EI-K: Quem são os radicais responsáveis pelo atentado em Cabul?

O Estado Islâmico da Província de Khorasan é inimigos de longa data dos EUA e dos talibãs

© Getty Images

Mundo Afeganistão 27/08/21 POR Notícias ao Minuto Brasil

O Estado Islâmico da Província de Khorasan (ISIS-K ou ISKP, na sigla em Inglês) foi o responsável pelos atentados mortais de quinta-feira fora do aeroporto de Cabul, no Afeganistão, que fizeram dezenas de mortos, incluindo 13 militares dos EUA. Estes radicais islâmicos, também conhecidos como EI-K, são inimigos de longa data dos EUA e dos talibãs.

PUB

Formado por antigos membros do Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP, os talibãs paquistaneses), o ISIS-K é um afiliado do Estado Islâmico (EI), que atua sobretudo no Afeganistão e no Paquistão.

Pouco depois do EI ter proclamado um "califado" no Iraque e na Síria em 2014, ex-membros do TTP declararam a sua lealdade ao líder do grupo, Abu Bakr al-Baghdadi. Juntaram-se a eles dissentes talibãs afegãos e, no início de 2015, o EI reconheceu oficialmente a criação da sua província ('wilaya') do Khorasan.

O Khorasan é o antigo nome dado a uma região que incluía partes do atual Afeganistão, Paquistão, Irão e a Ásia Central.

Este grupo, que surgiu em meados de 2014, nunca foi responsável por controlar grande parte de território no Afeganistão, centrando a sua ação em ataques suicidas, emboscadas e outros ataques com guerrilheiros.

Os ISIS-K já perderam várias batalhas contra os EUA e os talibãs, mas isso não os impediu de continuar a sua progressão e prova disso foi o duplo atentado desta quinta-feira, que vitimou dezenas de pessoas em Cabul, incluindo 13 militares dos EUA. Esta foi, destaca-se, a primeira grande ofensiva destes radicais desde que os talibãs assumiram o poder no Afeganistão, no último dia 15.  

Seth Jones, especialista em terrorismo do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, citado pelo Los Angeles Times, classificou este atentado como "uma vergonha para os talibãs", já que os IS-K conseguiram "enganar os talibãs, fazendo com que homens-bomba passassem pelas linhas [de segurança], e alvejassem tanto os Estados Unidos quanto os afegãos no aeroporto”.

Os ataques atribuídos ao IS-K

Acredita-se ainda que estes radicais islâmicos tenham sido os autores de um atentado a uma maternidade, em que homens armados mataram mulheres grávidas antes de se fazerem explodir. Nesse mesmo dia, o grupo orquestrou um ataque num funeral, matando 32 pessoas. 

Em agosto de 2019, revela ainda a imprensa internacional, o EI-K reivindicou a autoria de um atentado contra os xiitas durante um casamento em Cabul que deixou 91 mortos.

O ISKP reivindicou alguns dos atentados mais mortíferos dos últimos anos no Afeganistão e no Paquistão. Massacrou civis em mesquitas, hospitais e outros locais públicos. O grupo, extremista sunita, tem como alvo principal os muçulmanos que considera hereges, em particular os xiitas.

Reação do ISIS-K à vitória dos talibãs

Enquanto inimigo, o Estado Islâmico da Província de Khorasan não reagiu nada bem à vitória dos talibãs. Mais ainda. Estes radicais apontam o dedo aos acordo assinado entre Washington e os talibãs que ditou a retirada das tropas norte-americanas. 

Após a sua entrada em Cabul e a tomada do poder a 15 de agosto, os talibãs receberam felicitações de vários grupos 'jiahistas', mas não do EI.

No entanto, o ISKP pode ganhar com o desmoronamento do Estado afegão. Segundo "Mr. Q", um especialista ocidental sobre o grupo que divulga a sua investigação com aquele pseudônimo na rede social Twitter, o grupo realizou 216 ataques entre 1 de janeiro e 11 de agosto, contra 34 no mesmo período do ano passado.

"Isto faz do Afeganistão uma das províncias mais dinâmicas do EI", disse "Mr. Q" a semana passada à agência France-Presse, adiantando que "a vitória dos talibãs também 'dá oxigênio' ao ISKP".

Quais são as relações entre o ISKP e os talibãs? 

Embora ambos os grupos sejam sunitas radicais, têm divergências em termos de teologia assim como de estratégia e são concorrentes em relação à incorporação da 'jihad' [guerra santa].

O ISKP, que chegou a descrever os talibãs como apóstatas em comunicados, enfrentou a repressão destes em relação aos seus dissidentes e não conseguiu expandir o seu território, do contrário do EI no Iraque e na Síria.

O ISKP opôs-se à repressão dos talibãs contra os seus dissidentes e não conseguiu expandir seu território, ao contrário do EI no Iraque e na Síria.

Em 2019, o exército afegão, após operações com os Estados Unidos, anunciou que o ISKP tinha sido derrotado na província de Nangarhar.

Segundo Washington e a ONU, desde então, o grupo terrorista tem agido praticamente apenas através das suas células adormecidas, com ataques mediáticos.

Qual é a ameaça no aeroporto de Cabul?

As autoridades norte-americanas dizem que o aeroporto está protegido pelos seus soldados e é neste local onde se concentraram milhares de afegãos que querem abandonar o país. Daí a ameaça direta do ISKP.

Os Estados Unidos, a Austrália e o Reino Unido apelaram na noite de quarta-feira para os seus cidadãos se afastarem o mais rapidamente possível, devido a ameaças "terroristas".

Nos últimos dias, os aviões de transporte militar que saem de Cabul têm utilizado engodos que visam desviar mísseis, indicou a AFP.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 12 Horas

Mulher vence loteria de 1 milhão pela segunda vez em 10 semanas

mundo EUA Há 14 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Brasil Há 11 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

tech Espaço Há 12 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

fama Bastidores da TV Há 10 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

fama MADONNA-RIO Há 13 Horas

Madonna passa som em Copacabana com Pabllo Vittar; veja as fotos

tech WhatsApp Há 11 Horas

WhatsApp deixa de funcionar em 35 celulares antigos; veja a lista

brasil CHUVA-RS Há 13 Horas

Temporais no RS matam 31, inundam cidades e isolam moradores sem resgate

fama Brad Pitt Há 10 Horas

Brad Pitt faz passeio romântico com a namorada Ines de Ramon

brasil CHUVA-RS Há 10 Horas

Temporais devem continuar a atingir o RS e vão chegar a SC até o fim de semana