63% consideram que governo tem responsabilidade por crise energética, diz Datafolha

Para 27% dos entrevistados, o governo Bolsonaro tem muita responsabilidade

© Getty

Economia Pesquisa 21/09/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Para 63% dos brasileiros, o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem muita ou um pouco de responsabilidade pela crise energética no país, segundo pesquisa Datafolha realizada de 13 a 15 de setembro.

PUB

Para 27% dos entrevistados, o governo Bolsonaro tem muita responsabilidade.

Para 36%, um pouco de responsabilidade. Outros 34% isentam a atual gestão pelo problema.

Entre os que classificam a gestão federal como ótima/boa, 16% têm a avaliação de que o governo tem muita responsabilidade, 29% que tem um pouco de responsabilidade, e 51% isentam o presidente.

No recorte da pesquisa, destacam-se as diferenças entre a responsabilização por pessoas com ensino fundamental (56%) e superior (72%); e também entre moradores do Sul (58%) e Centro-Oeste e Norte (68%).

Estudantes também aparecem bem acima da média (73%). A responsabilização é menor entre empresários (48%) e donas de casa (56%).

O Datafolha também perguntou se o entrevistado tomou conhecimento de que a falta de chuvas em algumas regiões do país tem feito baixar o volume dos reservatórios de água usados para gerar energia elétrica.

Disseram ter conhecimento e estar bem informadas 45% das pessoas. Outros 38% se consideram mais ou menos informados, 10% dizem estar mal informados e 7% não tomaram conhecimento da crise.

O problema é desconhecido para 19% dos estudantes, maior percentual dessa resposta entre todas as ocupações.

O país enfrenta a pior crise hídrica dos últimos 91 anos. Em agosto, o governo definiu as regras para o início do programa voluntário de deslocamento do consumo de energia.

As chuvas de julho e agosto foram piores do que o esperado pelo governo. No final daquele mês, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou a criação de uma nova bandeira tarifária, chamada de "escassez hídrica", que custará R$ 14,20 a cada 100 kWh (quilowatt-hora) e vigora até abril de 2022. A nova bandeira gera uma alta de 6,78% na conta de luz.

Em setembro, o governo decidiu contratar térmicas emergenciais para reforçar o setor elétrico em 2022, após estudo que indica risco de crise energética também no próximo período seco, que se inicia no outono do ano que vem.

O governo diz que as medidas tomadas até o momento evitam o risco de apagões em 2021. Para isso, no entanto, é necessário acionar usinas termelétricas, que produzem energia mais cara e encarecem a conta de luz.

Na última terça (14), os reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e do Centro-Oeste estavam com 18,38% de sua capacidade de armazenamento de energia. A previsão do ONS é que cheguem a novembro em 11,3%.

No sábado (11), o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, esteve no norte de Minas Gerais para cerimônia de início de operações de uma linha de transmissão que amplia em 25% a capacidade de exportação de energia do Nordeste para o resto do país.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 9 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 10 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 11 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 12 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 12 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 9 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 12 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

economia REINHART-KOSELLECK Há 10 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama SAMARA-FELIPPO Há 7 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 6 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico