Abel Ferreira assume culpa por 2º tempo ruim e explica testes: 'Sou meio maluco'

O Palmeiras viu sua produção ofensiva cair drasticamente e passou a recuar depois das alterações de Abel Ferreira

© Getty

Esporte Campeonato Brasileiro 19/09/21 POR Estadao Conteudo

A queda de rendimento do Palmeiras no segundo tempo contra a Chapecoense é fruto dos erros de Abel Ferreira. A avaliação é do próprio treinador, que assumiu culpa na atuação ruim da equipe nos últimos 45 minutos, muito diferente da etapa inicial, na qual o time alviverde teve uma excelente apresentação coletiva e decidiu o jogo, com gols de Raphael Veiga e Luiz Adriano.

PUB

O Palmeiras viu sua produção ofensiva cair drasticamente e passou a recuar depois das alterações de Abel Ferreira. O treinador fez três mudanças no intervalo, lançando mão do zagueiro Renan, do lateral-direito Gabriel Menino e do meio-campista Matheus Fernandes, e deixando a equipe com três zagueiros, muito recuada. Wesley, que havia sido um dos melhores no primeiro tempo, foi um dos substituídos. Sua saída foi determinante para a queda de performance.

"No segundo tempo não jogamos bem e a culpa é minha", admitiu o inquieto treinador na entrevista coletiva pós-jogo. "Sou engenhoca, arrisco muito através das ideias que tenho, mas a equipe jogou mal. Queria ver uma dinâmica. Não tivemos a mesma fluidez. Mudei três jogadores, posições e o culpado sou eu por não ter um jogo tão fluido como na primeira parte. Queria ver uma situação e arrisquei. A vida é feita de risco, cometemos erros. Mesmo assim tivemos oportunidades para fazer o terceiro. Procurei pensar na frente", justificou-se.

O técnico chegou até a, durante o segundo tempo, inverter o posicionamento de Gustavo Gómez e Luan na zaga. Acostumado a fazer alterações de jogadores e táticas, o enérgico treinador afirmou ser "meio maluco" em alguns momentos. "Sou um treinador jovem, gosto de fazer coisas fora da caixa. Eu erro, perco. Às vezes sou idiota. Mas sei o que faço, o que quero. Sei de onde vim, onde estou e onde quero chegar. E os meus jogadores acreditam em mim e eu acredito neles. Isso me faz ter a convicção de que todo jogador pode atuar em qualquer posição", argumentou.

"A nossa obrigação hoje era ganhar e ponto. Somos melhores, não adianta. A Chapecoense está numa posição não muito boa. É uma equipe que tem que melhorar seus processos", completou.

O fim da seca de Luiz Adriano, que voltou a balançar as redes depois de três meses, também foi assunto na entrevista. Muito criticado, o atacante conviveu com uma lesão no joelho "que ninguém sabe o que era", segundo ele, e levou uma bronca da diretoria por atuações ruins consecutivas até dar uma resposta positiva neste sábado em Chapecó.

"Não queria puxar a fita pra trás. A temporada começou difícil pra ele por diversas circunstâncias. Teve problemas físicos e volto a repetir: todos os jogadores do elenco do Palmeiras são importantes. Nenhum é importante individualmente", afirmou Abel, feliz com o fato de ter todos os atletas à disposição. Zé Rafael não atuou diante da Chapecoense por estar suspenso e Danilo foi baixa por conta de um trauma no tornozelo esquerdo, mas não deve ser desfalque na Libertadores, terça-feira, no duelo de ida da semifinal com o Atlético-MG.

"O que queremos é ter todos disponíveis e temos isso nesse momento, o que é espetacular. Fruto da nossa organização e do trabalho do Núcleo de Saúde e Performance. Quero ter dores de cabeça para deixar jogadores fora. Hoje deixamos o Scarpa fora, por exemplo. Falo pra eles estarem prontos para servir ao Palmeiras sempre", acrescentou o português.

O time de Abel Ferreira é vice-líder do Brasileirão, com 38 pontos, e espera seguir pontuando para não ver o líder Atlético-MG abrir vantagem, nem ser ultrapassado pelo Flamengo, terceiro colocado e que tem dois jogos atrasados.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 11 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 18 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 18 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 18 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 18 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama Rio de Janeiro Há 17 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

fama MADONNA-RIO Há 11 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda