Facebook criou lista secreta de celebridades que não seguem regras de conduta na rede

O XCheck foi inicialmente desenvolvido para avaliar ações contra perfis populares. Em 2020, ao menos 5,8 milhões de usuários integrariam a lista

© Shutterstock

Tech FACEBOOK-SEGURANÇA 14/09/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Facebook mantém um grupo de usuários, que inclui celebridades e políticos, fora de suas regras de conduta, de acordo com reportagem publicada nesta terça-feira (13) pelo Wall Street Journal.

PUB

Segundo o jornal americano, com base em documentos que diz ter obtido, a rede social criou um sistema chamado XCheck, que poupa esses usuários de algumas ou, em certos casos, de todas as regras que se aplicam aos demais usuários.

O XCheck foi inicialmente desenvolvido para avaliar ações contra perfis populares. Em 2020, ao menos 5,8 milhões de usuários integrariam a lista.

O jornal afirma que esse programa, por exemplo, permitiu a Neymar postar fotos íntimas da mulher que o acusou de estupro. Milhões de seguidores puderam ver as fotografias, em que ela aparecia nua, por mais de um dia, antes que fossem deletadas. O jogador nega a acusação, e não foi indiciado. Procurado, um porta-voz de Neymar disse ao jornal que o atleta segue as regras da rede social.

O ex-presidente americano Donald Trump fez parte dessa mesma lista VIP, conta a reportagem, até ter sua conta suspensa da rede. Membros do Congresso americano, do Parlamento Europeu, prefeitos, ativistas e o próprio Mark Zuckerberg, presidente do Facebook, também integram o grupo de privilegiados.

Alguns desses usuários, segundo a reportagem, não seriam passíveis de punições em casos de violações das regras de conduta da rede, como postagens que fazem assédio e incitação à violência.

A mesma ferramenta permitiu que contas incluídas na lista pudessem compartilhar notícias falsas associando a democrata Hillary Clinton, então candidata à presidência dos EUA, em 2016, a redes de pedófilos. Também estão no seleto grupo perfis que disseminaram a ideia de que vacinas contra a Covid matam.

Uma revisão interna do Facebook, realizada em 2019, apontou que havia favorecimento em relação aos usuários dessa lista, e que a prática não seria "defensável publicamente".

"Diferentemente do resto da nossa comunidade, essas pessoas podem violar nossos padrões sem nenhuma consequência", afirmou a rede no documento, de acordo com o Wall Street Journal.

Um porta-voz do Facebook afirmou que críticas ao XCheck são justas, acrescentando que o sistema foi desenvolvido para "criar uma etapa adicional para que possamos aplicar adequadamente regras de conteúdo que poderiam exigir mais compreensão ".

O mesmo interlocutor disse que a companhia está trabalhando para acabar com essa prática e que muitos dos materiais obtidos pelo jornal americano são "informações desatualizadas, costuradas para criar uma narrativa que ignora o ponto mais importante: o próprio Facebook identificou os problemas e tem trabalhado para resolvê-los".

A descoberta contraria o que o fundador e presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, diz publicamente: que todos os usuários estão em igualdade perante as regras de conduta da plataforma.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 10 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 9 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

fama Gusttavo Lima Há 9 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 11 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 10 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte São Paulo FC Há 10 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

justica Paraíba Há 8 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

justica Violência Há 1 Hora

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

lifestyle Saúde Há 10 Horas

Três carboidratos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue

justica Régis Bittencourt Há 9 Horas

Casal de empresários é achado morto dentro de carro em posto de gasolina