Confira os patrimônios mundias da UNESCO que ficam na América do Sul. O Brasil tem mais de 20!

Sabia que o Brasil é dono de 22 patrimônios eleitos pela UNESCO?

Confira os patrimônios mundias da UNESCO que ficam na América do Sul. O Brasil tem mais de 20!

A América do Sul é um continente de tantas belezas naturais, históricas e culturais, que são até difíceis de enumerá-las em um roteiro de atrações imperdíveis. Tem vontade de conhecer os principais monumentos, mas não sabe por onde começar?

Uma boa ideia é se basear na lista de patrimônios da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que faz um reconhecimento de lugares e marcos de importância para o mundo e para a humanidade. Os títulos internacionais de patrimônios também são uma forma de garantir a sua preservação para as gerações futuras.

Inclusive, sabia que o Brasil é dono de nada menos que 22 sítios listados entre os bens da humanidade?

Em tempos de Copa América, qual país ganharia o torneio se o que estivesse em jogo fossem os mais belos Patrimônios da UNESCO 'escondidos' pela América do Sul?

Veja na galeria e decida você mesmo quem é o grande vencedor!

© Shutterstock

Parque Nacional Huascarán, Peru

Localização: Ancash
Categoria: Natural
Ano de Fundação: 1985

Descrição: Com o nome da montanha mais alta do Peru (que faz referência ainda a Huascar, um imperador Inca do século XVI), o parque abriga uma biodiversidade única e é conhecido também por mais de 300 lagos glaciais.

© FShutterstock

Centro Histórico da Cidade de Arequipa, Peru

Localidade: Arequipa
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 2000

Descrição: Construído sobre uma rocha vulcânica (o sillar), o centro histórico de Arequipa representa uma integração da arquitetura com características europeias e nativas. Essa fusão de influências é representada nas muralhas, arcos e abóbadas da cidade, pátios e espaços abertos, além da decoração barroca nas fachadas.

© Shutterstock

Cidade de Cuzco, Peru

Localidade: Cuzco
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 1983

Descrição: Capital histórica do Império Inca do século XIII até a conquista espanhola no século XVI, Cuzco mantém muitos edifícios, praças, ruas e igrejas dos tempos coloniais, e até mesmo algumas estruturas pré-colombianas.

© iStock

Centro Histórico de Lima, Peru

Localização: Lima
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 1988

Descrição: O Palácio do Arcebispo, a Casa de Goyeneche e a Catedral da Basílica são apenas três dos principais edifícios que distinguem o centro histórico da capital peruana.

© Shutterstock

Parque Nacional Manú, Peru

Local: Madre de Dios
Categoria: Natural
Ano de Fundação: 1987

Descrição: Cerca de mil espécies de aves, mais de 200 espécies de mamíferos e mais de 15 mil espécies de plantas com flores foram registradas nesta reserva, que protege diversos ecossistemas.

© Shutterstock

Linhas e Geóglifos de Nazca e das Pampas de Jumana, Peru

Localização: Nazca
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 1994

Descrição: Criados entre 400 e 650 dC com um propósito ritualístico, segundo acreditam os arqueólogos, os enormes e impressionantes desenhos do Deserto de Nazca incluem animais como um macaco e um beija-flor(foto).

© Shutterstock

Santuário Histórico de Machu Picchu, Peru

Localidade: Cuzco
Categoria: Mista
Ano de Fundação: 1983

Descrição: Declarado Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade, o Machu Picchu conta com complexos arqueológicos, bem como os ecossistemas de grande diversidade de flora e fauna silvestres, algumas delas consideradas em vias de extinção. Fundado em meados do século XV, o santuário é também conhecido como a 'cidade perdida dos Incas'.

© iStock

Cidade Sagrada De Caral, Peru

Localização: Lima
Categoria: Cultural
Ano de criação: 2009

Descrição: Caral é a civilização mais antiga da América: tem mais de 5 mil anos de antiguidade e desenvolveu-se de forma isolada. A cidade de Caral abrange seis pirâmides, praças circulares e as residências das antigas classes dominantes, entre outros edifícios.

© Shutterstock

Sítio Arqueológico de Chavín de Huántar, Peru

Localização: Província de Huari, Ancash
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 1985

Descrição: A cultura Chavín se desenvolveu no planalto dos Andes entre 1500 e 300 aC. Arqueólogos descreveram o local como 'o berço da cultura sul-americana'.

© iStock

Sítio Arqueológico de Chan Chan, Peru

Localidade: La Libertad
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 1986

Descrição: Chan Chan serviu como a capital da cultura Chimú e foi a maior cidade da era pré-colombiana na América do Sul. Os incas conquistaram Chimú por volta de 1470.

© iStock

Parque Nacional do Rio Abiseo, Peru

Localidade: San Martín
Categoria: Misto
Ano de Fundação: 1990

Descrição: O parque é o lar de muitas espécies endêmicas, incluindo o raro e ameaçado macaco de cauda amarela (que já foi considerado extinto).

(Foto: Wikimedia/CC BY-SA 3.0)

© Wikimedia/Creative Commons

Parque Nacional Los Glaciares, Argentina

Localização: Província de Santa Cruz
Categoria: Natural
Ano de Fundação: 1981

Descrição: Composto por uma cadeia de altos picos, lagos e geleiras glaciais intocadas, o nome do parque se refere à calota de gelo gigante nos Andes, a maior fora da Antártida, da Groenlândia e da Islândia.

© Shutterstock

Parque Nacional de Talampaya/ Ischigualasto, Argentina

Localização: Província de San Juan e La Rioja
Categoria: Natural
Ano de Fundação: 2000

Descrição: Com formações rochosas inconfundíveis, esse é um dos mais importantes sítios arqueológicos e paleontológicos da América do Sul com fósseis que remontam ao período Triássico (245-208 milhões de anos atrás) e características geológicas únicas .

© Shutterstock

Parque Nacional Los Alerces, Argentina

Localização: Província de Chubut
Categoria: Natural
Ano de criação: 2017

Descrição: Essa grande área protegida está localizada nos Andes ao norte da Patagônia e sua fronteira ocidental coincide com a fronteira chilena. Glaciações sucessivas moldaram a paisagem da região.

© Shutterstock

Península Valdés, Argentina

Localização: Departamento de Viedma
Categoria: Natural
Ano de Fundação: 1999

Descrição: Toda a península é uma importante reserva natural. Numerosos mamíferos marinhos habitam o litoral, enquanto o interior é o lar de um conjunto igualmente diversificado de animais terrestres. As mais de 181 espécies de aves registradas aqui incluem o pombo antártico.

© Shutterstock

Quebrada de Humahuaca, Argentina

Localização: Província de Jujuy
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 2003

Descrição: O local, um estreito vale montanhoso, era uma estrada de caravanas para o Império Inca no século XV. Uma fortificação pré-Inca, Pucará de Tilcara, e a colorida serrania de Hornocal (foto) fazem parte desse patrimônio da UNESCO.

© Shutterstock

QhapaqÑan/Sistema Vial Andino, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru

Localização: América do Sul
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 2014

Descrição: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru se uniram para postular um local cultural de transcendência continental. O Qhapaq Ñan, que em quechua significa 'O Grande Caminho', é constituído por um complexo sistema viário (caminhos pré-incaicos e incaicos) que durante o século XV os incas unificaram e construíram como parte de um grande projeto político, militar e administrativo.

© Shutterstock

Quarteirão Jesuíta e Estâncias de Córdoba, Argentina

Localidade: Córdoba
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 2000

Descrição: Este antigo assentamento jesuíta do início do século XVII preserva uma universidade (uma das mais antigas da América do Sul), uma igreja, residências e cinco fazendas.

© Shutterstock

Missões Jesuítas, Brasil e Argentina

Localização: Rio Grande do Sul (Brasil) e Província de Misiones (Argentina)
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 1983

Descrição: As ruínas de São Miguel das Missões no Brasil e de San Ignacio Mini (foto), Santa Ana, Nossa Senhora de Loreto e Santa María Mayor na Argentina situam-se no coração dos pampas, vegetação típica do sul do continente americano. Essas construções são remanescências das cinco missões jesuíticas, construídas em território habitado pelos guaranis durante os séculos XVII e XVIII.

©

Shutterstock

Centro Histórico de Salvador da Bahia, Brasil

Localização: Bahia
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 1985

Descrição: A primeira capital do Brasil, fundada em 1549 pelos portugueses, conta com um impressionante centro histórico colonial, repleto de construções  renascentistas coloridas que remontam dos séculos XVI ao XVIII.

© iStock

Brasília, Brasil

Localização: Distrito Federal
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 1987

Descrição: A cidade foi construída a partir do zero no centro do país, entre 1956 e 1960, e se tornou um marco na história do planejamento urbano. Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e o urbanista Lúcio Costa, a capital do Brasil foi eleita Patrimônio da Humanidade devido à arquitetura modernista e o planejamento urbano exclusivo e simétrico.

© iStock

Parque Nacional do Iguaçu, Brasil

Localização: Paraná
Categoria: Natural
Ano de Fundação: 1986

Descrição: Essa maravilha da natureza divide com o Parque Nacional Iguazú, na Argentina, uma das maiores queda d'água do planeta. A área brasileira é lar de muitas espécies de flora e fauna raras e ameaçadas de extinção.

© Shutterstock

Rio de Janeiro, Paisagens Cariocas entre a Montanha e o Mar, Brasil

Localização: Rio de Janeiro
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 2012

Descrição: O Rio é reconhecido pelo cenário excepcional cenário urbano, que compreende também os elementos naturais que moldaram e inspiraram o desenvolvimento da cidade. A área tombada pela UNESCO abrange o Parque Nacional da Tijuca, o Jardim Botânico, a Baía de Guanabara (incluindo as amplas paisagens desenhadas ao longo da Praia de Copacabana), o Morro do Corcovado e a icônica estátua do Cristo Redentor.

© Shutterstock

Centro Histórico de Ouro Preto, Brasil

Localização: Minas Gerais
Critérios: Cultural
Ano de Fundação: 1980

Descrição: Uma das principais cidades de extração de ouro durante a fase da Corrida do Ouro no Brasil, que começou na década de 1690, Ouro Preto hoje é igualmente valiosa por seu grande número de igrejas barrocas preservadas, pontes e fontes.

© Shutterstock

Área de Conservação do Pantanal, Brasil

Localização: Mato Grosso do Sul e Mato Grosso
Categoria: Natural
Ano de Fundação: 2000

Descrição: O Complexo de Preservação do Pantanal é composto por um conjunto de quatro unidades de conservação, com uma área total de 187.818 hectares. Essa área representa um dos maiores ecossistemas de água doce em zonas úmidas do mundo.

© Shutterstock

Complexo de Conservação da Amazônia Central, Brasil

Localização: Amazonas
Categoria: Natural
Ano de Fundação: 2000

Descrição: É a maior área protegida na Bacia Amazônica. O local é notável por sua rica biodiversidade, variedade de habitats e várias espécies ameaçadas de extinção.

©

Shutterstock

Paraty e Ilha Grande - Cultura e Biodiversidade, Brasil

Localização: Rio de Janeiro e São Paulo
Categoria: Misto
Ano de fundação: 2019

Descrição: Esse é o mais recente Patrimônio Mundial da UNESCO no Brasil, que foi anunciado no início de julho de 2019. A área de abrangência do novo patrimônio brasileiro envolve porções territoriais de oito municípios dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, sendo que a maior parte da área núcleo está em Paraty e Angra dos Reis.

© Shutterstock

Paraty e Ilha Grande - Cultura e Biodiversidade, Brasil

Paraty e Ilha Grande se tornaram o primeiro sítio misto — reconhecido por suas riquezas naturais e culturais — do Patrimônio Mundial localizado no Brasil.

© Shutterstock

Paraty e Ilha Grande - Cultura e Biodiversidade, Brasil

A região engloba o Parque Nacional da Serra da Bocaina, o Parque Estadual da Ilha Grande, a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul, a Área de Proteção Ambiental de Cairuçu e o Centro Histórico de Paraty e Morro da Vila V e l h a.

O sítio apresenta valor universal excepcional por suas características naturais e culturais, assim como pela interação entre elas.

© Shutterstock

Praça São Francisco na Cidade de São Cristóvão, Brasil

Local: Sergipe
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 2010

Descrição: A Praça de São Francisco, na cidade de São Cristóvão, é cercada por construções antigas importantes, como a Igreja e o Convento de São Francisco, a Igreja e a Santa Casa de Misericórdia, o Palácio Provincial e edifícios associados de diferentes períodos históricos. O Complexo Franciscano é um exemplo da arquitetura típica dessa ordem religiosa desenvolvida no Nordeste brasileiro.

©

Shutterstock

Ilhas Atlânticas Brasileiras: Reservas de Fernando de Noronha e do Atol das Rocas

Localização: Pernambuco e Rio Grande do Norte
Categoria: Natural
Ano de Fundação: 2001

Descrição: Picos da cordilheira submarina do Atlântico Sul formam o Arquipélago de Fernando de Noronha e o Atol das Rocas. Essas áreas representam uma grande proporção da superfície insular da América do Sul e suas riquezas aquáticas são muito importantes para a reprodução e a alimentação de espécies marinhas, algumas delas ameaçadas de extinção.

© Shutterstock

Conjunto Arquitetônico da Pampulha, Brasil

Localização: Belo Horizonte
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 2016

Descrição: As construções que fazem parte desse projeto urbano em torno desse lago artificial foram projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer em parceria com o paisagista Roberto Burle Marx e vários artistas modernistas brasileiros.

© Shutterstock

Mata Atlântica: Reservas do Sudeste, Brasil

Localização: Paraná e São Paulo
Critérios: Natural
Ano de Fundação: 1999

Descrição: A Mata Atlântica do Brasil é notável por sua alta biodiversidade com muitas espécies raras e endêmicas. Esse território abrange 25 áreas protegidas que formam o sítio (cerca de 470 mil hectares, no total), que incluem montanhas cobertas por densas florestas, passando por áreas de mangue, ilhas costeiras com montanhas isoladas e dunas.

© Shutterstock

Centro Histórico de Olinda, Brasil

Localização: Pernambuco
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 1982

Descrição: Entre os principais edifícios situados no centro histórico de Olinda está o Convento de São Francisco, o mais antigo monumento franciscano do Brasil.

© iStock

Costa do Descobrimento: Reservas de Mata Atlântica, Brasil

Localização: Bahia e Espírito Santo
Categoria: Natural
Ano de Fundação: 1999

Descrição: Com terras nos estados da Bahia e do Espírito Santo, a Costa do Descobrimento consiste em oito áreas individuais protegidas, que somam 112 mil hectares de Mata Atlântica e restingas. As florestas tropicais da costa atlântica do Brasil são as mais ricas do mundo em termos de biodiversidade.

©

Shutterstock

Centro Histórico de Diamantina, Brasil

Localização: estado de Minas Gerais
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 1999

Descrição: Centro de mineração de diamantes nos séculos XVIII e XIX, Diamantina se caracteriza como um marco da arquitetura barroca brasileira.

© Shutterstock

Centro Histórico de São Luís, Brasil

Localização: Maranhão
Critérios: Cultural
Ano de Fundação: 1997

Descrição: Parecendo ser um exemplo típico de uma cidade colonial portuguesa, curiosamente São Luís foi originalmente colonizada pelos franceses em 1612, que a chamava de San-Louise-de-Maragnan.

© iStock

Áreas Protegidas do Cerrado, Brasil

Localização: Planalto Central do Brasil (Goiás)
Categoria: Natural
Ano de Fundação: 2001

Descrição: A Chapada dos Veadeiros e o Parque Nacional das Emas, pertencentes ao estado de Goiás, exemplificam o cerrado, um dos ecossistemas tropicais mais antigos e diversificados do mundo. Ese tipo de vegetação têm servido de refúgio para várias espécies durante os períodos de mudanças climáticas e por isso essa extensa área passou a ser protegida.

© Shutterstock

Parque Nacional Serra da Capivara, Brasil

Localização: Piauí
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 1991

Descrição: Esta área tem a maior e mais antiga concentração de sítios pré-históricos da América. O parque é um impressionante museu a céu aberto, com formações rochosas singulares, onde estão sítios arqueológicos e paleontológicos espetaculares, que testemunharam a presença de humanos e animais pré-históricos.

© Shutterstock

Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Brasil

Localização: Congonhas, Minas Gerais
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 1985

Descrição: Construído no século XVIII pelo escultor e arquiteto Antônio Francisco Lisboa (o 'Aleijadinho'), a basílica do santuário apresenta 12 esculturas de profetas em pedra-sabão. Esse patrimônio se tornou ainda importante por ser polo de devoção do Brasil, recebendo milhares de peregrinos todos os anos, além de ser um ícone do Barroco brasileiro

© Shutterstock

Sítio Arqueológico Cais do Valongo, Brasil

Localização: Rio de Janeiro
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 2017

Descrição: Construído em 1811, este foi o local de desembarque e comércio de africanos escravizados até 1831. Estima-se que 900 mil africanos chegaram à América do Sul pelo Cais do Valongo. 

Esse monumento materializa memórias que remetem a aspectos de dor e sobrevivência na história dos antepassados dos afrodescendentes, que hoje totalizam mais da metade da população brasileira.

Quando a área foi escavada em 2011, um grande número de amuletos e objetos de adoração do Congo, Angola e Moçambique foram desenterrados.

© Shutterstock

Centro Histórico de Goiás, Brasil

Localização: Goiás
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 2001

Descrição: O centro histórico da cidade de Goiás, que fica a 140 quilômetros de Goiânia, virou Patrimônio Mundial pelo reconhecimento do conjunto arquitetônico formado por casas, igrejas e monumentos históricos. Para os historiadores, a transferência da capital do estado para Goiânia, na década de 1930, colaborou para a conservação dos prédios. Os traços arquitetônicos foram inspirados na Europa dos séculos XVIII e XVX.

© Shutterstock

Cidade de Quito, Equador

Localização: Quito
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 1978

Descrição: O centro histórico de Quito é um dos maiores e mais bem preservados da América Latina. A cidade foi fundada em 1534.

© Shutterstock

Ilhas Galápagos, Equador

Localização: Província de Galápagos
Categoria: Natural
Ano de Fundação: 1978

Descrição: Para sempre associado a Charles Darwin e sua teoria da evolução por meio da seleção natural, esse arquipélago remoto é conhecido por seu grande número de espécies endêmicas.

© Shutterstock

Parque Nacional Sangay, Equador

Localização: Províncias de Morono Santiago, Chimborazo e Tungurahua
Categoria: Natural
Ano de Fundação: 1983

Descrição: Um importante refúgio para espécies raras dos Andes, incluindo a anta da montanha, o parque cênico é igualmente distinto por seus dois vulcões ativos.

© Shutterstock

Centro Histórico de Santa Ana de los Ríos de Cuenca, Equador

Localização: Província de Azuay
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 1999

Descrição: Listada por seus muitos edifícios do século XVI, a paisagem urbana de Cuenca é essencialmente uma expressão da síntese de diferentes sociedades e culturas e um reflexo da influência da Renascença na América Latina.

© Shutterstock

Monumentos Históricos de Cartagena, Colômbia

Localização: Cartagena
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 1984

Descrição: A fortaleza e as muralhas da cidade, construídas no início de 1586, cercam o centro histórico que fascina com seu conjunto de igrejas, conventos e uma série de outras arquiteturas coloniais com estilo da Andaluzia.

© Shutterstock

Paisagem Cultural do Café da Colômbia

Localização: Departamentos Caldas, Quindio e Risaralda
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 2011

Descrição: O café colombiano é reconhecido em todo o mundo pela sua qualidade e sabor delicioso. O cultivo de café de 100 anos é emblemático da cultura colombiana e impactou as tradições sociais da música, arquitetura, educação e culinária.

© Shutterstock

Centro Histórico de Santa Cruz de Mompox, Colômbia

Localização: Departamento de Bolívar
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 1995

Descrição: A cidade é conhecida pela preservação de suas características arquitetônicas coloniais, uma fascinante mistura de estilos espanhóis e indianos, exemplificada pela Igreja de Santa Bárbara (foto) e pelo Hospital San Juan de Dios.

© Shutterstock

Santuário Fauna e Flora de Malpelo, Colômbia

Local: Departamento de Cauca 
Categoria: Natural
Ano de Fundação: 2006

Descrição: Situada no Oceano Pacífico, a mais de 300 km da costa mais próxima, a pequena ilha de Malpelo é o lar de uma população única de tubarões e outras espécies marinhas. Por conta da riqueza do seu ecossistema, ganhou o título de Patrimônio Mundial.

© Shutterstock

Parque Nacional Chiribiquete, Colômbia

Localização: Departamentos Caquetá e Guaviare
Categoria: misto
Ano de Fundação: 2018

Descrição: Esse é o maior parque nacional da Colômbia, sendo também o maior parque nacional de floresta tropical do mundo. As principais características de Chiribiquete incluem as montanhas de mesa, também chamadas de tepuis (foto), e mais de 75 mil pinturas rupestres, algumas com mais de 20 mil anos.

©

Getty Images

Parque Arqueológico de San Agustín, Colômbia

Localização: Departamento Huila
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 1995

Descrição: O parque apresenta a maior coleção de monumentos religiosos e esculturas megalíticas da América Latina.

© Shutterstock

Parque Nacional Los Katios, Colômbia

Localização: Antioquia e Choco Departments
Categoria: Natural
Ano de Fundação: 1994

Descrição: Situado na Região de Darién, a travessia dos continentes da América do Sul e América do Norte, o parque abrange uma extraordinária diversidade de espécies de plantas e animais (contém mais de 25% das espécies de aves registradas na Colômbia).

© Shutterstock

Parque Arqueológico Nacional de Tierradentro, Colômbia

Local: Inza, Departamento de Cauca
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 1995

Descrição: Vários hypogea (templos subterrâneos ou túmulos) distinguem este monumento, que abriga relíquias de civilizações antigas, que remontam aos séculos VI e IX.

© Shutterstock

Centro Histórico Valparaíso, Chile

Local: Valparaíso
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 2003

Descrição: Famoso lugar de parada no século XIX para embarcações que navegavam entre os oceanos Atlântico e Pacífico, através do Estreito de Magalhães, Valparaíso prosperou como um destino para imigrantes europeus.

© Shutterstock

Igrejas de Chiloé, Chile

Localização: Província de Chiloé, Região de Los Lagos
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 2000

Descrição: Construídas nos séculos XVIII e XIX, as igrejas são os exemplos mais proeminentes da arquitetura de madeira de Chilota, fundindo tradições europeias e indígenas.

© iStock

Cidade Mineradora de Sewell, Chile

Localização: Machalí, Província de Cachapoal
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 2006

Descrição: Situada no alto dos Andes, a cidade mineradora já teve uma população de 16 mil habitantes. No entanto, por conta da sua localização íngreme e remota e a propensão a avalanches, terremotos e explosões, Sewell acabou por ser abandonada, o que levou ao seu declínio. 

©

Getty Images

Fábricas de Nitrato do Chile de Humberstone e Santa Laura, Chile

Localidade: Tarapacá
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 2005

Descrição: Estas duas antigas refinarias de salitre localizadas no deserto de Atacama são representativas da indústria de salitre (nitrato de potássio) no norte do Chile, no século XIX e início do XX.

© Shutterstock

Complexo Industrial Fray Bentos, Uruguai

Localização: Departamento de Rio Negro
Critérios: Cultural
Ano de Fundação: 2015

Descrição: O local engloba o bairro Anglo da cidade, onde fica uma fábrica de processamento de carne inaugurada em 1863 e fechada em 1979. As ruínas bem preservadas do complexo industrial abrigam um museu de história local.

© Shutterstock

Bairro Histórico da Cidade de Colônia do Sacramento, Uruguai

Localização: Colonia
Categoria: Cultural
Ano de fundação: 1995

Descrição: As construções coloniais espanholas e portuguesas incluem o famoso portal da cidade e a ponte levadiça em madeira (foto), assim como a Basílica del Santísimo Sacramento, datada do século XIX.

(Foto: Flickr/CC BY 2.0)

© Flickr/Creative Commons

Centro Histórico de Sucre, Bolívia

Localização: Província de Oropeza, Departamento de Chuquisaca
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 1991

Descrição: Fundada pelos espanhóis em 1538, muitos edifícios antigos e clássicos de Sucre, especialmente as construções religiosas, refletem a fusão de estilos arquitetônicos locais e europeus.

© Shutterstock

Centro Cerimonial de Tiwanaku, Bolívia

Localização: Província de Ingavi
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 2000

Descrição: As excavações deste sítio pré-colombiano, situado perto do lago Titicara, revelaram cerâmicas decoradas, estruturas monumentais e blocos megalíticos.

© Shutterstock

Fuerte de Sampaipata, Bolívia

Localização: Província da Flórida, Departamento de Santa Cruz
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 1998

Descrição: Este sítio arqueológico pré-colombiano consiste em restos de uma cidade e uma grande rocha esculpida quase totalmente coberta com esculturas de origem Inca e pré-Inca.

© Shutterstock

Cidade de Potosí, Bolívia

Localidade: Potosí
Critérios: Cultural
Ano de Fundação: 1987

Descrição: Uma das cidades mais altas do mundo, Potosí já foi sede da Casa da Moeda colonial espanhola após a descoberta das maiores reservas de prata do Novo Mundo em meados do século XVI.

© Shutterstock

Missões Jesuíticas de Chiquitos, Bolívia

Localização: Departamento de Santa Cruz
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 1990

Descrição: Composto por seis assentamentos jesuítas dos séculos XVII e XVIII, Chiquitos representa a mistura de tradições arquitetônicas indígenas e europeias.

© Shutterstock

Parque Nacional de Noel Kempff Mercado, Bolívia

Localização: Departamento de Santa Cruz
Categoria: Natural
Ano de Fundação: 2000

Descrição: Situado onde as florestas tropicais da Amazônia e a floresta seca e as savanas do cerrado se encontram, o parque entrou na lista de patrimônios da UNESCO por sua vegetação quase intocada.

©

Shutterstock

Missão Jesuíta La Santisima Trinidad del Paraná e Jesús de Tavarange, Paraguai

Localização: Paraguai
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 1993

Descrição: Esses são dois bons exemplos das icônicas missões jesuíticas construídas na América do Sul nos séculos XVIII e XIX.

© Shutterstock

Parque Nacional Canaima, Venezuela

Localização: Bolivar
Categoria: Natural
Ano de Fundação: 1994

Descrição: As impressionantes montanhas de mesas (acidente geográfico caracterizado por uma área elevada de solo com um topo plano), que caracterizam o parque são de grande interesse biológico. Essa curiosa vegetação e suas quedas d'água (incluindo o salto Ángel, uma das cachoeiras mais altas do mundo) formam paisagens espetaculares.

© Shutterstock

Ciudad Universitaria de Caracas, Venezuela

Localidade: Caracas
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 2000

Descrição: Projetado pelo arquiteto venezuelano Carlos Raúl Villanueva e considerado uma obra-prima da arquitetura e do planejamento urbano do início do século XX, esse complexo universitário inclui o Grand Hall, conhecido por sua acústica, e uma coleção de obras de arte famosas.

©

Getty Images

Coro e seu Porto, Venezuela

Localidade: Falcón
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 1993

Descrição: Inaugurada em 1527, Coro é uma das cidades mais antigas da Venezuela e é um exemplo vivo da fusão do Caribe com a arquitetura Mudéjar (muçulmana) e as influências holandesa espanhola.

©

Shutterstock

Reserva Natural do Suriname Central, Suriname

Localização: Distrito Sipaliwini
Categoria: Natural
Ano de Fundação: 2000

Descrição: Esse é um ecossistema de floresta tropical abençoado com uma grande biodiversidade e variedade de espécies ameaçadas. A reserva é o lar de Julianatop (ou Pico Juliana), que fica a 1.280 metros de atitude, que é a montanha mais alta do Suriname.

©

Shutterstock

Centro Histórico da Cidade de Paramaribo, Suriname

Local: Paramaribo
Categoria: Cultural
Ano de Fundação: 2001

Descrição: Os holandeses se estabeleceram aqui no século XVII e sua influência cultural é evidente no plano de ruas exclusivo do bairro antigo e no característico estilo arquitetônico.

Leia também: Monumentos e lugares icônicos que podem desaparecer da Terra em breve

© Shutterstock

Mundo Belezas 13/09/21 POR Notícias Ao Minuto Brasil


A América do Sul é um continente de tantas belezas naturais, históricas e culturais, que são até difíceis de enumerá-las em um roteiro de atrações imperdíveis. Tem vontade de conhecer os principais monumentos, mas não sabe por onde começar?

PUB

Uma boa ideia é se basear na lista de patrimônios da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que faz um reconhecimento de lugares e marcos de importância para o mundo e para a humanidade. Os títulos internacionais de patrimônios também são uma forma de garantir a sua preservação para as gerações futuras.

Inclusive, sabia que o Brasil é dono de nada menos que 22 sítios listados entre os bens da humanidade?

Em tempos de Copa América, qual país ganharia o torneio se o que estivesse em jogo fossem os mais belos Patrimônios da UNESCO 'escondidos' pela América do Sul?

Veja na galeria e decida você mesmo quem é o grande vencedor!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 4 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Bastidores da TV Há 1 Hora

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

fama MADONNA-CANTORA Há 19 Horas

Madonna pede para aprovar figurino de Anitta antes do show em Copacabana

mundo Oklahoma Há 18 Horas

Criança salva pais durante tornado nos EUA: "Por favor, não morram"

fama GRACYANNE-BARBOSA Há 22 Horas

Gracyanne rebate crítica após término com Belo

lifestyle Bolor Há 20 Horas

Casa com bolor ou mofo? Saiba o que pode acontecer ao seu corpo

brasil CHUVA-RS Há 18 Horas

Sobe para 13 número de mortos nos temporais do Rio Grande do Sul

tech ESSILORLUXOTTICA-NEGÓCIOS 02/05/24

Maior fabricante de óculos escuros do mundo quer ser a número um em smart glasses

tech TECNOLOGIA-NEGÓCIOS Há 19 Horas

Pesquisadores processam Meta para controlar o que veem nas rede sociais

fama JEFF-GOLDBLUM Há 21 Horas

Ator com fortuna milionária afirma que não vai dar dinheiro aos filhos