'The Crown' arrasou no Emmy! Mas o que é ficção e realidade na série?

A série arrecadou sete prêmios no Emmy, e até o Príncipe Harry gosta, mas o quão verdadeiro ela realmente é?

'The Crown': o que é ficção e realidade?

Vencedor de quatro Globos de de Ouro, 'The Crown' é um drama ficcional baseado em eventos reais. A série acompanha a trajetória da Rainha Elizabeth II ao longo do seu reinado, bem como as figuras-chave da monarquia britânica, incluindo o Príncipe Philip, seu marido.

Por aprofundar nas vidas pessoais da família real e todo o drama dos bastidores, o programa é um grande sucesso de público e ganhou prêmios nas categorias Melhor Série - Drama, Melhor Atriz em Série - Drama (Emma Corrin), Melhor Ator em Série - Drama (Josh O’Connor) e Melhor Atriz Coadjuvante em Série (Gillian Anderson).

Enquanto os criadores da atração e consultores históricos fazem o seu melhor para manterem a história alinhada com a realidade, a verdade é que a equipe de autores não tem acesso sobre o funcionamento interno de uma das famílias mais privadas e protegidas do mundo.

Por isso, muitas vezes os roteiristas tomam algumas liberdades criativas na tentativa de contarem uma narrativa completa e interessante.

Isso muitas vezes deixa os espectadores se perguntando quais partes da trama são autênticas e o que é contestável. De fato, a realeza teve sua cota de escândalos públicos e alguns dos eventos mais chocantes da série foram confirmados, após processo rigoroso de checagem.

Mas o que é realidade e ficção em 'The Crown'? Veja na galeria!

© BrunoPress

Primeira temporada: a poluição

Na primeira temporada, Winston Churchill tomou uma atitude sobre a terrível poluição em Londres, quando sua secretária é atropelada por um ônibus devido à pouca visibilidade.

©

BrunoPress

Primeira temporada: a poluição

Este incidente nunca ocorreu na vida real. Nenhum membro da equipe do primeiro-ministro foi morto como resultado da forte neblina com fumaça. Seu governo agiu contra a poluição porque era um problema enorme, não por motivos pessoais!

©

Getty Images 

Segunda temporada: a infidelidade do Príncipe Philip

Grande parte da segunda temporada é dedicada à crise no casamento da Rainha Elizabeth II e do Príncipe Philip. A série sugere fortemente que o duque de Edimburgo estava tendo casos amorosos, embora nunca afirme isso explicitamente.

©

BrunoPress

Segunda temporada: a infidelidade do Príncipe Philip

Na realidade, nunca houve evidências de que o Príncipe Philip foi infiel em seu casamento. Houve muitos rumores na mídia, mas todas as supostas amantes negaram firmemente as afirmações.

©

Getty Images 

Terceira temporada: Princesa Alice

A mãe do Príncipe Philip, a Princesa Alice, nunca deu uma entrevista detalhada a um jornalista chamado John Armstrong, do The Guardian. Essa entrevista fictícia permitiu que o programa se aprofundasse na incrível história de vida da Princesa Alice.

©

Getty Images 

Terceira temporada: Príncipe Charles no País de Gales

A série mostra como o Príncipe Charles passa uma temporada no País de Gales e começa a se conectar com o povo galês e entender o ressentimento deste com o Reino Unido.

©

BrunoPress

Terceira temporada: Príncipe Charles no País de Gales

Quando Charles faz seu discurso de investidura como o Príncipe de Gales, ele parece falar de alguns sentimentos pró-galeses que não foram aprovados pela família real. Na vida real, Charles não disse nada particularmente polêmico em seu pronunciamento.

©

BrunoPress

Terceira temporada: Jackie Kennedy

No episódio em que John F. Kennedy e Jacqueline Kennedy visitam a Rainha, parece que as duas mulheres têm algum tipo de rivalidade. A primeira-dama dos EUA supostamente fala mal da monarca em uma festa e depois se desculpa, alegando que ela estava fortemente medicada na época.

© Getty Images

Terceira temporada: Jackie Kennedy

Não há nada que sugira que Jackie Kennedy estava tomando remédios que alterassem o seu humor durante sua viagem a Londres, ou que ela criticou seus anfitriões. Na verdade, algumas fontes sugerem que foi a Rainha é que não ficou impressionada com os Kennedys por insistirem que um membro da família duas vezes divorciado fosse convidado para jantar.

©

Getty Images 

Terceira temporada: os casos dos Parker Bowles

O Príncipe Charles e a Princesa Anne tiveram vidas amorosas bastante complicadas. Anne teve um affair com Andrew Parker Bowles e Charles teve um caso conhecido que durou décadas com a esposa de Andrew, Camilla Parker Bowles.

©

BrunoPress

Terceira temporada: os casos dos Parker Bowles

Mas esses dois casos amorosos provavelmente não ocorreram ao mesmo tempo. Não há nada que confirme que os irmãos estavam se encontrando com o futuro marido e esposa ao mesmo tempo, e os biógrafos reais não acreditam que esta seja a questão.

©

Getty Images 

Terceira temporada: a despedida

A visita da Rainha a Churchill depois do seu AVC é fictícia. A soberana e o primeiro-ministro eram realmente próximos e ela foi ao funeral, mas a ideia de que ela teria falado com ele depois do derrame é impossível, pois ele estava incapacitado nesse momento.

©

BrunoPress

Terceira temporada: a despedida

Na cena comovente da série, a monarca dá um beijo na testa de Churchill. Isso está tão fora da realidade que um biógrafo real chamou esse momento retratado na trama de 'puro sentimentalismo'.

©

BrunoPress

Terceira temporada: missão diplomática da Princesa Margaret

Embora tenha sido uma ótima história para a TV, a Princesa Margaret não desempenhou um papel fundamental para melhorar as relações entre a Grã-Bretanha e o presidente dos Estados Unidos Lyndon B. Johnson.

©

BrunoPress

Terceira temporada: missão diplomática da Princesa Margaret

A série retrata uma visita que a irmã de Elizabeth II fez aos EUA, durante a qual ela faz muito sucesso junto de Johnson. A cena sugere que isso foi crucial para resolver as tensões entre os dois países, mas na realidade o presidente Johnson e o primeiro-ministro britânico Harold Wilson continuaram a ter uma relação tensa.

©

Getty Images 

Quarta temporada: o encontro fofo

A Princesa Diana fez uma entrada muito emocionante na quarta temporada da série. No entanto, a sua chegada na vida do Príncipe Carlos não foi tão fofa quanto retratada na série.

©

BrunoPress

Quarta temporada: o encontro fofo

Charles conheceu Diana por meio de sua irmã, Sarah, com quem ele namorou brevemente. Acredita-se que eles se encontraram em uma casa de campo que suas famílias estavam visitando. Diana não estava vestida como uma árvore, escondendo-se atrás de um buquê de flores, quando se deparou com Charles pela primeira vez.

©

BrunoPress

Quarta temporada: a caçada

Diana fez uma viagem fatídica a Balmoral para conhecer a família real, e a visita foi um grande sucesso, mas ela não saiu para caçar com o Príncipe Philip. Essa cena fictícia apenas permitiu que os autores mostrassem a aprovação do pai de Charles por Diana.

©

BrunoPress

Quarta temporada: os patins

Infelizmente, não está confirmado que Diana costumava andar de patins pelos corredores atapetados do Palácio de Buckingham! Mas ela era uma grande fã de patins e música pop.

©

BrunoPress

Quarta temporada: Diana e Camilla

Diana e Camilla Parker Bowles se conheceram realmente antes do noivado e se viram em muitas ocasiões sociais.

©

BrunoPress

Quarta temporada: Diana e Camilla

Elas supostamente se davam muito bem, embora naturalmente o relacionamento tenha azedado mais tarde, quando Diana descobriu o caso de Camilla com o marido.

©

Getty Images 

Quarta temporada: Margaret Thatcher

Outra estrela da quarta temporada é Margaret Thatcher. Thatcher foi a primeira primeira-ministra da Grã-Bretanha, bem como uma das líderes mais controversas da história britânica. Os roteiristas tiveram que ralar muito para contarem bem a passagem da Dama de Ferro pelo governo.

© Getty Images

Quarta temporada: Mark Thatcher a as Malvinas

O programa sugere que o desaparecimento do filho da primeira-ministra no rally Paris-Dakar ocorreu ao mesmo tempo que a Guerra das Malvinas. E que esse acontecimento da sua vida pessoal influenciou nas decisões políticas que ela tomou na época.

©

BrunoPress

Quarta temporada: Mark Thatcher a as Malvinas

Na verdade, esses dois eventos não aconteceram simultaneamente. A única coisa fiel à realidade é que o filho da primeira-ministra era mimado e detestável.

©

Getty Images 

Quarta temporada: A Rainha se volta contra Thatcher

A série ilustra um escândalo muito real no qual um artigo de jornal foi publicado afirmando que a Rainha finalmente tinha quebrado o seu voto de imparcialidade e expressado o seu descontentamento com o trabalho da primeira-ministra.

©

BrunoPress

Quarta temporada: A Rainha se volta contra Thatcher

A série mostra a monarca assumindo uma posição firme em que deseja expressar seu descontentamento, instruindo o seu secretário de imprensa a contar a história a um jornal popular. Saiu de fato uma história em um periódico de 1986, mas nunca se acreditou que a Rainha a tivesse autorizado.

©

BrunoPress

Quarta temporada: Pedido de dissolução do parlamento

Também não há provas de que Thatcher tenha pedido à Rainha que dissolvesse o parlamento quando o seu partido começou a se voltar contra ela.

©

BrunoPress

Quarta temporada: a invasão do Palácio

A invasão do Palácio de Buckingham é surpreendentemente uma história verdadeira. Um homem chamado Michael Fagan conseguiu entrar na propriedade e adentrar no quarto da Rainha.

© Shutterstock

Quarta temporada: a invasão do Palácio

Na série, Fagan faz isso com a intenção de expressar as suas preocupações sobre as decisões de Thatcher, que estavam deixando o povo mais pobre. Na verdade, o homem disse que não tinha nenhum plano quando invadiu o palácio e que não teve uma conversa séria com a Rainha.

(Town and Country) (Harper's Bazaar) (Vice) (Mashable) (YouTube)

©

Getty Images 

Cultura Ficção 20/09/21 POR Notícias Ao Minuto


O programa de sucesso da Netflix, 'The Crown', é um drama ficcional baseado em eventos históricos reais. Ele acompanha a vida da Rainha Elizabeth II ao longo de seu reinado, bem como as figuras-chave de sua vida. 'The Crown' investiga profundamente a vida pessoal da família real britânica e todo o drama dos bastidores.

PUB

O show teve grande sucesso entre os telespectadores e acabou de ganhar mais sete Emmys, incluindo melhor série dramática, melhores atores principais para Josh O'Connor e Olivia Colman, e de melhores atores coadjuvantes Gillian Anderson e Tobias Menzies. O roteirista e diretor da série também ganhou prêmios por seu trabalho.

Enquanto os criadores da atração e consultores históricos fazem o seu melhor para manterem a história alinhada com a realidade, a verdade é que a equipe de autores não tem acesso sobre o funcionamento interno de uma das famílias mais privadas e protegidas do mundo. Por isso, muitas vezes os roteiristas tomam algumas liberdades criativas na tentativa de contarem uma narrativa completa e interessante.

Isso muitas vezes deixa os espectadores se perguntando quais partes da trama são autênticas e o que é contestável. De fato, a realeza teve sua cota de escândalos públicos e alguns dos eventos mais chocantes da série foram confirmados, após processo rigoroso de checagem.

Mas o que é realidade e ficção em 'The Crown'? Veja na galeria e cuidado: alerta de spoilers!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 4 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 6 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

mundo Aviões Há 23 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 22 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Rio Grande do Sul Há 6 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Príncipe William Há 22 Horas

Príncipe William fala dos filhos e do estado de saúde de Kate Middleton

fama Brian McCardie Há 5 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

mundo Londres Há 4 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

lifestyle Rosto Há 22 Horas

Sinais no rosto que podem indicar doenças: fique atento!

tech ESSILORLUXOTTICA-NEGÓCIOS Há 3 Horas

Maior fabricante de óculos escuros do mundo quer ser a número um em smart glasses