Câncer de pele é o mais comum no Brasil

Apesar das diversas campanhas de conscientização, ele é responsável por 30% dos casos de câncer no país

© DR

Lifestyle Pesquisa 13/09/21 POR Rafael Damas

“Use o protetor solar”, apesar de a frase ser tão comum, nem todos a colocam em prática. O câncer de pele é o mais comum no país e representa 30% do total dos casos registrados, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). “A exposição solar excessiva, principalmente entre 10h e 16h, pode causar problemas. É necessário um cuidado com a pele, além da vaidade”, destaca a dermatologista, Franciele Bianchi. Ela acrescenta que, em caso de qualquer suspeita, é necessário procurar um médico, pois o diagnóstico precoce cura e salva vidas.

PUB

O fato de o Brasil ser um país tropical faz com que a incidência dos raios UV seja intensa o ano todo. Por isso, é preciso estar sempre atento aos cuidados com a saúde da pele. A radio-oncologista Bruna Bonaccorsi, diretora clínica do Instituto de Radioterapia São Francisco, explica que são vários os fatores de risco. “Geralmente, o câncer de pele surge após os quarenta anos de idade e independe do sexo. Quando se tem antecedentes familiares, é preciso estar mais atento e fazer acompanhamentos mais frequentes”, afirma. 

Estudos feitos recentemente na Universidade Yale, nos Estados Unidos, sobre a melanina, pigmento que dá coloração e ajuda na proteção da pele, apontam que, ao contrário do que se pensava, não só pessoas com a pele clara (com menor quantidade de melanina) estão suscetíveis à doença. Isso acontece porque os danos causados pelos raios UV ao DNA dos melanócitos (células produtoras de melanina), fazem com que os prejuízos à pele continuem se agravando durante horas, mesmo quando a pessoa já não está mais exposta ao sol. 

Quando se preocupar 

É muito comum aparecerem manchas e irritações na pele, quando os devidos cuidados não são tomados. Então, como saber o que pode ser sintoma de um câncer? “Geralmente, o paciente ou o seu familiar nota uma lesão nova (seja cor da pele, rósea ou amarronzada); uma lesão antiga que apresentou crescimento ou a mudança de seus aspectos habituais. É importante ressaltar que câncer de pele não dói, não sangra, não parece um machucado, pode parecer simplesmente uma espinha que não vai embora. A confirmação só é possível pela avaliação dermatológica com o dermatoscópio e posterior biópsia”, ressalta a dermatologista.

Os tipos mais comuns de cânceres de pele são os carcinomas basocelular e espinocelular, além do melanoma. Os dois primeiros costumam acontecer em áreas expostas ao sol e podem ser cor da pele. O melanoma pode acontecer em qualquer área do corpo, inclusive nas unhas, costuma ser mais amarronzado e é o mais grave entre os três tipos.

Tratamento

“Apesar de muito se ouvir a respeito do melanoma, ele é o tipo menos frequente de câncer de pele, e também o mais grave,devido à sua alta possibilidade de provocar metástase (disseminação do câncer para outros órgãos)", pondera Bonaccorsi. 

A especialista ainda ressalta que a radioterapia também pode ser indicada para o tratamento do câncer de pele dependendo de cada caso, mas que a cirurgia é curativa na maioria dos casos iniciais. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 22 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 19 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Antártida Há 20 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama CAMILA-MOURA Há 23 Horas

Camila Moura bate recorde no Instagram e agradece aos fãs

lifestyle Challenger deep Há 22 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

tech Ataque Há 1 Hora

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Titanic Há 5 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

fama Luto Há 4 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

fama Casais famosos Há 14 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)