

Na cultura indiana, deuses e deusas hindus são frequentemente retratados usando brincos de argola. Esta pintura das deusas Lakshmi e Sarasvati mostra as duas usando grandes brincos de argola ornamentados ao lado de pequenos brincos pendurados.

©

Getty Images 

A Idade Média

Mudanças na moda durante a Idade Média tornaram os brincos desnecessários e eles caíram em desuso na Europa. Golas altas e babados entraram na moda, assim como chapéus e acessórios de cabeça que poderiam cobrir as orelhas.

©

Getty Images 

P i r a t a s

Outro grupo que usou brincos de argola foram os  p i r a t a s! Durante os séculos XVII e XVIII, piratas marítimos começaram a usar brincos de argola de ouro e prata. Não apenas por moda, o estilo foi inspirado por uma necessidade bastante prática.

©

Getty Images

P i r a t a s

Dizem que eles usavam esses brincos valiosos para que as argolas pagassem pelos enterros deles, não importava onde tivessem morrido ou onde fossem encontrados. 

©

Getty Images

A cultura Ainu

No Japão do século XIX, era tradição para homens e mulheres Ainu usarem grandes brincos de argola. O povo Ainu é um grupo étnico indígena japonês cuja história é relativamente desconhecida, mas eles têm sido residentes do norte do Japão por séculos.

©

Getty Images 

A cultura Ainu

Sua cultura é significativamente diferente do resto do Japão, principalmente em termos de aparência. As mulheres fazem tatuagens nos lábios quando se tornam adultas e muitas vezes usam brincos de argola grandes.

©

Getty Images 

A cultura Hmong

O povo Hmong do Vietnã é outro grupo étnico único com um estilo altamente expressivo. Eles são conhecidos por suas roupas tradicionais de tecidos ricos e cores brilhantes.

©

Getty Images

A cultura Hmong

Brincos de argola grandes e ornamentados também são uma parte importante de sua cultura até hoje.

©

Getty Images

História recente

Brincos de argola foram passados de geração em geração, transformando-se em estilo e significado. Isso é particularmente verdadeiro para mulheres de herança africana ou latina.

©

Getty Images 

Josephine Baker

Josephine Baker foi uma famosa cantora e artista afro-americana que viveu na França na era do jazz. Durante sua longa vida, ela também foi uma ativista dos direitos civis e discursou na Marcha de 1963 em Washington. Ela foi a única  m u l h e r  palestrante naquele dia, quando Martin Luther King Jr. fez seu discurso mais famoso.

©

Getty Images

Josephine Baker

Baker usava brincos de argola enormes e ornamentados com frequência, dentro e fora do palco. Eram parte do visual e marca registrada dela.

©

Getty Images 

Brincos de argola e o Movimento Black Power

Na década de 1960, as argolas foram abraçadas por ativistas do movimento pelos direitos civis que adotaram estilos afrocêntricos como símbolo de força. Na foto está a ativista e autora Angela Davis falando em um comício de direitos civis.

©

Getty Images 

A Era disco

A Era disco foi impulsionada por cantoras negras que muitas vezes usavam argolas, como Diana Ross nesta foto. O estilo se espalhou através das fronteiras culturais para todos que amavam a discoteca.

©

Getty Images 

A Era disco

Artistas como Cher e outros frequentadores de clubes como o Studio 54 usavam brincos de argola nessa época.

©

Getty Images 

O grande debate

Na cultura ocidental, alguns ficam chocados ao ver um bebê com orelhas  f u r a d a s , mas é uma tradição e um rito de passagem na América Latina, Índia, África e muitos outros lugares. Kylie Jenner provocou um grande debate quando furou as orelhas de sua filha Stormi recém-nascida.

©

Getty Images 

História dos furos nas orelhas de crianças

Perfurar as orelhas de um bebê não é apenas para fazê-los parecer "bonitos", é uma tradição de longa data que remonta aos astecas e em alguns casos é até um ato religioso. Karnavedha é uma cerimônia hindu que envolve perfurar as orelhas de uma criança, por exemplo.

©

Getty Images 

Estigma e mal-entendido

Muitas pessoas de cor que vivem nos EUA ou na Europa estão sujeitas a julgamentos ferozes por furarem as orelhas de seus bebês e são consideradas irresponsáveis e bregas. À medida que as mulheres crescem usando brincos de argola nessas culturas, elas são muitas vezes vistas como "gueto", aumentando o estigma.

©

Getty Images 

Hip hop e as argolas

A cultura hip-hop dos anos 1980 e 1990 deu um ressurgimento ao brinco de argola na cultura popular, mas as pessoas  n e g r a s  e  latinas nunca tinham parado de usá-los. Os forasteiros viam essa tendência como um "street style" ousado sem apreciar a longa história e tradição deste acessório.

©

Getty Images 

Sonia Sotomayor

Muitas mulheres poderosas trabalharam para recuperar o brinco de argola, quebrando o estigma e mostrando que não é "inapropriado para o local de trabalho". Sonia Sotomayor foi a terceira  m u l h e r  da Suprema Corte dos EUA na história e a primeira de cor. Ela foi aconselhada a não usar argolas e batom vermelho durante as audiências, mas ela ignorou esse conselho por completo.

©

Getty Images 

Argolas no mundo moderno

Hoje em dia aparentemente todo mundo usa brincos de argola sem pensar duas vezes sobre isso, mas estrelas como Beyoncé muitas vezes usam como forma de fazer uma declaração. Esta roupa incrível que ela usou durante sua performance no Grammy de 2017 faz referência à deusa africana Oxum, que representa fertilidade, amor e sensualidade na religião Yorubá.

©

Getty Images 

Jennifer Lopez

É difícil mencionar brincos de argola sem pensar em Jennifer Lopez. Em sua famosa canção de 2002 'Jenny from the Block', ela ostenta enormes aros prateados com um casaco de pele branco enquanto homenageia suas raízes latinas no Bronx. Ela defendeu brincos de argola durante sua longa carreira, no palco, na rua e no tapete vermelho.

Fonte: (Refinery29) (Editorialist) (Coomi) (Roma Jewelry) (Jewelry Auctioned)

Veja também: Moda sem gênero: ícones do estilo andrógino para se inspirar!

©

Getty Images 

Lifestyle Fashion 27/08/21 POR Notícias Ao Minuto


Há séculos, o brinco de argola tem uma longa e colorida jornada e até hoje ainda está em evolução. Argolas são um acessório bastante comum que muitas pessoas usam e nem pensam muito sobre. Mas nem sempre foi assim! Comunidades n e g r a s e latinas tiveram que lutar contra o estigma que chamava seu estilo de "gueto" e batalharam muito para recuperar o direito de usar brincos de argola sem julgamento.

PUB

Este simples acessório era um símbolo do poder n e g r o nas décadas de 1960 e 1970. Garantiu aos piratas um enterro apropriado nos séculos XVII e XVIII. Era um símbolo do status real no Antigo Egito. E tem muito mais história por trás de um simples brinco!Clique na galeria a seguir para saber a história completa e você nunca mais verá a humilde argola da mesma forma!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 20 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 23 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 20 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Antártida Há 21 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama Luto Há 5 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech Ataque Há 2 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

tech ESA Há 3 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 5 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

lifestyle Challenger deep Há 23 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

fama Casais famosos Há 15 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)