Dia da grávida: 60 maneiras de cuidar da sua parceira na gestação

Veja como você pode ajudar a futura mamãe a ter uma gestação calma e feliz!

Dia da grávida: 60 maneiras de cuidar da sua parceira na gestação

A gravidez é realmente um presente incrível para um casal. No entanto, esse período pode ser também extremamente cansativo e difícil para a futura mamãe e por isso exige muitos cuidados. Se sua parceira está gestante, cabe a você tornar a vida dela a mais fácil e confortável possível. Afinal, é ela quem carrega o seu filho.

Na galeria, veja 60 maneiras de como cuidar da sua companheira para uma gravidez tranquila e se preparar para a chegada do bebê. A lista é inspirada no site Not A Power Couple.

©

Shutterstock

Dê comida para ela

Alimentos nutritivos são essenciais durante a gravidez. O companheiro pode ajudar a futura mamãe nessa fase em que o apetite aumenta, mas a dieta fica mais restringida porque alguns tipos de comidas ela não poderá comer.

©

Shutterstock

Faça massagem

Os pés e a região lombar são partes do corpo da grávida que precisam definitivamente de atenção. Alivie o desconforto dela com uma boa massagem.

©

Shutterstock

Ajude-a no alongamento

Se você puder ajudá-la no alongamento, certifique-se de auxiliá-la com as pernas, costas, braços e pescoço. O início do dia ou à  noite são os melhores momentos para ela fazer alongamento.

©

Shutterstock

Pesquise sobre a gravidez

muitas coisas que ela não pode fazer na gestação para a segurança dela e do bebê. Leia sobre a gravidez e fique por dentro das mudanças que o corpo da sua parceira está passando. Com conhecimento prévio, você pode ser mais útil à sua companheira. 

©

Shutterstock

Apoie ela em momentos constrangedores

O corpo de uma mulher grávida muda muito! Se ela fizer xixi na roupa em casa, por exemplo, vocês dois podem rir disso. Se isso acontecer em público e ela estiver envergonhada, você deve tranquilizá-la. Isso acontece.

©

Shutterstock

Assuma as tarefas domésticas

Há momentos da gravidez em que a mulher não tem condições de fazer as tarefas domésticas. Deixe ela descansar. Se você tiver tempo,  assuma a limpeza.

©

Shutterstock

Faça coisas que ela talvez não consiga

Tudo o que você puder fazer para a sua parceira grávida, que tenha algum grau de dificuldade para ela, faça sem reclamar.

©

Shutterstock

Tome conta das crianças

Se vocês já têm um filho ou ou mais, tente cuidar deles e levá-los aos lugares para não sobrecarregar à grávida.

©

Shutterstock

Deixe ela descansar

Incentive-a descansar o máximo possível, principalmente se ela continuar trabalhando durante a gestação.

©

Shutterstock

Não deixe ela exagerar nas tarefas domésticas

Se ela insistir em limpar, não haverá muito o que dizer para fazê-la mudar de ideia. Só não deixe que ela exagere nas tarefas domésticas.

©

Shutterstock

Coloque-a em primeiro lugar

Embora você esteja passando por emoções complexas com a chegada do bebê, lembre-se que os sentimentos dela são ainda mais intensos devido aos hormônios e às mudanças físicas pelas quais ela está passando.

©

Shutterstock

Seja aquele ombro se ela quiser chorar

A grávida passa por uma montanha-russa de emoções. Portanto, é extremamente importante que você esteja presente como um ombro para chorar.

©

Shutterstock

Não deixe ela se estressar

Se algo der errado em casa, por que não tentar resolver o problema sozinho e só depois contar à ela? Desta forma, sua companheira evita estresse.

©

Shutterstock

Elogie

Uma mulher grávida pode estar se sentindo muito constrangida com as mudanças no seu corpo. Faça-a se sentir bem consigo mesma, elogiando-a.

©

Shutterstock

Mime-a

Mime-a! Cuide de todos os seus desejos e necessidades. Afinal, ela está carregando seu filho e merece sim grande atenção!

©

Shutterstock

Fique feliz com ela

Compartilhe a felicidade e a emoção dela, mesmo que você esteja se sentindo exausto. Além disso, seja proativo e faça coisas úteis para se preparar para a chegada do bebê.

©

Shutterstock

Fique nervoso com ela

Se a sua parceira manifestar preocupação em se tornar mãe, responda que você também está receoso e que os dois estão no mesmo barco! Essa conversa pode ser útil e produtiva.

©

Shutterstock

Mostre as suas emoções

Seja aberto e mostre as suas emoções, mas também não exagere ou ela poderá se sentir insegura. Afinal, é ela quem passa por grandes transformações.

©

Shutterstock

Leve-a para passear

Quando a quarentena acabar, leve a futura mamãe para passear, conhecer lugares novos. Só não exagere. A grávida não pode fazer grandes esforços.

©

Shutterstock

Faça carinho nela

Demonstre-a que você a ama. Faça carinho em sua companheira. É uma maneira de tranquilizá-la.

©

Shutterstock

Ouça as reclamações dela

Ela tem todo o direito de reclamar. Ela está carregando seu bebê e você deve ouvir pacientemente suas queixas, mesmo que ela esteja errada.

©

Shutterstock

Preste atenção no que ela fala

A mente dela estará completamente focada no bebê e em planos futuros. Interaja com ela quando falar sobre os sonhos dela para a família de vocês.

©

Shutterstock

Faça o que ela pede

Seja o mais flexível possível enquanto a sua parceira estiver grávida. Faça o que ela pede, sem queixa ou ressentimento.

©

Shutterstock

Não a faça pedir duas vezes

Lembre-se de que é ela quem está no comando, pelo menos durante o período da gravidez! Não a faça pedir a mesma coisa duas vezes.

©

Shutterstock

Apoie as decisões dela

Sua companheira terá que tomar várias decisões, incluindo coisas como os prós e contras de uma epidural, etc. Seja solidário.

©

Shutterstock

Ouça às preocupações dela

É perfeitamente natural que sua parceira fique muito ansiosa e preocupada com o parto dela. Tranquilize-a o máximo possível.

©

Shutterstock

Seja aberto aos nomes de bebês

Esteja aberto sobre nomes de bebês. Isso não significa que você precisa mentir sobre os nomes que você odeia, mas seja diplomático!

©

Shutterstock

Pesquise sobre sintomas incomuns na gravidez

Se a sua parceira estiver preocupada com um sintoma estranho na gravidez, pesquise na internet. Dessa forma, você pode tranquilizá-la ou sugerir que ela procure ajuda médica com urgência.

©

Shutterstock

Toque a música favorita dela

Tudo o que você pode fazer para deixá-la de bom humor é muito bem-vindo. Tocar sua música favorita é algo simples e ela vai perceber como você é atencioso.

©

Shutterstock

Ela está sempre certa

A maneira mais fácil de superar esse período da gravidez sem estresse é 'aceitar' que sua parceira está sempre certa. A exceção - e você tem direito de discordar dela - é se algo estiver prejudicando a saúde dela ou do bebê.

©

Shutterstock

Incentive ela a fazer exercícios

Sua companheira estará se sentindo quase sempre muito cansada. Mas tente convencê-la dos benefícios de estar fisicamente ativa. Exercícios leves fazem bem à futura mamãe.

©

Shutterstock

Faça também exercícios

Quando o bebê chegar, você também sentirá o impacto da mudança da rotina no seu corpo. Por isso, pratique exercícios e mantenha a forma.

©

Shutterstock

Façam caminhadas juntos

Fazer caminhadas regulares com sua companheira é uma ótima maneira de fazê-la se movimentar. Só esteja atento ao ritmo dela.

©

Shutterstock

Ajude ela nos exercícios

Se o exercício se tornar difícil para a sua parceira, ajude-a dando algum apoio físico. 

©

Shutterstock

Prepare as refeições de vocês dois

Certifique-se de que ela tenha uma dieta saudável e equilibrada.

©

Shutterstock

Fique atento com sintomas incomuns na gestação

Se a sua parceira estiver apresentando sintomas incomuns, cuide dela. Procure assistência médica, se necessário.

©

Shutterstock

Participe da rotina médica dela

Se a futura mamãe precisa tomar remédios ou suplementos, verifique se ela está tomando tudo direitinho. 

©

Shutterstock

Admire as mudanças no corpo dela

A gravidez é realmente algo bonito e milagroso. Mostre interesse nas mudanças do corpo dela e elogie.

©

Shutterstock

Sinta a barriga dela mexer

A futura mamãe ficará muito animada com os movimentos do bebê. Envolva-se o máximo possível nessa experiência e sinta os movimentos de sua barriga.

©

Shutterstock

Seja positivo

Tente sempre ser positivo quando sua parceira estiver chateada. Coloque-a em primeiro lugar, mesmo que você não esteja se sentindo bem. 

©

Shutterstock

Deixe-a relaxar

Faça o máximo que puder para fazê-la se sentir melhor. Deixe-a relaxar ou ajude-a ficar tranquila. 

©

Shutterstock

Dê espaço à sua parceira

A mãe do seu filho pode querer ficar um tempo sozinha para relaxar e ter um pouco de paz. Dê esse espaço, quando ela quiser.

©

Shutterstock

Ajude ela com os calçados

Se ela começar a ter dificuldade com tarefas simples, como calçar sapatos, esteja lá para ajudar. Isso também se aplica a qualquer outra coisa com a qual ela possa precisar de ajuda. 

©

Shutterstock

Ajude ela a se arrumar

Pequenos gestos, como ajudar sua companheira a se arrumar, serão muito apreciados.

©

Shutterstock

Carregue sacolas e outros objetos pesados

Você deve se oferecer para carregar peso. Aliás, nem é recomendado que uma gestante faça isso.

©

Shutterstock

Deixe-a apoiar-se em você

Quando ela estiver com dificuldades, seja literalmente o apoio dela. Com a barriga crescendo, ela poderá ter problemas para se levantar depois de se sentar, por exemplo. Se for preciso, deixe ela se escorar em você. 

©

Shutterstock

Dirija para ela

Enfrentar o trânsito é estressante para todo  mundo. Mas evite esse aborrecimento para a gestante. Dirigir deve ser a última coisa que ela tem de se preocupar.

©

Shutterstock

Limpe a casa

Sua companheira apreciará o esforço que você faz para limpar. Faça os preparativos a tempo da chegada do bebê.

©

Shutterstock

Monte os móveis do bebê

Ter todos os móveis no devido lugar para a chegada do bebê tranquilizará sua parceira, mostrando-lhe que você está realmente pronto para essa nova etapa da vida de vocês.

©

Shutterstock

Poupe dinheiro

Ter um bebê é caro. Certifique-se de planejar e economizar o máximo possível para a chegada do bebê.

©

Shutterstock

Acompanhe ela nas consultas

É muito importante que você acompanhe sua parceira nas consultas dela. Participe, tire dúvidas, mostre interesse.

©

Shutterstock

Cuide dela

Quando a gravidez está chegando ao fim, você nunca sabe em que momento o bebê poderá nascer. Esteja preparado e cuide da sua parceira.

©

Shutterstock

Ajude-a quando ela tiver os enjoos matinais

Esteja lá para segurar o cabelo dela e acariciá-la quando ela estiver vomitando. Os enjoos matinais são desagradáveis e você pode tentar amenizar esse mal-estar dela.

©

Shutterstock

Vá às aulas de preparação para o parto com ela

Participe das aulas de preparação para o nascimento do bebê com sua parceira. É importante saber o que ela está passando e aprender também como trocar fraldas e outras coisas. 

©

Shutterstock

Vá às aulas de como criar filhos

Participar de aulas de como criar filhos irá prepará-lo para a realidade da vida como um pai ativo e cooperativo.

©

Shutterstock

Faça compras de coisas para bebês com ela

Fazer as compras de coisas para o bebê com ela mostrará que você se importa e que está ativamente envolvido com a paternidade.

©

Shutterstock

Esteja preparado para o trabalho de parto

É muito importante que você conheça os procedimentos para o nascimento e esteja preparado para todas as eventualidades do dia.

Por sinal, veja aqui o checklist dos últimos preparativos para a chegada do bebê.

©

Shutterstock

Faça exercícios de respiração com ela

Se você souber como realizar exercícios respiratórios com sua parceira, quando ela realmente precisar deles, você poderá lhe acalmá-la e ser um grande apoio.

©

Shutterstock

Faça tudo para que os dois estejam preparados para o parto

Leia o máximo possível de informações práticas com ela. Isso dará tranquilidade à mãe do seu filho.

©

Shutterstock

Ajude-a fazer as malas para o hospital

O passo final é ajudar sua companheira a fazer as malas (a dela e a do bebê) para o hospital. Não esqueça de fazer suas próprias malas também - você não sabe quanto tempo vai ficar por lá.

Leia também: Saiba como várias culturas celebram a chegada de um bebê!

©

Shutterstock

pregnant couple

help pregnant 

©

Shutterstock

pregnant couple

help pregnant 

©

Shutterstock

pregnant couple

help pregnant 

©

Shutterstock

Lifestyle Paternidade 21/09/21 POR Notícias Ao Minuto


A gravidez é realmente um presente incrível para um casal. No entanto, esse período pode ser também extremamente cansativo e difícil para a futura mamãe e por isso exige muitos cuidados. Se sua parceira está gestante, cabe a você tornar a vida dela a mais fácil e confortável possível. Afinal, é ela quem carrega o seu filho.

PUB

Na galeria, veja 60 maneiras de como cuidar da sua companheira para uma gravidez tranquila e se preparar para a chegada do bebê. A lista é inspirada no site Not A Power Couple.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 21 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Insólito Há 3 Horas

Viúvo casa com sogra e cerimônia é organizada pelo sogro; entenda

fama MADONNA-RIO 05/05/24

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama BERNARD-HILL Há 22 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 22 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

mundo México Há 4 Horas

Três turistas são mortos e jogados em poço em viagem de surf no México

mundo EUA Há 21 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'

fama MADONNA-RIO Há 22 Horas

Tradutora da Globo viraliza ao evitar expressões sexuais de Madonna em show

brasil CHUVA-RS Há 23 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'

politica Bolsonaro Há 3 Horas

Bolsonaro volta a ser internado em Manaus após infecção na perna e no braço