Surto de Covid-19 em casas de repouso faz três mortos em Botucatu

Esta não é a primeira vez que um surto de Covid-19 atinge casas de repouso de Botucatu. Em junho de 2020, ao menos duas unidades registraram casos de Covid e mortes

© <p>Shutterstock</p>

Brasil Covid-19 14/09/21 POR Folhapress

CLAYTON FREITAS (FOLHAPRESS) - Um surto de Covid-19 em instituições de longa permanência fez ao menos três idosos mortos em Botucatu (239 km de SP). Dois desses idosos morreram no domingo (12), e outro, nesta segunda-feira (13).

PUB

Os casos ocorreram em ao menos duas casas de repouso. São ao menos 24 idosos e 9 funcionários contaminados. As contaminações e mortes foram confirmadas pelos próprios donos de casas de repouso.

Procurada, a Prefeitura de Botucatu informou que só comentaria o assunto às 21h desta segunda-feira (13), em postagem a ser feita nas redes sociais.

Esta não é a primeira vez que um surto de Covid-19 atinge casas de repouso de Botucatu. Em junho de 2020, ao menos duas unidades registraram casos de Covid e mortes.

O fato da administração municipal não ter divulgado detalhes do assunto vem causando desconforto entre proprietários de casas de repouso. Sob anonimato, um dos proprietários disse que a informação foi passada aos donos de instituições de longa permanência pela própria Vigilância Sanitária. "A verdade tem que ser dita, e não omitir fatos", criticou.

Ele afirmou ainda que a Vigilância pediu para que todos redobrem a atenção e mantenham os protocolos sanitários. "A Vigilância pediu novamente para que todos se precavessem, que continuemos com as exigências [protocolos sanitários]. Porém, por mais que se faça, é um inimigo invisível", afirmou.

Em toda a cidade de Botucatu, são 400 os idosos internados em instituições de longa permanência. Eles começaram a ser imunizados com a terceira dose no último dia 2.

Segundo o infectologista Marcos Boulos, assim como as duas primeiras doses, a imunidade da terceira dose só é conquistada 15 dias após a imunização. Falando em tese, já que não conhece os casos de Botucatu, o especialista afirmou que não houve tempo hábil de produzir anticorpos. "Você precisa de no mínimo 15 dias para você ter a reposta imune da vacina. Ela [terceira dose aplicada a partir do dia 2] não deu tempo de produzir anticorpos e aumentar a defesa", afirmou.

PROJETO

Assim como ocorreu em Serrana, cidade do interior de São Paulo que passou por imunização em massa contra a Covid-19, Botucatu também passou pelo mesmo processo com a população adulta.

A ação integrou um estudo que visava avaliar a efetividade da vacina de Oxford/AstraZeneca quando aplicada em um grande número de pessoas de uma vez só.

Dados do Ministério da Saúde divulgados no início de agosto, quando 61.741 moradores da cidade receberam a segunda dose, indicam que o número de casos de Covid-19 no município, até o dia 9 de agosto passado, havia caído 80%, e o número de internações pela doença, 86,7%.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 14 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 15 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 15 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 16 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 16 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 16 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 13 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 11 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 10 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 14 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula