Judoca é atropelado por veículo autônomo e desiste de competir na Paralímpiada

Aramitsu Kitazono sofreu lesões na cabeça e na perna

© Reuters

Esporte Tóquio 27/08/21 POR Estadao Conteudo

Aramitsu Kitazono, judoca japonês na Paralimpíada de Tóquio, sofreu um acidente nesta quinta-feira. O atleta atravessava uma faixa de pedestre na Vila Olímpica, quando foi atropelado por um micro-ônibus autônomo. Kitazono, que se encaminhava ao refeitório, sofreu lesões na cabeça e na perna, segundo o jornal Asahi Shimbun.

PUB

Em tratamento no centro médico dos Jogos, o atleta precisa de duas semanas para se recuperar e, por isso, decidiu junto com seu técnico que não vai competir no evento. A estreia do japonês na categoria até 81 kg do judô para deficientes visuais estava programada para este sábado, contra o ucraniano Dmytro Solovey.

O veículo autônomo, produzido pela marca japonesa Toyota e chamado de 'e-Palette', transportava cinco passageiros e era operado por dois funcionários. Ninguém se machucou no acidente. Os transportes desse tipo dispõem de quatro níveis de autonomia. O nível zero indica que o condutor controla completamente o veículo. O quatro dá total liberdade à máquina, que executa todas as funções críticas para a segurança do condutor e dos passageiros.

Segundo a polícia local, o micro-ônibus, elétrico e de baixo ruído, havia parado pouco antes do acidente quando o sensor detectou um segurança que estava perto da faixa. Com a ajuda de um dos operadores do veículo, ele voltou a se mover e, alguns metros à frente, atingiu o judoca de 30 anos, que estava em sua terceira edição da Paralímpiada.

Em comunicado, a Toyota e os organizadores dos Jogos Paralímpicos informaram que o serviço de ônibus traslado foi temporariamente suspenso e que as operações serão retomadas assim que for considerado seguro fazê-lo.

"Pedimos desculpas profundamente por aqueles que sofreram ferimentos. Estamos cooperando totalmente com a polícia no caso", acrescentou a montadora japonesa. Com mais de 4.400 atletas, a Paralímpiada de Tóquio começou na terça-feira. O Brasil já foi ao pódio 17 vezes. Até agora, são seis ouros, quatro pratas e sete bronzes para a delegação do País no Japão.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Insólito Há 8 Horas

Viúvo casa com sogra e cerimônia é organizada pelo sogro; entenda

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 7 Horas

Putin ameaça ataque nuclear contra o Ocidente na Ucrânia

mundo México Há 9 Horas

Três turistas são mortos e jogados em poço em viagem de surf no México

politica Bolsonaro Há 8 Horas

Bolsonaro volta a ser internado em Manaus após infecção na perna e no braço

brasil Rio Grande do Sul Há 9 Horas

Quase 850 mil pessoas são afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

mundo França Há 2 Horas

Jovem mata a avó com serra elétrica e tenta esconder corpo no galinheiro

brasil CHUVA-RS Há 11 Horas

Temperaturas caem e RS terá onda de frio a partir de quarta-feira (8)

mundo EUA Há 10 Horas

Polícia surpreende homem que queria companhia para festejar aniversário

fama Betinho Há 10 Horas

Morre o cantor Betinho, sucesso nas trilhas sonoras de novelas

mundo Espanha Há 4 Horas

Jovem morre atropelado por metrô após descer à linha para urinar