Babá que pulou de prédio na BA diz que sofria agressões físicas e verbais

A suspeita é de que a vítima tentava escapar de uma situação de cárcere privado e maus-tratos

© Reprodução

Justiça Bahia 27/08/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Ministério Público do Trabalho abriu inquérito para investigar o caso da babá Raiana Ribeiro da Silva, 25, que pulou do terceiro andar de um prédio, em Salvador (BA), na quarta-feira (25). A suspeita é de que a vítima tentava escapar de uma situação de cárcere privado e maus-tratos.

PUB

Raiana prestou depoimento nesta quinta-feira (26) na 9ª Delegacia da Polícia Civil de Salvador. Com dores provocadas pela queda, ela precisou ser carregada e disse que contou à polícia "tudo o que aconteceu" no apartamento, localizado no Imbuí, bairro de classe média da cidade. O depoimento foi acompanhado pela procuradora Manuella Gedeon, do Ministério Público do Trabalho.

A babá tomava conta de trigêmeos há sete dias. Ela saiu de Itanagra, a 150 km da capital baiana, para trabalhar no apartamento. De acordo com relato policial, Raiana encontrou uma outra vaga para substituir a atual e, após comunicar o desligamento à patroa, teve o celular confiscado, passou a ser agredida e, por isso, trancou-se em um banheiro e tentou escapar pela janela.

No depoimento, a babá contou ter sofrido agressões verbais e físicas e por isso tentou fugir. Ela foi socorrida por vizinhos, que chamaram a polícia. Raiana recebeu atendimento médico no Hospital Geral do Estado e recebeu alta em seguida.

A empregadora também prestou depoimento à polícia nesta quinta e afirmou que Raiana se jogou do basculante do banheiro, onde se trancou após se descontrolar e entrar em luta com a patroa. A empregadora disse também que ligou para a central de polícia minutos antes da queda para comunicar a situação.

Com a cabeça coberta por um casaco, a mulher foi xingada ao deixar a delegacia e não deu declarações.

Imagens gravadas por câmeras de segurança do apartamento estão com a Polícia Civil e serão analisadas para verificar a alegação de cárcere privado e maus tratos.

A polícia e o Ministério Público do Trabalho vão ouvir também os depoimentos de outra empregada doméstica que estava no apartamento no momento da queda e de pessoas que afirmam ter trabalhado no local e também sofrido maus-tratos.

"Os fatos narrados nos depoimentos são extremamente graves, mas não vamos nos precipitar em formar um juízo antes de ouvir todos os envolvidos e colher as provas disponíveis", disse a procuradora Manuella. "No curso do inquérito, essas declarações serão verificadas e os fatos serão analisados para que possamos decidir que providências na esfera trabalhista deverão ser adotadas".

A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas cobrou das autoridades uma investigação rigorosa sobre o caso. "O poder público tem que se posicionar e tem que mudar as regras de fiscalização do trabalho doméstico", afirmou Luiza Batista, presidenta da entidade.

Para a presidente do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas da Bahia, Creuza Oliveira, o cárcere privado é uma violência terrível. "Isso pode ser enquadrado na Lei Maria da Penha e na questão também do trabalho análogo à escravidão. Nossa luta é por dignidade, condições decentes de trabalho e ainda vemos acontecer esse tipo de violência".

Em junho deste ano, uma operação para resgatar trabalhadora doméstica em situação análoga à escravidão há 20 anos terminou com a prisão em flagrante de um empregador em São José dos Campos (SP).

Segundo o Ministério Público do Trabalho, a vítima não recebia salário e teve seus documentos pessoais retidos pelos patrões. O MPT afirma que ela era privada de qualquer convivência social desde a adolescência, prestando serviço de segunda a domingo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Santos Há 6 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

politica CHUVA-RS Há 1 Hora

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 10 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama MADONNA-RIO Há 9 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama Bruce Willis Há 10 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

tech Espaço Há 21 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

brasil Rio Grande do Sul Há 6 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

fama PAULO-GUSTAVO Há 6 Horas

Thales Bretas relembra morte de Paulo Gustavo: 'Horas boas, horas bem amargas'

fama Rio de Janeiro Há 10 Horas

Madonna encerra show histórico em Copacabana com homenagem a Michael Jackson

brasil Brasil Há 22 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"