Veículo da NASA chega ao pólo sul da Lua em 2023 para procurar água

A equipe da NASA avaliou trajetórias viáveis para o rover, tendo em conta locais onde o VIPER poderia utilizar os seus painéis solares para carregar e conservar o calor durante a sua viagem de 100 dias

© Lusa

Tech NASA 21/09/21 POR Notícias ao Minuto

O Veículo de Exploração Polar para Investigação Volátil (VIPER) vai pousar no pólo sul da Lua em 2023 para procurar água e outros recursos, anunciou nesta segunda-feira a agência federal norte-americana NASA.

PUB

A NASA disse que o local da missão, parte do programa Artemis, será perto da borda ocidental da cratera Nobile, onde irá explorar a superfície e subsuperfície da área.

A equipe da NASA avaliou trajetórias viáveis para o rover, tendo em conta locais onde o VIPER poderia utilizar os seus painéis solares para carregar e conservar o calor durante a sua viagem de 100 dias.

"Estamos à procura de respostas a algumas perguntas bastante complexas, e estudar estes recursos na Lua que resistiram ao teste do tempo vai nos ajudar a responder", disse Anthony Colaprete, cientista líder do projeto VIPER.

VIPER, que será lançado a bordo de uma nave Falcon Heavy da empresa privada SpaceX, estudará uma superfície lunar de aproximadamente 93 quilômetros quadrados.

Durante a missão recolherá amostras de pelo menos três locais em áreas cuidadosamente selecionadas que proporcionarão uma maior compreensão de uma vasta gama de diferentes tipos de ambientes lunares, disse a NASA.

A equipa VIPER procurará analisar as características do gelo e outros recursos utilizando sensores e o berbequim do rover a bordo.

A análise de amostras de uma variedade de profundidades e temperaturas ajudará os cientistas a prever melhor onde mais poderá haver gelo na Lua com base em terreno semelhante, permitindo à NASA mapear recursos.

A ideia é compreender melhor a distribuição de recursos na Lua e documentar as futuras missões tripuladas à superfície lunar.

A NASA explicou que o pólo sul lunar é uma das regiões mais frias do Sistema Solar.

"Nenhuma missão anterior à superfície da Lua explorou esta região", acrescentou.

Dados de missões anteriores ajudaram os cientistas a concluir que o gelo e outros recursos potenciais existem em áreas da lua próximas dos pólos.

Os dados da VIPER irão fornecer aos cientistas de todo o mundo "uma maior compreensão da origem cósmica, evolução e história da nossa lua", disse Thomas Zurbuchen, administrador associado da NASA para a ciência.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 20 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 18 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 17 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 21 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

brasil Paraíba Há 16 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 17 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 20 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 13 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 17 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 19 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes