Como o cão virou o melhor amigo do homem. Você faz ideia?

De um predator violento a um bichinho carinhoso

Como o cão virou o melhor amigo do homem. Você faz ideia?

Muitas pessoas não pensam duas vezes em ter um cachorro em casa e isso é bem normal há mais tempo do que qualquer um de nós pode se lembrar. Mas você já se perguntou como estes animais cheios de vida, que moram com a gente nos nossos espaços mais íntimos, evoluíram de predador selvagem para companheiro de brincadeira?

Cães são adorados na sociedade e a indústria pet bilionária é a prova disso. Mas os cães nem sempre foram nossos melhores amigos. Então por que a amizade tão forte com esta espécie em particular? E como isso aconteceu?

Existem várias teorias em torno de como os caninos se domesticaram e, embora ainda haja um ar de mistério em torno delas, novas pesquisas continuam a formar nossa compreensão da origem de nossos amados companheiros. Clique aqui para ver a fascinante transformação do verdadeiro amigo peludo da espécie humana.

© iStock

Todos os cães descendem de lobos

Um estudo da Nature Communications de 2017 estima que os cães evoluíram de lobos, num único local, entre 20.000 e 40.000 anos atrás.

©

Getty Images

Lobos eram competição para os humanos

A origem do cão é tão fascinante porque os lobos eram grandes carnívoros selvagens que estavam competindo com a espécie humana. Ambas as espécies se alimentavam do mesmo tipo de presa, como renas, coelhos e cervos. E os humanos têm a tendência de tentar eliminar outros concorrentes...

©

Getty Images

O melhor amigo do homem também é o mais antigo

De acordo com um estudo de 2021 no Proceedings of the National Academy of Sciences, os cães provavelmente foram domesticados há mais de 23.000 anos na Sibéria.

©

Getty Images

Não há resposta definitiva sobre o motivo

Há, no entanto, teorias fortes. Uma delas é que os primeiros humanos de alguma forma capturaram filhotes de lobo, os mantiveram como animais de estimação e, gradualmente, os domesticaram. Essa é considerada uma teoria bastante presunçosa.

©

Getty Images

Uma teoria mais plausível

Uma teoria mais recente sugere que, durante a última Era Glacial, as condições climáticas congelantes provavelmente aproximaram lobos e humanos. Na busca por sobrevivência, algumas coincidências de sorte aconteceram.

©

Shutterstock

Começou com um excesso de carne

No clima de inverno rigoroso, nossos ancestrais caçadores-coletores enfrentaram a escassez de plantas e encontravam apenas presas magras. Muita carne magra pode causar intoxicação por proteínas, pois os fígados humanos não são bem adaptados à proteína metabolizadora. Por isso, segundo o Business Insider, nossos antepassados precisavam que 55% das calorias fossem provenientes de gordura animal.

©

Getty Images

Começou com um excesso de carne

Para obter toda essa gordura, os caçadores tiveram que matar mais animais magros do que poderiam comer. No entanto, os lobos comiam a mesma presa...

©

Getty Images

Os humanos viraram uma vantagem para os lobos

Uma teoria sugere que a domesticação começou como resultado de lobos sendo atraídos para campos de caçadores-coletores para coletar sobras. O excesso de alimentos, porém, também sugere uma versão diferente.

©

Getty Images

A teoria de que os humanos alimentavam os lobos

Em vez de vasculhar, estudos sugerem que caçadores da Era Glacial deram plausivelmente o excesso de carne aos lobos, de acordo com a arqueóloga Maria Lahtinen, da Autoridade Alimentar Finlandesa.

©

Getty Images

Um relacionamento interessante e prazeroso

Acredita-se que esta parceria inesperadamente positiva entre espécies concorrentes é o que teria formado a base para um dos mais fascinantes companheirismos entre espécies do mundo.

©

Shutterstock

“Sobrevivência do mais amigável”

Aqueles lobos que eram domados e menos agressivos teriam mais sorte em receber uma refeição grátis e fácil dos humanos. E assim eles eram mais propensos a sobreviver e se reproduzir.

©

Getty Images

E os lobos se tornaram vantajosos para os humanos

Os lobos podem ter ajudado a transportar itens mais rápido e há evidências de humanos usando-os como fontes de emergência de comida e pele. Tadinhos...

©

Getty Images

Eles começaram a parecer mais fofos

À medida que a "sobrevivência do mais amigável" tomou forma, mudanças físicas começaram a aparecer nos cães em evolução, incluindo pelos com manchinhas, caudas cacheadas e orelhinhas caídas— em um processo conhecido como "auto-domesticação".

©

Getty Images

Auto-domesticação

Brian Hare, diretor do Centro de Cognição Canina da Universidade Duke, explicou que a auto-domesticação acontece quando os animais mais amigáveis de uma espécie de alguma forma ganham uma vantagem. A simpatia pode impulsionar mudanças físicas em uma espécie dentro de algumas gerações!

©

Shutterstock

Cães domesticando a si mesmos é mais plausível

É mais possível que tenha havido uma auto-domesticação não só porque os lobos são incrivelmente fortes, mas também porque os cães, mesmo nos estágios iniciais da espécie, tendiam a ter uma natureza hiperssocial que fazia deles uma grande combinação com os humanos.

©

Getty Images

A natureza social deles pode ser genética

A bióloga evolucionária Bridgette von Holdt disse à revista Smithsonian que os cães têm uma variação em uma região genômica que os lobos não têm — e que uma variação semelhante no DNA humano causa a síndrome de Williams-Beuren, uma condição caracterizada por comportamentos excepcionalmente confiáveis e amigáveis.

©

Getty Images

Evidência de origens siberianas

A arqueóloga Angela Perri analisou a composição genética de restos de cães antigos que datam de 23.000 anos atrás e ligou isso às evidências arqueológicas de migração humana. Os humanos migraram há mais de 15.000 anos do nordeste da Ásia através da Ponte terrestre de Bering, um pedaço de terra que uma vez conectou a Rússia moderna ao Alasca.

©

Shutterstock

Cães migraram com humanos

Estudando a linhagem de cães americanos, a equipe de Perri pôde rastreá-los até cães siberianos antigos. Os dados genéticos indicam que os cães acompanharam os humanos quando eles migraram do leste da Ásia para as Américas.

©

Getty Images

E então se multiplicaram

Há 7.000 anos, os cães tinham se espalhado por toda parte, embora ainda não fossem do tipo que consideraríamos animais de estimação. De acordo com o doutor-chefe do estudo Nature Communications, esses cães se assemelhariam a "cães de aldeia", que são de reprodução livre e não vivem na casa das pessoas.

©

Getty Images

Raças intencionais ganharam espaço

Particularmente na era vitoriana, cães foram criados por suas habilidades como caçadores, pastores ou buscadores de caça.

©

Getty Images

A maioria dos cães tem um ancestral europeu

Isso leva os cientistas a acreditar que o cão de 7.000 anos (se não mais velho) da Europa é um ancestral da maioria das raças modernas em todo o mundo. Eles agora só têm cores diferentes e parecem muito mais fofos.

©

Shutterstock

Cães desacostumaram em estar em bandos

Por causa da continuação da ligação com os humanos e o aprendizado de trabalhar pelas nossas regras, estudos sugerem que os cães realmente se tornaram piores em trabalhar juntos como espécie. A mentalidade do velho bando de lobos é severamente reduzida mesmo em cães selvagens.

©

Getty Images

Cães dependem muito mais dos humanos

Em estudos onde lobos e cães recebem problemas impossíveis de resolver, lobos tendem a usar táticas de tentativa e erro, enquanto cães, à primeira vista da dificuldade, procuram seu companheiro humano para obter ajuda.

©

Getty Images

Mas a conexão emocional é um fenômeno totalmente diferente

Um estudo de 2015 descobriu que, quando um cão olha em seus olhos, ele está realmente se conectando com você da mesma forma que os bebês se relacionam com suas mães humanas.

©

Shutterstock

Cães são a única espécie a alcançar esse vínculo com os humanos

Durante esse contato visual, cérebros humanos e cães secretam ocitocina, um hormônio ligado à conexão materna e à confiança. Outras relações entre mamíferos, incluindo maternas ou entre companheiros, também têm liberação de ocitocina, mas o vínculo humano/cão é o único caso já observado entre duas espécies diferentes.

©

Shutterstock

Muito sobre humanidade pode ser aprendido com cães

Como a evolução cognitiva dos cães foi formada em grande parte ao desenvolver uma estreita relação cooperativa com os seres humanos, os cães são frequentemente usados para estudar o que é único nas ações humanas e na aprendizagem social.

©

Shutterstock

Cães modernos são úteis para mais do que comida e pele

Na verdade, a ideia de tratar cães como comida ou pele é um grande tabu! Em vez disso, os cães modernos foram treinados para ajudar com coisas como saúde mental, segurança, deficiências, missões de resgate e muito mais.

©

Shutterstock

Não vamos nos separar deles tão cedo

Nós já lançamos um cão no espaço, então é seguro dizer que qualquer lugar que os humanos podem ir, os cães vão em seguida também.

Fontes: (CNN) (BBC) (Smithsonian) (Business Insider)

Veja também: Atores que se apaixonaram pelos animais com que contracenaram

©

Shutterstock

Lifestyle Pets 21/09/21 POR Notícias Ao Minuto


Muitas pessoas não pensam duas vezes em ter um cachorro em casa e isso é bem normal há mais tempo do que qualquer um de nós pode se lembrar. Mas você já se perguntou como estes animais cheios de vida, que moram com a gente nos nossos espaços mais íntimos, evoluíram de predador selvagem para companheiro de brincadeira?

PUB

Cães são adorados na sociedade e a indústria pet bilionária é a prova disso. Mas os cães nem sempre foram nossos melhores amigos. Então por que a amizade tão forte com esta espécie em particular? E como isso aconteceu?

Existem várias teorias em torno de como os caninos se domesticaram e, embora ainda haja um ar de mistério em torno delas, novas pesquisas continuam a formar nossa compreensão da origem de nossos amados companheiros. Clique aqui para ver a fascinante transformação do verdadeiro amigo peludo da espécie humana.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

tech ESA Há 23 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

brasil Paraíba Há 22 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama DEBORAH-EVELYN Há 22 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

lifestyle Signos Há 23 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Iraque Há 18 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 23 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Chile 27/04/24

Acidente com ônibus de turismo no Chile deixa duas brasileiras mortas e 33 feridos

fama Casais famosos Há 18 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama LUTO Há 23 Horas

Famosos lamentam morte de Anderson Leonardo, cantor do Molejo

economia turismo interno Há 23 Horas

Lula defende ampliação de voos regionais pelo Brasil e pede renovação de frota de aviões