Santos volta a perder do Athletico-PR e é eliminado da Copa do Brasil

Em vantagem após vencer a primeira partida por 1 a 0 em Curitiba, o time paranaense soube se defender muito bem e não abdicou do ataque

© Getty

Esporte Santos 15/09/21 POR Estadao Conteudo

Em crise no Campeonato Brasileiro, Santos e Athletico-PR queriam avançar às semifinais da Copa do Brasil para manter viva a chance de conquista de um título na temporada. Em vantagem após vencer a primeira partida por 1 a 0 em Curitiba, o time paranaense soube se defender muito bem e não abdicou do ataque, repetiu o placar da partida de ida e confirmou sua vaga na próxima fase da competição.

PUB

Ao Santos do técnico Fábio Carille, que fez apenas o seu segundo jogo no comando do time, resta até o fim do ano o Brasileirão, onde o time precisa bater algumas metas. Primeiro, precisa arrumar o setor ofensivo e voltar a balançar as redes dos adversários - só assim vai se afastar da zona do rebaixamento (o time está apenas dois pontos acima do 17.º colocado).

Depois, se conseguir brigar mais para cima na tabela do torneio nacional, o time poderá pleitear uma arrancada para tentar uma vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem - neste momento, a classificação para a Libertadores de 2022 parece ser bem improvável.

Na Vila Belmiro, nos primeiros 45 minutos, o atacante Marinho foi o mais acionado no Santos. O jogador voltou a ser escalado como titular após mais de 45 dias e foi perseguido de perto pelos jogadores do Athletico-PR, que abusaram das faltas em cima do melhor jogador do elenco santista.

Marinho fazia o que dele se esperava - recuava até o meio par receber a bola e partia para cima dos seus marcadores em velocidade. O problema é que poucas vezes algum companheiro apareceu para tentar uma tabela ou uma jogada ensaiada, o que deixava o atacante isolado.

A primeira boa chance de gol surgiu aos 17 minutos e foi dos visitantes. Terans ganhou de Marinho na corrida e cruzou na área. Na sobra, Richard bateu de primeira para ótima defesa de João Paulo.

O Santos respondeu aos 24. Felipe Jonatan avançou pela esquerda e mandou a bola na área e a bola sobrou com Marinho, que puxou para o meio e bateu colocado, mas o goleiro Santos fez ótima defesa - foi uma das melhores chances do Santos no jogo.

Aos 39, mais uma vez o Athletico-PR chegou com muito perigo. Abner tabelou com Terans e foi à linha de fundo. Ele tocou para Erick, no meio da área, mas o volante, livre, bateu por cima do gol, desperdiçando uma grande chance.

No final da primeira etapa, aos 46, mais uma chance de gol para o time de Curitiba. Terans ficou com a sobra do cruzamento na área, tentou bater de primeira, mas acabou chutando por cima do gol de João Paulo.

O panorama do jogo não mudou muito no segundo tempo. O Santos permanecia com indecisão no último lance dos seus ataques - seus jogadores não conseguiam finalizar com perigo ao gol atleticano. Em um dos raros chutes, aos 31, Lucas Braga puxou para o meio da esquerda e bateu fraquinho, para defesa segura de Santos.

Aos poucos, o Athletico-PR foi criando chances. Aos 32, Terans deu excelente lançamento por cima da marcação para Abner, que entrou por trás da zaga e bateu firme para o gol, para mais uma ótima defesa de João Paulo, que conseguiu desviar para escanteio.

Na cobrança, aos 33, João Paulo afastou o perigo, mas a bola voltou para a área. Zé Ivaldo girou o corpo, bateu firme e a bola entrou no ângulo, sem chances para o goleiro do Santos.

Apenas a virada santista levaria a partida para os pênaltis. Carille tentou deixar o time mais ofensivo e o Alvinegro até chegou a mandar uma bola para as redes, com Marcos Leonardo, mas o atacante que entrou no segundo tempo estava em posição de impedimento. Muito pouco para o Santos, que precisa reagir com urgência.

FICHA TÉCNICA:

SANTOS 0 X 1 ATHLETICO-PR

SANTOS - João Paulo; Pará, Vinicius Balieiro, Wagner Leonardo e FelipeJonatan; Jean Mota (Ivonei), Carlos Sánchez (Diego Tardelli) e Gabriel Pirani; Marinho, Raniel (Marcos Leonardo) e Lucas Braga (Ângelo). Técnico: Fábio Carille.

ATHLETICO-PR - Santos; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Zé Ivaldo; Marcinho, Erick, Richard (Christian) e Abner Vinicius; Nikão, Renato Kayzer (Pedro Rocha) e Terans (Lucas Fasson). Técnico: Paulo Autuori.

GOL - Zé Ivaldo, aos 33 minutos do segundo tempo

ÁRBITRO - Leandro Pedro Vuaden (RS)

CARTÕES AMARELOS - Richard, Christian, Erick e Abner Vinicius

CARTÃO VERMELHO - Christian

LOCAL - Vila Belmiro, em Santos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 20 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 19 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 22 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 22 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 20 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

fama Bastidores da TV Há 12 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil MORTE-SC Há 21 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 20 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 22 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 21 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens