Proteína do coronavírus modifica células dos vasos sanguíneos, diz estudo

A ligação da proteína spike com as células que revestem os vasos sanguíneos do coração e de outros órgãos provoca o processo inflamatório, típico do desenvolvimento do novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19

© Shutterstock

Lifestyle SARS-CoV-2 09/09/21 POR Notícias ao Minuto Brasil

A chamada proteína spike, que leva o novo coronavírus Sars-CoV-2 a penetrar nas células humanas, provoca alterações nos vasos sanguíneos do coração, revela uma nova pesquisa apresentada no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, conforme explica um artigo publicado na revista Galileu. 

PUB

No estudo, os investigadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, expuseram células dos vasos cardíacos à proteína isolada do coronavírus e constataram que a molécula suspendeu a função das células cardíacas, levando por sua vez à libertação de componentes inflamatórios.

A proteína spike, destaca a Galileu, associou-se às células denominadas de pericitos, que cobrem os vasos localizados no músculo cardíaco. Associação essa que provocou alterações que consequentemente originaram o processo inflamatório. Inclusive, esse processo decorreu quando a spike não estava associada ao SARS-CoV-2. 

O efeito do coronavírus ocorreu mesmo em órgãos fora das regiões onde infecta o corpo humano, como por exemplo no cérebro e no sistema nervoso central. 

De acordo com a revista Galileu, os cientistas procuraram bloquear o receptor viral CD147 e detectou que tal impossibilitava que a proteína spike provocasse determinadas modificações nas células cardíacas. Todavia, e ainda assim, a inflamação persistiu. 

James Leiper, membro da Associação Britânica do Coração, considera que a Covid-19 continua sendo um desafio sem igual para a comunidade científica e médica internacional. 

Num comunicado emitido à imprensa, Leiper partilhou: "ainda há muito que não se sabe sobre como o vírus pode afetar nossa saúde a longo prazo, mas este estudo nos deixa um passo mais perto de compreender melhor como a doença afeta o coração e o sistema circulatório e pode nos levar a novos caminhos para proteger o coração". 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 13 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 12 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 15 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 13 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 14 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 13 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 15 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

fama Bastidores da TV Há 6 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

esporte Arábia Saudita Há 14 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens