Fux afirma que desrespeito às decisões do STF configura crime de responsabilidade

Fux dirigiu críticas contundentes à postura de Bolsonaro, afirmou que "ninguém fechará" a Corte

© Getty Images

Política STF 08/09/21 POR Estadao Conteudo

Diante das ameaças feitas pelo presidente Jair Bolsonaro, que pregou desobediência ao Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente da Corte, ministro Luiz Fux, afirmou nesta quarta-feira, 8, que o desprezo às decisões judiciais por um chefe de Poder configura crime de responsabilidade, a ser analisado pelo Congresso Nacional.

Em discurso duro e esperado na abertura da sessão plenária, Fux dirigiu críticas contundentes à postura de Bolsonaro, afirmou que "ninguém fechará" a Corte e que a incitação à propagação de ódio contra o STF e ao descumprimento de decisões judiciais são práticas antidemocráticas, ilícitas e intoleráveis.

"Estejamos atentos a esses falsos profetas do patriotismo, que ignoram que democracias verdadeiras não admitem que se coloque o povo contra o povo, ou o povo contra suas instituições", afirmou Fux no primeiro pronunciamento após as manifestações de 7 de setembro.

No discurso, feito em nome de todos os ministros da Corte, Fux pediu que a população brasileira não "caia na tentação de narrativas fáceis e messiânicas que criam falsos inimigos da nação". "O verdadeiro patriota não fecha os olhos para os problemas reais e urgentes do país", disse o presidente da Corte.

Para apoiadores em São Paulo, Bolsonaro afirmou nesta terça, 7, que não vai cumprir mais decisões do ministro Alexandre de Moraes, que é relator de inquéritos que apuram ataques à Corte e a atuação de milícias digitais e, portanto, responsável por decisões que miraram bolsonaristas investigados pelo STF. No discurso, em tom de ameaça, Bolsonaro declarou: "Ou esse ministro se enquadra ou ele pede pra sair".

"O STF também não tolerará ameaças a autoridade de suas decisões, se o desprezo as decisões judiciais ocorre por iniciativa do chefe de qualquer um dos poderes essa atitude além de representar um atentado a democracia configura crime de responsabilidade, a ser analisado pelo Congresso. Num ambiente político maduro, questionamentos as decisões judiciais devem ser realizados não através da desobediência, da desordem, do caos provocado, mas decerto pelos recursos das vias processuais", disse.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Real Madrid Há 22 Horas

Cinco brasileiros estão entre os times com as camisas mais valiosas do mundo

mundo Tenerife Há 19 Horas

Espanha: filho é preso por esconder corpo da mãe durante 6 meses em casa

fama MADONNA-CANTORA Há 21 Horas

Luciano Huck se encontra com Madonna, mas não grava entrevista para Domingão

fama BELO-CANTOR Há 1 Hora

'Ainda não estou bem, mas tenho que superar', diz Belo sobre fim do casamento com Gracyanne

mundo RÚSSIA-DEFESA Há 21 Horas

Kit para bomba 'burra' da Rússia muda cenário na Guerra da Ucrânia

fama Relacionamentos Há 18 Horas

Casais que se apaixonaram nos sets de filmagens: Quem segue junto?

brasil RS Há 18 Horas

Guaíba tem alerta de inundação extrema e portão 14 rompe em Porto Alegre

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 3 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

esporte NBA Há 23 Horas

Pacers eliminam Bucks e avançam nos playoffs da NBA; Knicks despacham 76ers

fama Rio Grande do Sul Há 2 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS