Ativista do QAnon, que defendia que Covid-19 era fraude, morre da doença

Veronica Wolski estava internada nos cuidados intensivos e, na última semana, grupo de negacionistas tentou que ela tivesse alta

© Reprodução

Mundo Covid-19 15/09/21 POR Notícias ao Minuto

Uma negacionista norte-americana, que se tornou conhecida no país por causa da sua associação ao QAnon, morreu na segunda-feira, num hospital de Chicago, com uma pneumonia causada pela Covid-19. Veronica Wolski tinha 64 anos de idade e um histórico de hipotireoidismo, explicou um responsável de saúde local, de acordo com o Chicago Tribune.

PUB

A mulher ganhou notoriedade, primeiramente, em 2016, por causa do seu apoio incondicional a Bernie Sanders, descrevendo Donald Trump, na altura, como "um idiota". Porém, acabou por mudar de ideia, tornando-se uma apoiadora de Trump e do movimento QAnon. Defendia que a Covid-19 era uma fraude e passou a surgir em manifestações negacionistas.

Wolski estava internada nos cuidados intensivos do Amita Health Resurrection Medical Center e, durante mais de uma semana, os seus apoiadores se concentraram no local para exigir que Veronica fosse tratada com Ivermectina, um medicamento que é indicado por alguns movimentos como uma cura para a Covid-19, mas que é desaconselhado pelas autoridades de Saúde.

A Ivermectina é usada para tratar animais que sofrem de dirofilariose e que são afetados por parasitas internos e externos.

Na semana passada, o hospital anunciou que nenhum dos seus profissionais usaria o medicamento num caso de Covid-19, seguindo as recomendações do regulador de Saúde.

No fim de semana, os seus apoiadores tentaram com que o hospital lhe desse alta, utilizando a figura do tutor legal, uma vez que Veronica estava em coma. "Se não lhe deram alta, serão responsáveis por homicídio", indicou o advogado da mulher, por telefone, ao hospital.

A família de Veronica recusou falar com a comunicação social local.

A QAnon, sublinhe-se, é uma teoria da conspiração da extrema-direita centrada na crença infundada de que Donald Trump está fazendo uma campanha secreta contra os inimigos de um alegado "Estado profundo" ("Deep State") e contra um círculo de tráfico sexual infantil dirigido por pedófilos e canibais satânicos - onde incluem líderes políticos e celebridades.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 7 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 5 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

fama Gusttavo Lima Há 6 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 7 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 7 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

justica Paraíba Há 5 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

esporte São Paulo FC Há 7 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

fama Peculiares Há 22 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

lifestyle Saúde Há 7 Horas

Três carboidratos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue

justica Régis Bittencourt Há 6 Horas

Casal de empresários é achado morto dentro de carro em posto de gasolina