Tribunal suspende liminar que permitia público nos jogos do Flamengo

A decisão foi tomada na madrugada desta quinta-feira (16), horas depois de o time carioca vencer o Grêmio, pela Copa do Brasil

© Alexandre Vidal / Flamengo

Esporte FUTEBOL-JUSTIÇA 16/09/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O auditor Felipe Bevilacqua, vice-presidente do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), suspendeu, em caráter liminar, a decisão que permitia ao Flamengo realizar jogos com a presença de público no Maracanã. As demais equipes da Série A do Brasileiro pretendiam pedir o adiamento da rodada do final de semana caso a autorização fosse mantida.

PUB

A decisão foi tomada na madrugada desta quinta-feira (16), horas depois de o time carioca vencer o Grêmio, pela Copa do Brasil, com 6.446 pessoas no estádio (6.277 pagantes).

Em seu despacho, Bevilacqua anula até o próximo dia 28 os efeitos de uma liminar concedida pelo próprio STJD ao Flamengo na qual permite a venda de ingressos no Maracanã, desde que com o aval das autoridades sanitárias locais. Ainda não se sabe se o clube irá recorrer.

Já estava agendado para o dia 28 de setembro um novo conselho técnico na CBF (Confederação Brasileira de Futebol) no qual os integrantes da Série A decidiriam sobre o retorno do torcedor ao estádio.

A maioria entende que, por isonomia, não deverá haver torcedor nos estádios enquanto não houver o aval de autoridades sanitárias locais para todas as sedes do Campeonato Brasileiro, em razão da pandemia da Covid-19.

Com a decisão de Bevilacqua, o Flamengo não poderá receber o seu torcedor contra o Grêmio, no domingo (19), pelo Campeonato Brasileiro. Mas deverá contar com os fãs diante do Barcelona de Guayaquil (EQU) pela Libertadores no dia 29.

Bevilacqua acatou o pedido de 17 clubes da Série A (somente Atlético-MG, Cuiabá e Flamengo não assinaram a petição) e da CBF, protocolado nesta quarta-feira (15), para suspender a liminar benéfica ao time rubro-negro.

No mês passado, o presidente do órgão, Otávio Noronha, entendeu que a decisão do veto ao público não caberia à CBF, mas ao poder público.

O Atlético-MG, que também conta com uma liminar semelhante à do Flamengo, não assinou a petição desta quarta. "Temos a liminar do STJD e a permissão da prefeitura de Belo Horizonte, mas vamos respeitar a decisão do arbitral [de só jogar com público quando as demais sedes tiverem condições iguais]. Não recorremos [para cassar a do Flamengo] porque seria contraditório da nossa parte", afirmou Sérgio Coelho, presidente do Atlético-MG.

Com o aval do STJD, o time carioca ignorou a decisão do conselho técnico, no último dia 8, na qual os 19 times (incluindo o Cuiabá) votaram pela manutenção do veto ao torcedor nos estádios.

A atitude isolada dos flamenguistas desencadeou em uma crise entre os principais clubes do país e a própria CBF. Além de irem ao STJD, os dirigentes ventilaram a ideia de uma carta pedindo a suspensão da rodada deste final de semana. O manifesto, porém, não foi unanimidade entre os cartolas.

O adiamento de dez partidas poderia sufocar o calendário, segundo dirigentes ouvidos pela Folha, além de prejudicar os compromissos comerciais dos clubes e trazer insegurança jurídica.

Nesta quarta, antes de a bola rolar entre Flamengo e Grêmio pela Copa do Brasil, o presidente da agremiação gaúcha, Romildo Bolzan Júnior, foi à sede da CBF, no Rio de Janeiro, para um almoço. O dirigente pediu, informalmente, ajuda para Ednaldo Rodrigues, presidente interino da CBF. O clube enfrentou o Flamengo horas depois, pela Copa do Brasil, no Maracanã, com torcida presente.

O gremista escutou de Rodrigues que somente o tribunal poderia resolver a situação. Horas depois do almoço, a CBF engrossou os pedidos dos 17 clubes junto ao STJD.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 18 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 17 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 20 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 20 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 18 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

fama Bastidores da TV Há 11 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil MORTE-SC Há 19 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 18 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 20 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 19 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens