Reino Unido decide vacinar contra Covid crianças de 12 a 15 anos

A campanha deve começar na próxima semana, nas escolas, e exige o consentimento de pais ou responsáveis

© Getty Images

Mundo REINO UNIDO-VACINAÇÃO 14/09/21 POR Folhapress

(FOLHAPRESS) - O governo britânico afirmou nesta segunda (13) que vai oferecer vacinas contra Covid para todas as crianças com 12 anos ou mais. A campanha deve começar na próxima semana, nas escolas, e exige o consentimento de pais ou responsáveis.

PUB

A decisão segue uma orientação dos diretores médicos da Inglaterra, de Gales, da Escócia e da Irlanda do Norte, tomada na noite de domingo (12). A agência regulatória britânica (MHRA) deu em junho o sinal verde para a aplicação do imunizante da Pfizer em crianças de 12 a 15 anos.

A campanha vai porém na direção contrária da recomendação do Comitê Conjunto de Vacinação e Imunização (JCVI), que analisou benefícios e riscos para os indivíduos-alvo e recomendou não aplicar as injeções por enquanto em crianças saudáveis.

O órgão citou risco de efeitos colaterais raros e incerteza sobre o grau adicional de proteção das vacinas para esse grupo, mas recomendou a imunização de crianças com doenças que as deixam mais vulneráveis e para jovens a partir de 16 anos..

Epidemiologistas e especialistas em saúde pública já haviam levantado na semana passada a possibilidade de que, apesar dessa orientação, o governo levasse adiante a vacinação de crianças, por considerar em sua decisão outros aspectos, como o impacto na transmissão para pessoas vulneráveis e na educação.

Os diretores médicos citaram o impacto na presença dos alunos nas escolas em sua avaliação, e pediram ao JCVI que indicasse quais os fármacos mais indicados e que intervalo deveria ser adotado entre doses para essa faixa etária.

A Sociedade Real de Pediatria e Saúde Infantil aprovou a medida, citando também o efeito na sociabilização das crianças -mais protegidas, elas podem interagir mais entre si–, mas alertou que o fundamental é manter as outras vacinas infantis, em que os "benefícios à saúde são mais claros e têm o potencial de salvar vidas".

Também o Colégio Real de Pediatria e Saúde Infantil (RCPCH), que foi consultado pelos diretores médicos das quatro nações, citou preocupação com os efeitos indiretos da pandemia, como as faltas escolares e o efeito na saúde mental.

A escola é um centro de referência importante de serviços de saúde e segurança infantis, e quarentenas ou suspensão de aulas por causa da Covid afetam desproporcionalmente os alunos mais pobres, diz a avaliação.

"A participação em atividades dentro e fora da escola é fundamental para o desenvolvimento, a resiliência, a saúde mental e o bem-estar das crianças. Precisamos garantir que essa participação volte ao normal com urgência", declarou a instituição, ressalvando que a vacina "não é uma solução mágica e, isoladamente, não vai melhorar a frequência escolar".

O RCPCH afirmou ainda que o combate à pandemia ainda não terminou e não depende da vacinação infantil e, sim, do avanço na proteção da população entre 20 e 50 anos.

Para Liz Whittaker, professora de doenças infecciosas pediátricas e imunologia do Imperial College de Londres, a recomendação do JCVI foi correta do ponto de vista das evidências científicas disponíveis.

"Mas também considero correto, tendo em vista o quadro mais amplo, oferecer a opção de vacinação a jovens saudáveis", disse ela. "Para muitos desses jovens, ter a vacina dá-lhes a oportunidade de fazer algo para proteger sua capacidade de ir à escola, proteger sua família e voltar ao normal."

Whittaker ressaltou que a decisão será tomada por pais e filhos, e, "sob nenhuma circunstância, os que optarem por não receber a vacina devem ser penalizados ou estigmatizados". "Não deve ser um fator limitante para o acesso à escola, atividades extracurriculares ou passeios escolares.

Vacinação de crianças em outros países

O governo dos EUA ainda aguarda estudos científicos sobre benefícios e riscos de vacinas em crianças de 12 a 15 anos saudáveis, e afirmou que pode iniciar a imunização dessa faixa etária até o final do ano.

Já no Chile mais de 650 mil crianças acima dos 12 anos receberam uma primeira dose, e na semana passada, a imunização foi aprovada a partir dos 6 anos.

Na Espanha, jovens de 12 a 17 anos receberam uma dose de Pfizer no começo deste mês, antes do início das aulas.

Também na cidade de São Paulo, jovens de 12 a 16 anos sem comorbidades começaram a ser vacinados na última segunda (6).

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 11 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 12 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 13 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 13 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 14 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 11 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 14 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 9 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 12 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 8 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico